Este novo Tucson é a quarta geração do modelo mais vendido da marca sul-coreana, com mais de sete milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde seu lançamento em 2004. Destas unidades vendidas por todo o mundo, 1.4 milhões de unidades foram vendidas na Europa.
Com mais 20 mm de comprimento (4500 mm), mais 15 mm de largura (1865 mm) e mais 10 mm de distância entre eixos (2680 mm) em comparação com a geração anterior, o novo Tucson é, de forma geral, maior e mais largo do que o seu antecessor, demarcando-se pelos seus ângulos expressivos e proporções dinâmicas, sendo o primeiro SUV da Hyundai a ser desenvolvido de acordo com a nova tipologia de design “Sensuous Sportiness”, que se caracteriza pela harmonia entre quatro elementos fundamentais: proporções, arquitetura, estilo e tecnologia.
Como resultado, os padrões geométricos proeminentes denominados “parametric jewels” estão presentes em todo o design deste SUV. A manifestação mais proeminente dos “parametric jewels” está na grelha dianteira do veículo, na qual os grupos óticos paramétricos ocultos providenciam uma forte primeira impressão. Quando as luzes estão
apagadas, a dianteira do veículo fica coberta por padrões geométricos escuros, sem distinção entre as Luzes de Circulação Diurna em LED, perfeitamente integradas na grelha.
Graças à tecnologia avançada de iluminação “half-mirror”, quando as luzes de circulação diurna em LED se acendem, a aparência cromada escura da grelha assume uma forma semelhante a uma jóia.
Por outro lado, o espaço da bagageira foi aumentado em 33 litros até 107 litros, dependendo da versão e da motorização, oferecendo até um total de 620 litros com os bancos na vertical e até 1799 litros com os bancos rebatidos.Interior de última geração
No interior do novo Hyundai Tucson, a Hyundai procurou oferecer a sensação de “entrar num quarto cuidadosamente organizado onde as preocupações do dia-a-dia desaparecem”, apostando em construção cuidada e materiais premium de tons neutros. Tecnologicamente, recorre a um novo ecrã AVN-T de 10.25 polegadas ao centro do veículo. Os designers da Hyundai dispensaram os botões e comandos físicos, de forma a que todas as funções do sistema AVN, como o aquecimento, ventilação e ar condicionado, sejam agora controladas por toque, tornando o Tucson o primeiro modelo da Hyundai a apresentar uma consola totalmente tátil.
A evolução da aparência interior do Hyundai Tucson levou a um posicionamento mais baixo do painel de instrumentos (um ecrã TFT também de 10.25″) e da remoção dos indicadores de velocidade e de rotação para uma superfície simplista. O tablier amplo combina perfeitamente com as portas, envolvendo os passageiros dianteiros.
Os passageiros podem personalizar as suas escolhas individuais no sistema infotainment através da nova funcionalidade de Perfil de Utilizador. Com isto, o cliente pode ter até duas contas principais e uma conta de convidado e carregar uma imagem de perfil através da aplicação Bluelink. O Perfil de Utilizador guarda as preferências do sistema infotainment de cada um, como por exemplo, o idioma, as definições Bluetooth, as configurações do sistema de navegação e o reconhecimento de voz, assim como as estações de rádio favoritas.
Gama eletrificada para todos os gostos
Ao disponibilizar três opções de motorizações eletrificadas e dois motores de combustão interna com quatro opções de transmissão, o novo Hyundai Tucson adapta-se a todos os tipos de condutor, com uma versão mild hybrid de 48V a gasolina ou Diesel, uma versão híbrida e híbrida plug-in hybrid. Além das motorizações eletrificadas, o novo Tucson também oferece uma variedade de opções a gasolina e Diesel.
A versão híbrida está equipada com o novo motor 1.6 T-GDI e ainda um motor elétrico de 44.2 kW, com bateria de polímeros de iões de lítio de 1.49 kWh. Esta versão está equipada com uma caixa automática de seis velocidades (6AT) disponível com tração dianteira ou integral. Este sistema é o mais potente da nova gama de motorizações, com uma potência combinada de 230 CV e 350 Nm de binário.
