Com um visual bastante evoluído, o novo Tucson traduz uma ambição bastante agressiva da Hyundai para o continente europeu, com este modelo a ser direcionado para os gostos dos clientes do Velho Continente, não dispensando também a cada vez mais obrigatória vertente da eletrificação (a marca aponta que no final da renovação da gama, terá 75% da sua gama com alguma forma de eletrificação). Numa gama marcada pela juventude, o novo Tucson é apenas o segundo de 14 novidades (a primeira foi o i20) previstas para o lançamento no espaço de seis meses.
Para o Tucson, que foi um dos modelos em destaque no passado ano, conseguindo firmar o quinto posto entre os SUV de segmento C generalistas (haverá ainda mais um SUV, o Bayon, que também será preciso manter ‘debaixo de olho’). Com mais de 700 mil unidades vendidas ao longo de três gerações, o Tucson é o best-seller da Hyundai na Europa, sendo que Portugal contribuiu para este número com 5000 unidades (das quais 3000 da última geração, que se apresta a sair de cena).
Olhar que surpreende
As imagens apresentam um SUV de visual agressivo e dinâmico, com formas triangulares que recordam as escamas de uma serpente, sobretudo quando se olha de frente, para a impressionante grelha paramétrica, com indicadores de mudança de direção escondidos, luzes diurnas integradas e faróis LED na parte inferior do para-choques. Dir-se-á que é o aspeto que mais surpreende no novo Tucson, sendo este o primeiro SUV da marca a refletir a filosofia de design, ‘Sensuous Sportiness’.
De perfil, as linhas da carroçaria remetem para uma visão muito dinâmica e musculada, reforçada ainda pelas jantes de liga leve de grande formato. Já na parte traseira, também os grupos óticos em LED recorrem aos detalhes paramétricos ocultos, dando continuidade ao tema de design.Por dentro, uma grande evolução, com um desenho mais horizontal e amplo, numa imagem de conforto e de qualidade geral que surge melhorada face ao atual Tucson. Em destaque no habitáculo estão dois ecrãs, um flutuante para a instrumentação, com 10.25” de tamanho, configurável consoante o modo de condução escolhido e com animações durante a viagem (para a velocidade e para o consumo) e, o outro, tátil e também de 10.25” para o comando de funcionalidades do veículo e do sistema de infoentretenimento. Os comandos físicos ficaram limitados ao essencial, havendo também a possibilidade de contar com botões para a seleção dos modos de caixa (D, N, P e R), embora seja solução que nem sempre se revela prática, sobretudo quando se quer fazer uma manobra com maior rapidez.
As funções de aquecimento, ventilação e ar condicionado são agora controladas por toque, tornando o Tucson o primeiro modelo da Hyundai a apresentar uma consola totalmente tátil, podendo ainda receber a versão mais recente dos serviços de conectividade Bluelink. O aumento das dimensões da carroçaria proporcionam também uma melhora da habitabilidade, de acordo com a Hyundai.
O novo Tucson está 20 mm mais comprido (4500 mm), 15 mm mais largo (1865 mm), 5 mm mais alto (1650 mm) e dispõe de mais 10 mm na distância entre eixos (2680 mm), comparativamente com a geração anterior. A marca explica que isso permitiu aumentar o espaço nos lugares posteriores, tanto no caso dos híbridos, como nos de combustão interna, graças à colocação da bateria sob os bancos traseiros. Já o volume da bagageira sofre incrementos que vão dos 28 até aos 103 litros, dependendo da versão e da motorização, oferecendo até um total de 616 litros com os bancos na vertical e até 1795 litros com os bancos rebatidos. Os bancos traseiros do Novo Hyundai Tucson podem ser rebatidos em 40:20:40 para maior facilidade de arrumação de objetos maiores na bagageira.
