Novo Renault Clio: Evolução, revolução ou ambas?

29/01/2019

Um dia apenas depois de revelar as imagens do interior do novo Clio, a Renault ‘libertou’ as imagens oficiais do exterior deste novo utilitário, concebido sobre os princípios de ‘Evolução & Revolução’, conforme anuncia a marca, aproximando o seu design daquele que é visto no Mégane, Scénic e companhia. Mais tecnologia a bordo, maior eficiência dos motores (incluindo um híbrido), maior leveza e aposta na personalização são apenas alguns dos pontos de destaque.

A marca indica que o novo Clio faz uma evolução do design “para uma maior maturidade”, exibindo linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, que se cola no estilo ao Mégane. No entanto, embora reconhecível ao olhar, o Clio revelado hoje é 100% novo. Se o exterior é evolutivo, o interior sofre uma revolução absoluta, tendo sido “completamente revisto” e inspirado “nos modelos dos segmentos superiores”.

Desenhado por Laurens van den Acker, diretor de Design Industrial do Grupo Renault, o novo Clio é assumido pela marca como o ‘ponta de lança’ do plano estratégico ‘Drive the Future (2017-2022)’, que compreende três características: elétrico (até 2022, o grupo terá 12 modelos eletrificados, a começar pela motorização híbrida E-Tech), conectado (com novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança) e autónomo (até 2022, o grupo terá 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma).

A pensar nestes parâmetros, a plataforma CMF-B, que é inaugurada no novo Clio, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados. Este novo modelo é 14 milímetros mais curto do que o antecessor, mas, segundo a Renault, oferece uma melhor habitabilidade. A altura também foi reduzida em 30 milímetros, o que favorece a aerodinâmica e reforça o carácter desportivo. As jantes de 17 polegadas (em função das versões) contribuem, também, para aumentar a impressão de dinamismo do automóvel. Vários detalhes como a antena ‘tubarão’, os faróis 100% LED (com assinatura luminosa em ‘C’) e a linha cromada que contorna os vidros laterais contribuem para acentuar o desejo de visual expressivo e dinâmico.

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO NOVO CLIO NO SITE TARGA67 POR FRANCISCO MOTA

Graças à nova plataforma e às suas possibilidades de arrumação, a arquitetura da bagageira foi otimizada para que a sua forma fosse o mais cúbica possível. O sistema de som Premium BOSE, está integrado de forma a não reduzir o volume da bagageira, que sobe para os 391 litros. O piso duplo facilita o carregamento e, com os bancos traseiros rebatidos, é possível obter uma área de carga completamente plana. No habitáculo, há 26 litros de arrumações.

Para a personalização, o Laranja Valencia é uma das novas cores disponíveis, tal como o Castanho Vison e o Azul Céladon. Esta cor “oferece um brilho inédito, graças a um tratamento específico à base de verniz colorido – em estreia absoluta, na indústria automóvel”. No total, estão disponíveis 11 cores para a carroçaria e três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto).

O novo Clio será revelado oficialmente no Salão de Genebra, em março, e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line (na foto abaixo), inspirada pela Renault Sport (em substituição da GT-Line), e a nova orientação de design para a assinatura Initiale Paris, mais requintada.

Renault Twingo renovado e com novo motor

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.