Confirmada a ausência do Diesel, a próxima geração do Nissan Qashqai, que será revelada ainda este ano, irá ter a sua gama assente em motorizações eficientes a gasolina, destacando-se também a estreia europeia da tecnologia e-Power.

Com o objetivo de alcançar 50% de vendas eletrificadas na Europa até ao ano fiscal de 2023, a Nissan deposita grande confiança no sucesso do novo Qashqai, que estará disponível com um motor 1.3 DiG-T a gasolina equipado com tecnologia mild hybrid e com o novo sistema híbrido e-Power, que tem sido bastante bem-sucedido no Japão, com o Nissan Note, tirando partido das tecnologias desenvolvidas com o elétrico Leaf.

No entanto, a Nissan assume que o sistema e-Power do Qashqai foi especialmente desenvolvido para os gostos dos condutores europeus. No conjunto de opções, o novo Qashqai terá diversas opções com base no motor 1.3 turbo a gasolina, sendo disponibilizado em variantes de tração dianteira (2WD) ou integral (4WD), caixa manual de seis velocidades ou com a nova caixa Xtronic CVT, a par da variante híbrida, como já havia sido garantido por Marco Fioravanti, vice-presidente de Planeamento de Produto da Nissan na Europa, em declarações ao Motor24.

Fioravanti explicou que o objetivo do novo Qashqai é ser divertido de conduzir e eficiente na sua condução, sendo este elementos muito trabalhados. E garante que o híbrido tem todas as condições para agradar àqueles que se habituaram a conduzir carros com motorizações Diesel.

“Os clientes exigem, e com todo o direito, automóveis mais eficientes, mas pretendem também uma experiência de condução agradável. Os automóveis elétricos oferecem a maior satisfação em termos de sensações de condução e os clientes adoram o binário instantâneo e a aceleração contínua que proporcionam”, explicou.

Gasolina mild hybrid

O motor 1.3 DIG-T, resultado da parceria entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler, contará com um sistema mild hybrid de 12V. Denominado ALiS (Advanced Lithium-ion battery System – Sistema Avançado de bateria de iões de Lítio), o sistema de 12V disponível no novo Qashqai em combinação com o 1.3 turbo resulta numa proposta de eletrificação mais acessível que proporciona assistência ao binário, uma paragem ao ralenti alargada, reinício rápido e desaceleração assistida (apenas CVT), com melhorias na economia de combustível e nas emissões de CO2 (-4 g/km). O sistema mild-hybrid ALiS adiciona apenas 22kg ao peso total do automóvel.

Durante a desaceleração, a energia é recuperada através da regeneração e armazenada na bateria de iões de lítio. Esta energia carregada é, posteriormente, utilizada durante a paragem ao ralenti, desaceleração assistida (apenas versões com CVT) e apoio ao binário.

Quando o Qashqai circular a velocidade de cruzeiro até parar, a velocidades inferiores a 18km/h e com o “travão acionado”, o motor irá desligar-se e a energia armazenada é utilizada para alimentar o equipamento elétrico do automóvel. Como resultado, isto permite prolongar a paragem do motor e diminuir o consumo de combustível. Ao acelerar (entre 20 km/h e 110 km/h), a energia da bateria de iões de lítio permite a assistência do motor com 6 Nm de binário adicionais durante, no máximo, 20 segundos. Tal ajuda permite reduzir o esforço do motor e melhora a economia de combustível.

Mas nem só de eletrificação ligeira ‘vive’ este bloco a gasolina, já que, apesar de ter sido introduzido em outubro de 2018 no Qashqai, foi revisto e melhorado com cerca de 50 novos componentes em total conformidade com a norma Euro 6-d. Assim, o turbocompressor inclui agora uma válvula de escape de controlo elétrico para uma resposta mais rápida, há bocais novos que melhoram a eficiência do injetor em posição central, fricção reduzida em vários componentes para melhoria do desempenho em emissões de CO2 e filtro de partículas de gasolina com um novo substrato e catalisador.

