Pronto para se tornar de novo na referência europeia entre os SUV compactos, o Nissan Qashqai de nova geração foi hoje revelado, com destaque para a introdução em força de tecnologias de eletrificação (incluindo o inovador sistema e-Power) e de avanços significativos na conectividade.

Com mais de três milhões de unidades vendidas desde 2007, quando foi lançada a primeira geração do Qashqai, o SUV tornou-se num dos modelos mais importantes da Europa, ajudando a impulsionar não só as vendas da Nissan no Velho Continente, mas também a solidificar o crescimento da tendência SUV, que entretanto se tornou decisiva para o sucesso global de qualquer marca.

Para esta nova geração, a Nissan manteve os princípios orientadores que impulsionaram o conceito original do Qashqai, procurando conciliar a versatilidade com a tecnologia e a eficiência de utilização, agora reforçada pela vertente de eletrificação. O novo modelo da Nissan recorre à nova plataforma CMF-C da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, com o design a ser liderado pelo centro europeu da marca, sedeado no centro de Londres, no Reino Unido, enquanto a engenharia foi desenvolvida pelo Nissan Technical Centre Europe, localizado em Cranfield, igualmente naquele país.

Design: lei da atração

O novo Qashqai propõe uma evolução notória face ao modelo de anterior geração, embora não perca de vista os pontos fortes que caracterizam a gama da Nissan, havendo até alguns pontos semelhantes com o Juke. O desenho, idealizado na Europa para os gostos dos condutores do Velho Continente, aponta para um modelo mais robusto e esguio, com uma assinatura moderna que se revela atrativa.

No exterior, a dianteira sobressai pela grelha ‘V-Motion’ e pelas luzes de estilo ‘boomerang’ com tecnologia de matriz LED para uma assinatura única e melhor capacidade de iluminação noturna, enquanto de perfil sobressaem os ‘ombros’ proeminentes e, numa novidade absoluta na gama Qashqai, as jantes de 20 polegadas com corte em diamante (o máximo até aqui era de 19 polegadas). Em termos de dimensões, o novo SUV revela um crescimento global em todas as direções: 35 mm no comprimento, 25 mm na altura e 32 mm na largura, além de um aumento de 20 mm na distância entre eixos. Este aumento conferiu ao Qashqai uma pose mais robusta, mas também um ganho na habitabilidade, que reflete também melhoria na compactação e agrupamento de elementos na construção.

Na traseira, o design também esguio dos farolins ajuda a uma sensação de maior largura, destacando-se também o portão elétrico ‘mãos-livres’ do compartimento de carga, que permite acesso à bagageira quando as mãos estão ocupadas. A capacidade geral da mala foi aumentada em mais de 50 litros em comparação com o modelo da geração anterior, graças em parte à descida em 20mm do piso de carga, uma consequência da geometria melhorada da suspensão traseira.

O novo Qashqai estará disponível em 11 cores de carroçaria com cinco combinações de dois tons, criando 16 variações diferentes, para que os clientes possam dar o seu toque pessoal ao seu novo Qashqai.

Ambiente interior luxuoso e conectado

No habitáculo, a Nissan procurou oferecer um espaço mais conectado e confortável, com incremento de qualidade, estilo e funcionalidades. Destaque para o desenho do tablier, no qual se depositou grande cuidado na construção e tratamento de materiais, com atenção especial à ergonomia estética e botões pensados para oferecerem uma noção de qualidade acrescida. A juntar a isto, passa a ter uma nova iluminação ambiente branca, que é utilizada ao longo de todo o habitáculo.

A instrumentação passa a recorrer um ecrã TFT de 12.3 polegadas, totalmente digital e configurável, mais completo em termos de informações da navegação, entretenimento, trânsito ou do veículo/viagem, tudo controlado a partir de um interruptor tátil no volante. Uma textura de vidro esculpido tradicional “Kiriko” é também acrescentada ao fundo digital do TFT, numa alusão ao ADN japonês da Nissan. Além disso, passa a dispor de sistema Head-Up Display de 10.8 polegadas, com as principais informações de navegação, assistência ao condutor e de estrada são projetadas no para-brisas, dentro da linha de visão do condutor.

Na conectividade, o Qashqai oferece um novo sistema de infoentretenimento com um portefólio amplo de serviços conectados, incluindo a integração simplificada de smartphones, Wi-Fi no automóvel para até sete dispositivos e a NissanConnect Services, uma aplicação dedicada com a qual o proprietário pode interagir e monitorizar remotamente o seu veículo. O sistema assenta num ecrã de 9.0”, permitindo ainda compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay (este último sem fios).

Noutra nota, as capacidades “Home-to-Car” são compatíveis com os dispositivos Google Assistant e Amazon Alexa. O sistema suporta uma grande variedade de comandos, incluindo a capacidade de os condutores enviarem os seus destinos para a navegação do automóvel bastando para isso falar para o seu smartphone, minimizando assim distrações devidas à introdução do destino.

Através da aplicação para smartphone NissanConnect Services, estão disponíveis funções de controlo do automóvel à distância como a atuação da buzina e das luzes e o bloqueio e desbloqueio das portas. Podem também ser definidos alertas inteligentes incluindo a velocidade limite, horas de utilização e zona de condução, com notificações na aplicação caso o automóvel exceda os parâmetros definidos.

Os condutores poderão aceder aos Mapas 3D e Trânsito em tempo real que incluem funcionalidades de navegação avançadas como atualizações do mapa “Over The Air”, condições de trânsito em tempo real, Google Street View e preços de combustível. A navegação porta a porta também está disponível através da aplicação, incluindo uma função de Localizador do Meu Automóvel.

