Após o seu lançamento nos Estados Unidos da América, o novo Ford Mustang chega também à Europa para dar continuidade ao seu legado de sucesso. Autêntico ícone americano dos automóveis, o Mustang mantém o estilo de coupé desportivo que o caracteriza desde o seu lançamento há 60 anos.

Agora disponível para encomenda na Europa, o Mustang destaca-se por uma nova abordagem tecnológica, com destaque para uma maior componente de conectividade, não faltando também o cockpit digital apoiado pela tecnologia de ponta Unreal Engine, utilizada nos videojogos.

O novo Mustang – disponível como coupé ou descapotável – tem uma robusta e claramente em linha com o seu passado, marcado por seis décadas de herança. O capot esculpido e as ilhargas traseiras são a chave para uma presença musculada praticamente inalterada desde o primeiro Mustang, lançado em 1964. Um novo spoiler dianteiro e saias laterais melhoram a aerodinâmica, enquanto os LED atualizam os clássicos faróis traseiros de três barras. No caso do Mustang descapotável, o tejadilho totalmente forrado e isolado pode ser recolhido ou recolocado em oito segundos, mantendo a funcionalidade da bagageira, que pode acomodar dois sacos de golfe.

No interior, o painel de instrumentos de 12.4 polegadas é totalmente novo, permitindo uma enorme personalização. Personalizável através de uma escolha de cores e imagens, o software de jogos Unreal Engine suporta gráficos animados interativos, permitindo ao condutor alterar facilmente as definições através do ecrã central, através do toque ou passando os dedos de um lado para outro.

O ecrã central de 13.2 polegadas encontra-se direcionado para o condutor, criando uma sensação de cockpit. A Ford duplicou o poder de processamento do sistema de entretenimento do novo Mustang, com o sistema SYNC 4 a adaptar-se de modo a apresentar as funções que cada condutor mais utiliza. A integração de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto é feita sem fios. A conetividade 5G suporta o streaming de música através do sistema áudio B&O de elevada qualidade e a navegação ligada à cloud para atualizações de trânsito em tempo real.

Desempenho atlético

O Mustang surge na Europa com motor V8 de 5.0 litros, com 446 CV de potência e 540 Nm de binário. Um novo sistema de admissão de ar dupla permite que o motor ‘respire’ mais livremente para uma resposta mais rápida, com um sistema de escape ativo que altera a sonoridade do motor, seja para uma condução silenciosa em meio urbano que não incomode os vizinhos, ou para uma liberdade máxima em estrada aberta. A velocidade máxima é sempre de 250 km/h (com exceção do Dark Horse, detalhado mais abaixo), enquanto a aceleração dos zero aos 100 km/h tem como melhor registo os 4,9 segundos do Coupé com caixa automática (sem contar com o Dark Horse).

Um total de seis Modos de Condução ajustam a forma como o veículo responde, quer seja para maior confiança numa superfície molhada, maior diversão numa estrada sinuosa ou performance total num circuito. Podem ser selecionados os modos ‘Normal’, ‘Sport’, ‘Slippery’, ‘Drag’ e ‘Track’, bem como a opção de personalização.

O Pacote Performance, de série, dá aos condutores um maior envolvimento na estrada ou nas pistas. O sistema de travagem foi reforçado com elementos da Brembo, escondidos nas jantes de liga leve de 19 polegadas, enquanto o diferencial autoblocante incrementa a aderência, especialmente em curvas.

A suspensão MagneRide (disponível em opção) monitoriza as condições da estrada mil vezes por segundo e ajusta as definições para garantir o melhor controlo e conforto possíveis.

O ‘cavalo’ negro

Para quem procura algo mais especial, a Ford lança também o Mustang Dark Horse, que serve de base para os modelos utilizados em competição, com o icónico modelo desportivo a competir, em 2024, em seis dos sete continentes de todo o mundo, incluindo em pistas lendárias como Le Mans e Interlagos.

O Mustang Dark Horse apresenta elementos de design funcionais únicos que realçam o seu pedigree de elevada performance, com asa traseira fixa inspirada nos modelos de competição, saias laterais e difusor traseiro que também aumentam o desempenho aerodinâmico.

Uma versão de elevado rendimento do novo motor V8 de 5.0 litros proporciona uma performance extra (453 CV de potência, mas binário idêntico), com a opção de uma caixa automática de dez velocidades ou de uma exclusiva caixa manual de seis velocidades TREMEC. O desempenho em pista é impulsionado por uma suspensão mais evoluída, refrigeração melhorada para maior resistência térmica e pneus Pirelli de maior aderência.

A velocidade de ponta é de 263 km/h no caso do Dark Horse coupé de caixa manual, mas é a versão de caixa automática que leva a melhor na aceleração dos zero aos 100 km/h, necessitando de apenas 4,4 segundos para cumprir esse exercício dinâmico.

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