O novo Opel Corsa-e apresenta-se como o primeiro modelo 100% elétrico da marca alemã, dando início ao seu esforço de eletrificação. Trata-se do seu primeiro automóvel de produção em série alimentado exclusivamente por uma bateria elétrica, anunciando uma autonomia WLTP de até 337 quilómetros.

Com efeito, a Opel selecionou o seu modelo mais popular, o Corsa, para popularizar a tecnologia elétrica, recorrendo a um motor síncrono de ímanes permanentes de 100 kW (136 CV) de potência e 260 Nm de binário, o que lhe permite acelerar dos zero aos 50 km/h em 2,8 segundos e atingir os 10 km/h em 8,1 segundos. A velocidade máxima está limitada a 150 km/h.

Recorrendo à mesma plataforma modular do Grupo PSA que deu origem ao Corsa térmico (e com premissas semelhantes às do Peugeot 208 elétrico), este Corsa-e conta com uma bateria de 50 kWh, a qual pode receber carga rápida, atingindo até 80% da sua capacidade em 30 minutos. Todas as versões estão dotadas de série de um carregador monofásico de 7.4 kW. Em opção existe a alternativa de um carregador trifásico de 11 kW. Sublinhe-se que todos os Corsa-e podem ser recarregados em postos de carga rápida, recebendo corrente contínua até 100 kW/500V.

Em termos de condução, a marca assegura três modos distintos de utilização, entre Normal, Eco e Sport, cabendo a este último uma dotação mais desportiva nas prestações, mas com a Opel a garantir um “efeito pouco significativo na autonomia”. Por oposição, o modo Eco está configurado para apoiar o condutor a alcançar a máxima eficiência na utilização da energia.

Otimização aerodinâmica

Eficiência que também é assegurada pelas dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores. Com comprimento total de 4,06 metros, o Corsa permanece um modelo de cinco lugares, dispondo ainda de jantes otimizadas na aerodinâmica e de linhas concebidas para não ter grande impacto na autonomia. A linha do tejadilho, ao estilo ‘coupé’, é 48 mm mais baixa do que o modelo anterior, enquanto o condutor vai sentado num plano mais baixo (redução de 28 mm).

Ainda no capítulo da sua gestão térmica, destaque para o recurso à tecnologia de bomba de calor para aquecer e arrefecer o habitáculo, tratando-se de um sistema mais eficiente do que o ar condicionado/aquecimento/ventilação (HVAC). Em comparação a este, exige menor débito de energia por parte da bateria, em benefício da autonomia.

Embora mais pesado do que as versões térmicas, o novo Corsa-e acaba por ter um comportamento dinâmico inalterado mercê do baixo centro de gravidade, que auxilia a agilidade e a segurança em curva.

2019 Opel Corsa-e

Com preços a partir dos 29.990 euros, o novo Corsa-e destaca-se pelo equipamento completo, logo a partir da versão de entrada Selection, com climatização automática com controlo remoto, travão de estacionamento elétrico, sistema de fechaduras sem chave, sistemas de infoentretenimento Multimedia compatível com Apple CarPlay e Android Auto, assente em ecrã de sete polegadas, para citar apenas alguns.

Como topo de gama, o sistema Multimedia Navi Pro, com ecrã tátil de 10 polegadas, també oferece os novos serviços “Opel Connect”, com funções como navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como ligação direta a assistência em viagem e e-Call. Os utilizadores do Corsa-e podem aceder a várias funções do Corsa-e à distância graças à aplicação “myOpel” para dispositivos eletrónicos móveis. Nessa ‘app’ é possível verificar o estado de carga da bateria, programar períodos de recarregamento ou programar a pré-climatização do habitáculo (aquecimento e arrefecimento). Por seu turno, a aplicação “Free2Move” permite consultar a disponibilidade de postos públicos de recarregamento, facultando igualmente métodos de pagamento.

No lado da segurança e da assistência à condução, oferece de série o alerta de colisão dianteira com travagem automática de emergência e deteção de peões, sistema ativo de posicionamento de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e programador de velocidade. No habitáculo, há ainda a opção de contar com bancos forrados a couro.

Os faróis de alta tecnologia IntelliLux Matrix LED também fazem parte do leque de opcionais, representando uma adição importante para a segurança da condução noturna com adaptação automática das luzes de máximos.

Opel Corsa-e Selection 29.990 €
Opel Corsa-e Edition 30.110 €
Opel Corsa-e Elegance 32.610 €


Corsa-e também foi ‘infetado’ pelo Covid-19

São tempos estranhos para a indústria automóvel europeia, que tem de se adaptar a um período de contingência pela pandemia de Covid-19, que fecha fronteiras e que anula eventos e lançamentos das marcas.

Para permitir aos o jornalistas portugueses um primeiro contacto com o novo Corsa-e, a Opel tinha reservado dois eventos de apresentação, um de âmbito internacional em Berlim, na Alemanha, no início de março, e outro nacional, no final deste mesmo mês. Mas quis a propagação do vírus que ambas fossem canceladas. Ficam as informações técnicas sobre este que acaba por ser um dos modelos mais importantes da marca alemã no ano de 2020.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.