A Hyundai tem levado a cabo um processo de fortalecimento das suas gamas com vista a um posicionamento cada vez mais forte na Europa, sobretudo ao nível estético, com os modelos da marca sul-coreanos a serem pensados para os gostos dos clientes locais. O Santa Fe, revelado hoje, é mais um exemplo dessa filosofia de entrega ao Velho Continente, com um visual agressivo e uma aposta na melhoria da qualidade interior, sem esquecer os obrigatórios híbridos e Plug-in híbridos.

Sendo o primeiro veículo da Hyundai assente na nova plataforma de terceira geração, o Santa Fe promete maior eficiência e segurança, associadas a uma melhoria nas prestações, algo que a marca aponta como grandes características de um SUV de segmento superior que chega ao seu 20º aniversário em 2021, embora com um longo caminho percorrido desde o lançamento do original, em 2001.

As linhas exteriores são mais musculadas, combinando a visão de um SUV com a de um modelo mais orientado para a família, sem esquecer o prazer de condução. A frente destaca-se, com uma grelha ampla que inclui os faróis principais. O padrão 3D da grelha enfatiza o carácter robusto, com luzes diurnas LED em formato de ‘T’ juntam os dois grupos óticos – os superiores e os inferiores.

Na parte inferior do para-choques dianteiro, a entrada de ar revela uma cor distinta e contribui para um visual mais robusto, destacando-se ainda as entradas de ar verticais junto aos cantos dos para-choques que melhoram a eficiência aerodinâmica. De perfil, as cavas das rodas mais robustas permitem albergar jantes de maiores dimensões, incluindo umas de 20 polegadas. Na traseira, há um novo desenho dos farolins horiontais, com uma faixa refletora encarnada a toda a largura da bagageira, para dar uma maior impressão de volume. O mesmo é aplicado no para-choques, tanto na faixa refletora, como na própria conceção do para-choques.

Pela primeira vez, um veículo da Hyundai terá um um pacote opcional denominado Luxury, que oferece uma aparência ainda mais sofisticada, incluindo jantes de 20 polegadas, para-choques com aplicações pretas e proteções laterais na cor da carroçaria em vez do preto mate.

Interior entre conforto e requinte

No interior, a Hyundai procurou apresentar uma impressão requintada e espaçosa, admitindo que “elevou este carro a um novo nível de luxo com cada componente com acabamento em material macio de primeira linha”. O tablier destaca-se pela nova consola central, que integra um ectã tátil de 10.25 polegadas, associando-se a um novo painel de instrumentos de 12.3 polegadas totalmente digital.

Outra estreia no Santa Fe é o seletor de modos ‘Terrain Mode’ através de um botão de comando na consola central que permite alternar entre os modos de condução. A marca aponta ainda que foi dado grande detalhe à ergonomia e aos espaços de arrumação.

No esforço para reduzir as emissões poluentes e os consumos, a Hyundai preparou uma gama de motorizações eficientes, com versões eletrificadas em destaque. O Santa Fe é o primeiro Hyundai na Europa a disponibilizar o motor híbrido ‘Smartstream’, que pode também receber sistema Plug-in, embora a marca não tenha divulgado mais detalhes a este respeito.

Nova plataforma

Com base na nova plataforma global, o Santa Fe é mesmo o primeiro a surgir na Europa com este avanço, que permite um maior foco na eletrificação, prestações e segurança. A marca aponta que, ao apresentar um sistema que controla o fluxo do ar, a nova plataforma pemite melhorar a deslocação do ar pelo compartimento do motor, permitindo que o calor se dissipe de forma mais eficiente. Isso permite aumentar a estabilidade na parte inferior do veículo, ajudada também pela colocação em posição baixa dos elementos mais pesados do veículo, baixando assim o centro de gravidade.

Os pontos de fixação para os braços de direção foram posicionados mais perto do meio das rodas dianteiras, melhorando assim o comportamento. Há ainda uma redução nos níveis de ruído e vibrações com a utilização de materiais de isolamento mais vasta e revisão completa da estrutura de segurança, sendo este modelo mais seguro pela utilização de diferentes vertentes de engenharia que permitem uma melhor dissipação das energias decorrentes dos impactos.

O novo Santa Fe chega à Europa em setembro de 2020.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.