A Honda revelou as primeiras imagens do novo Civic de cinco portas, naquela que é a 11ª geração do popular compacto, que adota um estilo mais compacto e que na Europa estará disponível apenas em versão híbrida, ao contrário de outros mercados, como o americano, onde estará disponível com versões a gasolina e caixa manual.

O Civic aproxima-se dos seus 50 anos e continua a ser um modelo de grande relevância para a Honda, embora na Europa tenha perdido muito do seu impacto face a modelos rivais como o Volkswagen Golf, Renault Mégane ou Peugeot 308, entre outros.

Com linhas mais consensuais, a dianteira torna-se menos agressiva, com faróis horizontais integrados com a grelha em que o capot tem uma protuberância no seu início. Mas é a traseira que é a verdadeira novidade, uma vez que a berlina já revelada nos Estados Unidos tinha revelado a sua face que, comprovando-se agora, não se altera no compacto de cinco portas.

Com tejadilho a descender de forma suave, numa ideia mais próxima à de um ‘fastback’ e não de um compacto de cinco portas tradicional, os farolins ganham uma aparência mais amendoada, estando ligados entre si por uma faixa luminosa horizontal na tampa da bagageira. O óculo traseiro deixa de estar dividido como até aqui e o para-choques torna-se mais simples, sem reentrâncias, mas com um pequeno difusor ao centro e saídas de escape nas extremidades. O pilar C torna-se mais estreito para facilitar a visão de três quartos para trás.

A rigidez estrutural foi incrementada em 19% face ao modelo anterior (melhorando assim a resistência em caso de embate e o dinamismo) enquanto o bocal da bagageira foi também ampliado para facilitar o carregamento de objetos mais volumosos. No mercado local, de série, o Civic conta com um ecrã tátil central de 7.0″ com integração dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, havendo ainda opcionalmente um ecrã de 9.0″ com a possibilidade de integrarem aqueles dois sistemas operativos sem fios.

 

Ainda no interior, com um desenho mais limpo e requintado, destaque para a saída de ventilação horizontal para uma maior sensação de largura, com a Honda a apontar para a utilização de materiais de melhor qualidade. Pela primeira vez, recebe sistema de áudio premium da Bose com 12 altifalantes na versão de topo – previsivelmente opcional na Europa.

A Honda refere ainda que o Civic de cinco portas conta com uma suspensão e direção melhoradas para comportamento mais dinâmico e confortável, apostando numa tónica “algo mais desportiva” do que a berlina de quatro portas. Em termos de segurança, há uma panóplia de novos sistemas de assistência, ao abrigo do conjunto de tecnologias Honda Sensing, com a marca a destacar a implementação de novos airbags dianteiros pensados para reduzir as lesões cerebrais e no pescoço nos impactos extremamente violentos, tendo ainda airbags laterais traseiros.

Na Europa só híbrido

Nos Estados Unidos da América, o novo Civic de cinco portas estará disponível com dois motores a gasolina – 2.0 litros atmosférico de 158 CV e 1.5 turbo de 180 CV, podendo receber caixa manual de seis velocidades -, mas o cenário na Europa será substancialmente diferente. Empenhada no seu plano de eletrificação, o novo Civic será o derradeiro dos modelos da marca a complementar a estratégia da marca japonesa no Velho Continente, utilizando apenas a tecnologia e:HEV.

Já disponível em modelos como o Jazz e CR-V e em breve também no HR-V de nova geração, este sistema híbrido de dois motores elétricos e um gasolina de ciclo Atkinson será aplicado no Civic, prometendo enorme eficiência de utilização, desconhecendo-se dados concretos em termos de potência, prestações, consumos e emissões. Porém, espera-se que o preço também suba em relação às versões atuais do Civic, atendendo ao que sucedeu com o Jazz, que saltou para uma fasquia de preço a rondar os 30.000 euros sem campanhas da marca. A única exceção à opção híbrida será a versão desportiva Type R, que deverá manter o motor 2.0 Turbo a gasolina com potência em redor dos 320 CV.

O novo Civic e:HEV chegará à Europa dentro de pouco mais de um ano, esperando-se que comece a ser comercializado no outono de 2022.

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