Mercedes-Benz Classe A berlina a postos para o Salão de Pequim

09/04/2018

Grande novidade na gama do novo Classe A será a criação de uma variante de três volumes pela Mercedes-Benz, que irá assim levar a uma reformulação do conceito do atual CLA, que passará a ter um carácter bem mais desportivo.

Com a marca alemã a ter um início de 2018 bastante forte, obtendo mesmo o melhor trimestre da sua história (com 594.304 unidades vendidas), o objetivo é reforçar esses números e o novo Classe A – que já pode ser encomendado nos concessionários – será um elemento importante na concretização do plano da Mercedes-Benz.

Outro dos pilares relevantes para esta sua estratégia será a chegada de uma variante de três volumes do Classe A, uma estreia absoluta que será revelada no próximo Salão de Pequim, com abertura no dia 25 de abril. A escolha pelo certame chinês não surpreende, uma vez que esse é um mercado no qual as berlinas de três volumes têm bastante procura e o facto de ter sido um dos mercados no qual a Mercedes-Benz teve um forte crescimento no primeiro trimestre (mais 17,2% face a igual período do ano passado) vem no mesmo sentido de procurar aumentar a sua presença local.

Naturalmente, o Classe A de três volumes será produzido com recurso à mesma plataforma do Classe A, dispondo com enorme probabilidade da mesma gama de motores que se poderá encontrar no modelo de cinco portas, sendo que de início, quando chegar ao mercado nacional – no decorrer do último trimestre de 2018 – contará com as versões 180 d e 250. Depois, mais tarde, irá receber a mesma gama de motorizações.

O Classe A na variante de quatro portas terá um estilo ligeiramente distinto do de cinco portas, nomeadamente na secção traseira, tirando muitos pontos inspiracionais do novo CLS. No interior, a mesma tecnologia e configuração semelhante do habitáculo, embora se espere um aumento na capacidade da bagageira e cotas de espaço mais amplas neste último.

O risco de canibalização do Classe A de quatro portas face ao CLA não será sentido, de acordo com a Mercedes-Benz, uma vez que o propósito é fazer do CLA um modelo mais desportivo na sua nova geração, que deverá ser lançada no próximo ano, diferenciando assim estes dois modelos de forma bem notória.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.