A Mercedes-Benz Vans já deu início à comercialização do EQT, monovolume compacto que combina a versatilidade, elegância e a qualidade do Classe T (o seu modelo irmão, com motor a combustão) com as vantagens da tração totalmente elétrica. A chegada a Portugal das primeiras unidades do EQT, com motor elétrico de 90 kW/122 CV e na versão de comprimento ‘Standard’, acontecerá no próximo mês de outubro, com preços a partir dos 49.698€ (IVA incluído).

Posicionado como uma proposta multifuncional com foco primário no lazer, o novo EQT promete funcionalidade e emissões zero, que conta com o estilo da marca alemã para se diferenciar num mercado que também é bastante concorrido.

Com a estrela da marca bem no centro da grelha dianteira ‘Black Panel’, o EQT apresenta laços de proximidade estética com os demais modelos da gama EQ da Mercedes-Benz, sendo. A instalação da bateria na parte inferior do chassis permite salvaguardar o espaço a bordo, bem como a versatilidade, ao mesmo tempo que confere um centro de gravidade baixo.

Na configuração ‘Standard’, tem 4498 mm de comprimento, 1859 mm de largura e 1819 mm de altura, sendo que a versão com maior distância entre eixos (‘Longo’) chegará ainda este ano.

Entre as características deste modelo está o plano de carga baixo na traseira (561 mm), a que se juntam ainda as duas portas deslizantes laterais para um acesso e saída mais cómodos dos lugares posteriores. Há ainda espaço para até três cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

Motor elétrico de última geração

No lançamento no mercado está disponível um motor elétrico com uma potência máxima de 90 kW/122 CV e 245 Nm de binário máximo. A bateria de iões de lítio localiza-se num local protegido contra colisões, na parte inferior do chassis, entre os dois eixos, e tem uma capacidade útil de 45 kWh. No trabalho, em casa ou em estações de carregamento públicas, o EQT pode ser carregado com corrente alternada (CA) a 22 kW, usando o carregador de bordo. Nos postos de carga rápida (CC), pode aceitar até 80 kW para um tempo de carregamento de 38 minutos dos 10% aos 80% do estado de carga.

Para ser mais eficiente, o EQT tira partido da bomba de calor. A bateria do veículo apenas alimenta o compressor da bomba de calor e não assume o ar condicionado real do interior do veículo. A gestão térmica inteligente também garante que, enquanto carrega o EQT numa estação de carregamento, apenas a eletricidade fornecida pela estação é utilizada para o controlo da pré-climatização.

Equipamento de segurança completo

O EQT não faz concessões ao nível da segurança, sendo não só concebido com foco na resistência estrutural (com zonas de dissipação de energia), como também está apetrechado com as mais recentes tecnologias de assistência à condução. Os sistemas de assistência monitorizam o tráfego e o ambiente com base em sensores de radar e câmaras.

De série, conta com assistente de arranque em subida, assistente de vento lateral (pode reduzir os efeitos das rajadas de vento laterais), detetor de fadiga do condutor Attention Assist, assistente ativo de travagem ( pode contribuir para evitar acidentes ou reduzir as consequências de acidentes com veículos que circulem à frente e com peões que atravessem a via), assistente ativo de faixa de rodagem (a partir dos 70 km/h avisa e intervém na direção caso detete uma saída de via involuntária), assistente de ângulo morto e assistente de velocidade com apresentação de sinais de trânsito no painel de instrumentos.

Outros dois sistemas são propostos em opção no Pacote de Assistência à Condução para o EQT, nomeadamente, o assistente ativo de regulação de distância (cruise control adaptativo) e o assistente de direção ativa, que ajuda o condutor a manter o EQT no centro da faixa de rodagem. Também nos opcionais encontra-se o assistente ativo de estacionamento, com Parktronic e câmara de marcha-atrás.

O novo EQT tem ainda muitos argumentos de segurança ativa, num total de sete airbags, incluindo um airbag central, que pode ser acionado entre os bancos do condutor e do passageiro dianteiro, em caso de colisões laterais severas, evitando assim que os dois ocupantes dos bancos dianteiros batam entre si com as cabeças.

A bordo, um dos destaques é o sistema MBUX de infoentretenimento e interação com o condutor. Os pontos fortes do MBUX incluem o software adaptativo, o conceito de operação intuitiva através do ecrã tátil de 7.0 polegadas, os botões táteis no volante, a integração do smartphone por Apple CarPlay e Android Auto, ou o rádio digital. O MBUX está disponível, opcionalmente, com o sistema de navegação integrado e assistente de voz inteligente “Olá Mercedes” com capacidade de aprendizagem.

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