A marca indica que o novo Clio faz uma evolução do design “para uma maior maturidade”, exibindo linhas mais esculpidas e uma dianteira mais assertiva, que se cola no estilo ao Mégane. No entanto, embora reconhecível ao olhar, o Clio revelado hoje é 100% novo. Se o exterior é evolutivo, o interior sofre uma revolução absoluta, tendo sido “completamente revisto” e inspirado “nos modelos dos segmentos superiores”.
Desenhado por Laurens van den Acker, diretor de Design Industrial do Grupo Renault, o novo Clio é assumido pela marca como o ‘ponta de lança’ do plano estratégico ‘Drive the Future (2017-2022)’, que compreende três características: elétrico (até 2022, o grupo terá 12 modelos eletrificados, a começar pela motorização híbrida E-Tech), conectado (com novo sistema multimédia desenvolvido pela Aliança) e autónomo (até 2022, o grupo terá 15 modelos equipados com tecnologias de condução autónoma).
A pensar nestes parâmetros, a plataforma CMF-B, que é inaugurada no novo Clio, tem uma nova arquitetura elétrica e eletrónica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados. Este novo modelo é 14 milímetros mais curto do que o antecessor, mas, segundo a Renault, oferece uma melhor habitabilidade. A altura também foi reduzida em 30 milímetros, o que favorece a aerodinâmica e reforça o carácter desportivo. As jantes de 17 polegadas (em função das versões) contribuem, também, para aumentar a impressão de dinamismo do automóvel. Vários detalhes como a antena ‘tubarão’, os faróis 100% LED (com assinatura luminosa em ‘C’) e a linha cromada que contorna os vidros laterais contribuem para acentuar o desejo de visual expressivo e dinâmico.
AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO NOVO CLIO NO SITE TARGA67 POR FRANCISCO MOTA
Graças à nova plataforma e às suas possibilidades de arrumação, a arquitetura da bagageira foi otimizada para que a sua forma fosse o mais cúbica possível. O sistema de som Premium BOSE, está integrado de forma a não reduzir o volume da bagageira, que sobe para os 391 litros. O piso duplo facilita o carregamento e, com os bancos traseiros rebatidos, é possível obter uma área de carga completamente plana. No habitáculo, há 26 litros de arrumações.Para a personalização, o Laranja Valencia é uma das novas cores disponíveis, tal como o Castanho Vison e o Azul Céladon. Esta cor “oferece um brilho inédito, graças a um tratamento específico à base de verniz colorido – em estreia absoluta, na indústria automóvel”. No total, estão disponíveis 11 cores para a carroçaria e três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto).
O novo Clio será revelado oficialmente no Salão de Genebra, em março, e incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line (na foto abaixo), inspirada pela Renault Sport (em substituição da GT-Line), e a nova orientação de design para a assinatura Initiale Paris, mais requintada.
Renault Twingo renovado e com novo motor
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.