O motor a gasolina de 1.3 litros ALiS de 12V será disponibilizado com duas potências – 140 CV e 160 CV – com caixa manual de seis velocidades ou a nova caixa de velocidades Xtronic CVT (apenas na versão de 160 CV). A potência máxima do motor é atingida às 5500 rpm, com o binário disponível máximo de 270 Nm a 1750 rpm nas variantes de elevada potência – 160 CV – com caixa CVT e caixa manual.

Nas versões manuais, a caixa de velocidades foi melhorada para uma engrenagem mais rápida e direta. Já a transmissão Xtronic CVT de nova geração melhora a economia de combustível e aceleração graças a novidades como o sistema de bomba de óleo dupla com uma nova bomba de óleo elétrica. A tração às rodas dianteiras está disponível nas versões de 140 CV e 160 CV, enquanto as versões 4WD apenas estão disponíveis com caixa CVT e motor de 160 CV.

O novo sistema de controlo 4WD e modo de seleção de condução é intuitivo e inteligente, adaptando-se às condições externas com cinco modelos de condução: Standard, ECO, Sport, Snow e Off-Road. Em caso de qualquer deslizamento das rodas, o tempo de reação do sistema 4WD foi reduzido num fator de cinco, para cerca de 0,2 segundos.

Elétrico a gasolina

Paralelamente, o novo Qashqai estreia na Europa o sistema híbrido e-Power, componente fundamental na estratégia de Mobilidade Inteligente da empresa, sendo uma evolução do sistema já comercializado no Japão. Composto por uma bateria de elevado rendimento e um motor elétrico de 140 kW – com tamanho e potência similares aos de automóveis elétricos da Nissan – está integrado com um motor a gasolina de 157 CV com taxa de compressão variável, um gerador de energia e um inversor. Na prática, é como se fosse um elétrico, com os mesmos predicados de aceleração de um elétrico, mas sem necessidade de carregamento exterior. O motor a gasolina é utilizado apenas para gerar eletricidade, enquanto as rodas são exclusivamente acionadas pelo motor elétrico.

Enquanto no Japão, o sistema do Nissan Note recorre a um motor a gasolina de 1.2 litros, que carrega a unidade da bateria para uma potência final de 108 CV, para a Europa é utilizado um motor a gasolina de 1.5 litros, com uma potência combinada final de 140 kW (190 CV).

A motorização e-Power do novo Qashqai possui três modos de condução: Standard, Sport e Eco. No modo Standard, à boa capacidade de aceleração alia-se a regeneração melhorada para simular a travagem do motor de um automóvel a gasolina convencional. No modo Sport, o automóvel melhora a resposta de aceleração com tempos de desativação do motor reduzidos, principalmente em cenários de condução desportiva. Em Eco, o automóvel entra em modo de poupança de combustível otimizando a gestão da bateria e permitindo que o condutor selecione um modelo de velocidade de cruzeiro para condução económica em autoestrada. Em todos os modos, é possível selecionar um modo B adicional que aumenta a recuperação de energia na travagem, permitindo abrandar o automóvel de forma mais eficiente sem utilizar o pedal do travão. Oferece, assim, uma possibilidade de conduzir com ‘um pedal’, conhecido como ‘e-Pedal’, estreado no Leaf. Os condutores podem arrancar, acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador, suportando até 90% dos cenários de condução.

Os condutores podem monitorizar o fluxo de energia do e-Power no visor TFT de 12 polegadas para verificar o estado do sistema.

1.3 a gasolina (HR13)
12V ALiS Mild Hybrid

e-POWER
(1.5 a gasolina MR15)

6MT

6MT

CVT

140 CV 2WD

160 CV 2WD

160 CV
2WD/4WD

e-POWER

Potência

CV (kW)

140 (103)

160 (117)

190 (140)

Binário

Nm

240

260

270

330

Tração

2WD

2WD

2WD/4WD

2WD

Comprimento total

mm

4425

4425

 

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