No motor 1.6 T-GDI de 150 CV estará disponível com caixa manual inteligente de seis velocidades (6iMT) e uma opção de caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT). Outra opção equilibrada é a versão equipada o motor 1.6 T-GDI de 180 CV, que será oferecido com caixa iMT de seis velocidades e tração dianteira, além de caixa 7DCT com tração integral. Por outro lado, a versão mild hybrid 1.6 CRDi 48V de 136 CV possui uma caixa 7DCT e tração integral ou apenas dianteira.
Quando não é complementado pelo sistema mild hybrid de 48V, o motor 1.6 T-GDi a gasolina está disponível com 150 CV, caixa manual de seis velocidades com tração dianteira ou integral. O motor Diesel 1.6 CRDi 1.6 litros vai estar disponível com 115 CV e uma caixa manual de seis velocidades com tração dianteira.
Estará ainda disponível com uma versão híbrida plug-in, com um sistema assente no motor 1.6 T-GDI com 265 CV. Mais detalhes serão revelados mais perto do lançamento da versão no mercado, em 2021.
Igualmente importante é a oferta alargada de motorizações eletrificadas, incluindo
opções híbridas, híbridas plug-in e mild-hybrid de 48V. Ao introduzir motorizações eletrificadas nos seus modelos mais recentes, a Hyundai consolida a sua aposta na oferta de uma gama mais alargada de motorizações sustentáveis para os seus automóveis.
Graças à flexibilidade oferecida pela tecnologia de amortecimento adaptativo das Suspensões de Controlo Eletrónico (ECS), os engenheiros da Hyundai conseguiram alcançar um comportamento extremamente versátil, dependendo da situação e da preferência do condutor. Para as deslocações do dia-adia em modo Normal ou Eco, o desenvolvimento centrou-se no conforto e na estabilidade de condução. O sistema ECS controla automática e continuamente a suspensão do veículo para maximizar o conforto e a direção. Isto é, tendo em consideração as condições de condução, como a velocidade, a superfície da estrada, as curvas e os requisitos de travagem e de aceleração. Controlando a força do amortecimento individualmente a cada roda, o sistema ECS reduz os movimentos de rotação e de afundamento e também os movimentos verticais da carroçaria, melhorando a condução. Há ainda um modo Sport para um nível extra de respostas e de controlo.
Entretanto, os amortecedores convencionais usam uma nova tecnologia de válvulas que oferece ainda mais flexibilidade de afinação. Os conjuntos MacPherson à frente e a suspensão multi-link atrás asseguram bons níveis de conforto. As opções de jantes variam entre as 17 e as 19 polegadas, com tratamento aerodinâmico.
Segurança forte
Composto com uma série de avançados sistemas de assistência à condução, o novo Tucson está equipado com um conjunto melhorado de sete airbags, com um novo airbag lateral na linha central na primeira fila que evita que os passageiros da primeira fila colidam um com o outro em caso de colisão, minimizando o risco de ferimentos graves. Depois, há ainda sistemas como a Travagem Automática de Emergência, com Assistência em Cruzamentos incluída, alargando e expandido a proteção para evitar colisões em cruzamentos, Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem, Alerta de Fadiga do Condutor ou a Assistência à Condução em Autoestrada com recurso ao cruise control adaptativo, que pode adaptar a velocidade em curvas com recurso aos dados da navegação.
As primeiras unidades do novo Hyundai Tucson – híbrido, Diesel e gasolina, incluindo a versão mild hybrid de 48V – chegarão aos concessionários na Europa no final deste ano. A versão plug-in hybrid e a versão N-Line chegarão no início do próximo ano. Este será um modelo global, sendo produzido em várias fábricas a nível mundial, tornando-se na terceira geração deste modelo a ser produzida na Europa em Nošovice, República Checa.
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