Versões eletrificadas
Em destaque, a versão híbrida está equipada com o novo motor 1.6 T-GDI de 180 CV às 5500 rpm e ainda um motor elétrico de 44.2 kW (60 CV) e 265 Nm de binário, com bateria de polímero de iões de lítio de 1.49 kWh, num conjunto que conta ainda com uma caixa automática de seis velocidades (6AT) disponível com tração dianteira. Este sistema é o mais potente da nova gama de motorizações do Novo Hyundai Tucson, com uma potência combinada de 230 CV e 350 Nm de binário, oferecendo ainda baixas emissões.
Além disso, a Hyundai combinou a sua tecnologia mild hybrid de 48V com o motor 1.6 T-GDI de 150 CV, que estará disponível com caixa manual inteligente de seis velocidades (6iMT), mas também com a motorização 1.6 CRDi de 136 CV, esta com uma caixa automática de sete velocidades (7DCT).
Mais tarde, no final do primeiro trimestre, chegará uma versão híbrida plug-in, com um sistema assente em motor 1.6 T-GDI, potência combinada de 265 CV e tração integral (sendo o único da gama a ter tração integral). Mais detalhes serão revelados mais perto do lançamento da versão no mercado.
O sistema iMT opera de forma puramente eletrónica desligando o motor da caixa assim que o condutor soltar o pedal do acelerador, numa condução em velocidade constante, permitindo que o veículo entre em modo de ‘roda livre’ para melhorar os consumos gerais. A velocidade escolhida pelo condutor permanece engrenada mesmo com o motor desligado. O motor recomeça a trabalhar na mesma mudança assim que o condutor pressionar no pedal do travão ou do acelerador, graças à energia fornecida pelo motor de arranque do sistema mild hybrid (MHSG – Mild Hybrid Starter Generator). A caixa recoloca o motor a trabalhar em ponto morto (com a embraiagem aberta) se o condutor carregar no pedal da embraiagem para mudar a marcha ou caso a velocidade do veículo seja muito baixa para a marcha atualmente engrenada.
A nível técnico, além de um chassis mais rígido estruturalmente, o Tucson recorre a amortecedores convencionais com uma nova tecnologia de válvulas que oferece ainda mais flexibilidade de afinação. Os esquemas de suspensão assentam em esquema MacPherson à frente e multi-link atrás.
Equipamento e preços
Com uma generosa dotação de equipamento logo no nível de entrada, denominado Premium, o novo Tucson conta com tecnologia LED de iluminação, jantes de liga leve de 18 polegadas, sistemas de segurança Smart Sense bastante completos, faróis escurecidos, ecrã central de 8″com Apple CarPlay wireless e Android Auto, bem como sensores de chuva, entre outros itens.
Já o nível de topo Vanguard dispõe de iluminação interior em LED, sistema de som Krell, pintura de dois tons, interior em pele, carregador de smartphone sem fios e abertura elétrica da bagageira, entre outros.
Os preços arrancam nos 31.786€ para o 1.6 T-GDi 48V com caixa manual de seis velocidades no nível Premium, nos 39.100€ no 1.6 CRDi 48V com caixa 7DCT e nos 38.650€ para o híbrido de 230 CV. A dotação de equipamento Vanguard incrementa os preços para os 35.718€, 43.300€ e 42.850€, respetivamente.
A marca espera um ‘mix’ de vendas muito equitativo entre as quatro variantes, admitindo já aqui a versão PHEV. No final do primeiro semestre virá ainda uma variante de equipamento mais desportiva, assente na filosofia N Line.
GAMA
Tucson 1.6 T-GDi 150 CV 48V 6MT Premium 31.786€
Tucson 1.6 CRDi 136 CV 48V 7DCT Premium 39.100€
Tucson 1.6 HEV 230 CV 6AT Premium 38.650€
Tucson 1.6 T-GDi 150 CV 48V 6MT Vanguard 35.718€
Tucson 1.6 CRDi 136 CV 48V 7DCT Vanguard 43.300€
Tucson 1.6 HEV 230 CV 6AT Vanguard 42.850€
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