Tudo eletrificado

Ponto fundamental nesta nova geração é a eletrificação, com a Nissan a tirar grande partido dos ensinamentos conseguidos com o Leaf, modelo 100% elétrico de grande sucesso mundial. Assim, ajudando a marca nipónica a alcançar os 50% de vendas com base em modelos eletrificados em solo europeu até 2024, o novo Qashqai não só estará disponível com um motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild-hybrid, como também estreia na Europa a motorização e-Power, que se estreou globalmente no Japão, com o Note e que faz agora a sua aparição no Velho Continente. O Diesel, já se sabia, não iria fazer parte da gama.

No entanto, se o híbrido (sem ligação à tomada) é o destaque, a Nissan oferece uma gama mais ampla, com variantes 2WD e 4WD, transmissão manual de 6 velocidades ou a nova Xtronic.

Na base da oferta europeia estará o 1.3 DiG-T em dois níveis de potência (138 CV e 156 CV) e ambos com sistema mild-hybrid de 12V. Esse sistema permite eletrificação acessível, promovendo assistência ao binário, paragem ao ralenti alargada, reinício rápido do motor e apoio à velocidade cruzeiro [apenas com caixa Xtronic], com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2 (-4 g/km). Por outro lado, o sistema mild-hybrid adiciona apenas 22 kg ao peso total do veículo.

Durante a desaceleração, a energia é recuperada por regeneração e armazenada na bateria de 12V de iões de lítio. Esta energia é, posteriormente, utilizada para vários fins, incluindo uma função alargada de paragem ao ralenti – circulando a velocidade de cruzeiro, a velocidades inferiores a 18 km/h, e se acionar o travão, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do veículo. Como resultado, isto permite prolongar a paragem do motor e diminuir o consumo de combustível.

Apesar de ser um motor já conhecido, tendo sido introduzido no Qashqai em 2018, foi também revisto com 50 componentes alterados e total conformidade com a norma Euro 6-d. Apenas o motor de 156 CV poderá ser associado à nova caixa Xtronic, com um binário máximo de 270 Nm disponível às 1750 rpm.

Nas versões manuais, a caixa de velocidades foi melhorada para um engrenamento mais rápido, mais direto e mais desportivo. A transmissão Xtronic de nova geração proporciona melhor economia de combustível e aceleração graças a diversas evoluções, incluindo um sistema de bomba de óleo dupla com nova bomba de óleo elétrica.

A transmissão às rodas dianteiras está disponível nas versões de 138 CV e 156 CV, enquanto a 4WD apenas estará disponível em modelos Xtronic de 156 CV. O novo sistema de controlo 4WD e modo de seleção de condução permite adaptação às condições externas com cinco modos: Standard, ECO, Sport, Snow e Off-Road. Em caso de qualquer deslizamento das rodas, o tempo de ação do sistema 4WD foi reduzido num fator de cinco, para cerca de 0,2 segundos.

Elétrico a gasolina

O novo Qashqai representa a primeira implementação na Europa do inovador sistema de transmissão e-Power da Nissan, que é composto por uma bateria de elevado rendimento e um grupo motopropulsor que integra um motor a gasolina de 154 CV com taxa de compressão variável, gerador de energia, inversor e motor elétrico de 140 kW (188 CV) com tamanho e potência similares aos de automóveis elétricos da Nissan.

Face à tecnologia e-Power que se encontra no Japão, no Note, o sistema para o Qashqai foi melhorado com substituição do motor 1.2 a gasolina, que carrega a unidade da bateria e um motor elétrico com potência final de 106 CV, por um motor a gasolina de 1.5 litros e um motor elétrico de 140 kW (188 CV). Assim, ganham as prestações. Porém, se há um motor a gasolina, esse apenas é usado para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusiva e totalmente acionadas pelo motor elétrico. Ou seja, não há problemas com a autonomia, enquanto as respostas apresentam a mesma suavidade e energia dos motores elétricos. Recorrendo ainda à experiência do Leaf, o novo Qashqai conta ainda com a condução de ‘um pedal’, o chamado e-Pedal, com o qual os condutores podem arrancar, acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador.

Dinamismo melhorado

A par de todas as melhorias técnicas, o recurso à plataforma CMF-C da Aliança permitiu à Nissan optar por uma construção mais leve e com outras qualidades em termos de resistência do chassis e na segurança. Na sua construção, a carroçaria base utiliza materiais mais leves, recorrendo a avançadas técnicas de estampagem e soldagem para aumentar a resistência e reduzir o peso. Pela primeira vez, a porta da bagageira do Qashqai será fabricada em material compósito, o que permitirá uma redução de 2,6 kg. As portas dianteiras e traseiras, o para-choques dianteiro e o capot serão fabricados em alumínio, o que possibilita uma poupança de peso total de 21 kg, comparativamente com a carroçaria base da versão atual do Qashqai.

a carregar vídeo

No total, a carroçaria será 60 kg mais leve e 41% mais rígida face ao modelo atual, o que se traduz num maior refinamento, conforto de condução e capacidade de resposta da direção. A nova plataforma permite uma suspensão MacPherson atualizada na frente. Para os modelos com tração às duas rodas e jantes até 19″, a suspensão traseira é por eixo de torção. Já as versões com jantes de 20″ e tração às quatro rodas estarão equipadas com um avançado sistema multi-link na traseira.

A direção assistida foi melhorada, proporcionando uma melhor resposta, uma menor fricção e uma melhor sensibilidade na zona central do curso da direção.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.