A Volkswagen revelou as primeiras imagens e informações oficiais do novo Passat, modelo do segmento executivo que terá apenas carroçaria carrinha, design focado na aerodinâmica e gama de motores completa composta por versões a gasolina, Diesel e híbridos plug-in (PHEV) com autonomia elétrica superior a 100 quilómetros.

A nova geração do Passat, produzida uma vez mais sobre a plataforma MQB Evo, será apresentada ao público no Salão de Mobilidade de Munique (entre 5 e 9 de setembro), chegando apenas no formato carrinha (Variant, na denominação da marca alemã) durante o primeiro trimestre de 2024. O Passat detém um legado precioso na Volkswagen, tendo um total superior a 34 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Sem se afastar muito da imagem tipicamente Volkswagen (até com algumas semelhanças ao Golf), o Passat Variant tem um design novo e muito focado na eficiência aerodinâmica com vista a um baixo nível de arrasto, possibilitando dessa forma consumos mais baixos e autonomias mais vastas no caso dos PHEV.

Na gama de motores, o Passat dispõe de três novos sistemas eletrificados, entre plug-in e mild hybrid, e duas variantes sobrealimentadas Diesel que se caracterizam pela sua eficiência.

Os dois motores híbridos plug-in (eHybrid) são completamente novos, com uma potência de 204 CV e 272 CV, graças à combinação do motor 1.5 TSI evo2 com um motor elétrico mais eficiente e a uma nova bateria de 19.7 kWh (capacidade líquida). A autonomia em modo elétrico pode chegar, assim, aos 100 quilómetros, adaptando-se dessa forma à maioria das deslocações do dia-a-dia.

Adicionalmente, passa a ter tempos de carregamento mais curtos, uma vez que a bateria pode ser carregada em pontos de carregamento CA de 11 kW em vez dos anteriores 3.6 kW. O Passat Variant eHybrid pode ainda ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido CC. A marca explica ainda que, no geral, graças à eficiência do sistema híbrido, a autonomia total pode chegar aos 1000 quilómetros.

Outra novidade é o motor mild hybrid de 48 V (eTSI com 150 CV) que transforma a energia cinética em energia elétrica e permite condução em modo ‘coasting’ (velejar) sem utilizar o motor a combustão. Os dois motores turbodiesel (2.0 TDI) com 122 CV e 150 CV completam a gama de motores. A caixa de velocidades automática (DSG) é sempre proposta de série.

Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca e responsável pelo Desenvolvimento Técnico, explica que “a última fase do desenvolvimento da plataforma modular transversal (MQB evo) é a base técnica verdadeiramente inovadora da nona geração do Passat. As significativas economias de escala da MQB evo permitiram à Volkswagen democratizar mais uma vez inúmeros desenvolvimentos de tecnologia inovadora e torná-los acessíveis a centenas de milhares de condutores”.

Mais refinado e espaçoso

O Passat Variant promete a oferta de um elevado nível de conforto de viagem e estará disponível, como opção, com o novo sistema de chassis adaptativo (DCC Pro), que representa um novo nível de tecnologia, graças à tecnologia de duas válvulas utilizada pela primeira vez num Volkswagen, permitindo dessa forma conjugar o conforto do amortecimento com a agilidade em percursos mais sinuosos.

Outro aspeto a ter em conta é a opção dos novos bancos ergoActive de massagem pneumática com dez câmaras de pontos de pressão oferecem um elevado conforto de viagem. A marca alemã assegura ainda que as dimensões foram ampliadas no geral, com uma distância entre eixos 50 mm mais longa, o que reforça o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros (mais 50 mm de espaço disponível para as pernas na traseira). Já a bagageira chega aos 1920 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

Tecnologia reforçada

A Volkswagen redesenhou completamente o interior, com especial destaque para o reforço tecnológico, sobretudo com a nova disposição dos ecrãs. O sistema de infoentretenimento mais evoluído (MIB4) serve de base técnica. A última geração da plataforma modular de infoentretenimento permite uma utilização intuitiva, ajustada de forma consistente às necessidades dos condutores da Volkswagen.

Neste sentido, há novos recursos de conectividade geral, a começar pela associação à aplicação da marca com serviços associados, mas também a smartphones através dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Refletindo também a opinião de muitos clientes que não apreciaram a mudança para os comandos táteis no volante, a Volkswagen reintroduz os comandos em estilo botão físico no volante, de forma a tornar a operação mais intuitiva.

O novo Passat pode também, opcionalmente, estacionar de forma autónoma e percorrer longas distâncias em modo de condução assistida. Esta é a apenas uma das muitas tecnologias de assistência à condução, com os opcionais Park Assist Plus e Park Assist Pro, o qual oferece também função de memória para trajetos de estacionamento automático: o sistema regista os últimos 50 metros percorridos e, assim, também a situação de estacionamento a pedido do condutor. Quando o veículo chega novamente à mesma posição – por exemplo, à entrada da garagem em casa – oferece-se para assumir o estacionamento autónomo.

Com o Park Assist Pro, é possível controlar o procedimento através de uma aplicação no smartphone, sendo possível também sair de um lugar de estacionamento de forma autónoma.

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