Graças a alguns retoques no design, este novo Insignia apresenta-se com uma postura mais robusta em estrada, tirando partido do formato esguio dos novos faróis adaptativos IntelliLux LED Pixel, com 84 elementos de LED por farol, naquilo que a Opel define como uma “proposta única no seu segmento de mercado”.
A berlina Grand Sport e a ‘station wagon’ Sports Tourer oferecem, pela primeira vez, uma câmara traseira digital, que pode ser combinada com um sistema de alerta de aproximação de tráfego lateral atrás, baseado em radar. O leque completa-se com uma longa lista de sistemas de assistência à condução que inclui alerta de colisão dianteira iminente, com travagem automática de emergência e deteção de peões, e um muito completo ‘head-up display’. Os sistemas de infoentretenimento são compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, contando-se ainda na lista de equipamento com o sistema de recarregamento de baterias de telemóvel por indução.
Novos motores reduzem consumos até 18%
A gama passa a contar com uma linha de novos motores mais eficientes, aos quais surgem acopladas transmissões de baixo atrito, que podem ser de comando manual, com seis velocidades, ou automático, de oito velocidades (nove no caso do GSi).
A gama é composta por dois propulsores turbodiesel e um 2.0 Turbo a gasolina, este destinado em exclusivo às versões GSi. O 1.5 Turbo D de três cilindros, com 122 CV de potência, pertence a uma nova geração de motores que pesam menos cerca de 50 kg do que os anteriores. O consumo médio medido de acordo com a nova norma WLTP, situa-se em apenas 4,6-5,5,0 l/100 km, com emissões de CO2 de 121-145 g/km. O Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D consegue acelerar de zero a 100 km/h em 11,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.Um degrau acima na gama Insignia surge o recente 2.0 Turbo D, com 174 CV, que foi integrado no topo de gama alemão no ano passado. Sobressai, igualmente, pelos consumos WLTP de 4,6-5,5 l/100 km e emissões de CO2 de 121-144 g/km. Em matéria de ‘performances’, na variante Grand Sport a velocidade máxima é de 228 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h cumpre-se em 8,7 segundos.
A aerodinâmica recebeu melhorias significativas, nomeadamente uma cortina de grelha dianteira. Por comparação com o modelo anterior, o consumo de combustível apresenta reduções muito apreciáveis e as emissões de CO2 baixam para fasquias próximas de 100 g/km.
Insignia GSi: Ambição desportiva
A versão desportiva Insignia GSi possui ‘design’ exclusivo, estando disponível em ambas as variantes berlina e ‘station wagon’. Com um novo motor 2.0 Turbo de 230 CV de potência e caixa automática de nove velocidades com patilhas colocadas no volante, o Insignia GSi está equipado com tração integral com vectorização de binário e suspensão controlada eletronicamente. O mais veloz dos Insignia estreia ainda um novo sistema de travagem com servofreio eletro-hidráulico.
Entre os elementos de elevada ‘performance’ do chassis das variantes GSi estão os travões Brembo com pinças de quatro êmbolos e servofreio eletro-hidráulico, um componente que dispensa módulos separados de ABS/ESP, bem como ligações e bombas de vácuo. Com este sistema, a pressão no circuito de travagem surge mais rapidamente e a resposta ao pedal é consideravelmente melhorada. Da mesma forma, o servofreio eletro-hidráulico reage de forma mais suave quando o ABS é ativado.
A suspensão do Insignia GSi é do tipo mecatrónico, com amortecedores controlados eletronicamente. Além da suspensão, o sistema FlexRide da Opel gere também a resposta da direção às diferentes situações da condução, em apenas frações de segundo, intervindo igualmente no curso do acelerador e modificando os regimes das mudanças da caixa automática de nove velocidades.
Equipamento reforçado
O equipamento de série de todos os Insignia abarca travão de estacionamento elétrico, ar condicionado bi-zona, espelhos retrovisores exteriores aquecidos reguláveis eletricamente, banco do condutor regulável em oito vias com apoio de pernas extensível, vidros de comando elétrico à frente e atrás, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e de luminosidade e controlo automático médios-máximos, entre outros. No domínio da segurança, todos os Insignia oferecem câmara dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência, indicador de distância para o veículo da frente, alerta de colisão dianteira iminente e alerta de saída de faixa com correção automática da direção.
O equipamento de série do Insignia GS Line destaca-se desde logo por incluir jantes em liga leve de 18 polegadas com pneus 245/45, bancos forrados a couro e tecido, banco do condutor AGR ergonómico e uma decoração interior especial denominada “Hexagon”.
Fazendo jus à sua posição de nível topo de gama, o Ultimate oferece de série os novos faróis de matriz LED Intellilux Pixel, bancos forrados a alcantara, fecho centralizado de portas e ignição sem chave, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, rádio Multimedia NAVI Pro com navegação e abertura elétrica da bagageira com sensor de pé (Sports Tourer), entre muitos outros.
O topo de gama GSI, que está igualmente disponível nas variantes de carroçaria berlina e ‘station wagon’, oferece equipamento específico como jantes de liga leve de 20 polegadas, patilhas de comando da caixa de velocidades no volante e ‘spoiler’ traseiro’.
Gama e preços |
cv |
Emissões CO2 (WLTP) |
Preço |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Business Edition |
122 |
122 |
35,860 € |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Business Edition AT8 |
122 |
130 |
40.360 € |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D GS Line |
122 |
124 |
36.460 € |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D GS Line AT8 |
122 |
132 |
40.960 € |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Ultimate |
122 |
124 |
40.860 € |
Opel Insignia Grand Sport 1.5 Turbo D Ultimate AT8 |
122 |
132 |
45.360 € |
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D GS Line |
174 |
122 |
41.660 € |
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D Ultimate |
174 |
122 |
46.060 € |
Opel Insignia Grand Sport 2.0 Turbo D Ultimate AT8 |
174 |
132 |
50.560 € |
Opel Insignia Grand Sport GSi |
230 |
194 |
55.160 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Business Edition |
122 |
126 |
37.210 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Business Edition AT8 |
122 |
133 |
41.710 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D GS Line |
122 |
127 |
37.810 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D GS Line AT8 |
122 |
134 |
42.310 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Ultimate |
122 |
128 |
42.210 € |
Opel Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Ultimate AT8 |
122 |
135 |
46.710 € |
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D GS Line |
174 |
125 |
43.010 € |
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D Ultimate |
174 |
126 |
47.410 € |
Opel Insignia Sports Tourer 2.0 Turbo D Ultimate AT8 |
174 |
134 |
51.910 € |
Opel Insignia Sports Tourer GSi |
230 |
202 |
56.510 € |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.