Comprada à General Motors pelo Grupo PSA, a Opel prepara a transição do sistema de infoentretenimento e assistência OnStar (de propriedade da GM) para uma nova plataforma que permitirá à marca manter-se na vanguarda em termos de conectividade e funcionalidades de assistência a bordo.

A Opel está a preparar-se com uma nova geração de sistemas de infoentretenimento para uma nova fase de conectividade e entretenimento a bordo, cabendo à mais recente geração do Insignia a honra de estrear os novos sistemas Multimedia e Multimedia Navi Pro.

A marca assegura que estes novos sistemas “estão na linha da frente no que diz respeito a funcionalidade, ao mesmo tempo que apresentam grafismo moderno e têm utilização intuitiva, com ecrãs táteis que podem chegar às oito polegadas de diagonal”.

Estes sistemas integram ainda instrumentação assente em ecrãs de alta definição, podendo ainda haver lugar à complementaridade de um ‘head-up display’. Assegurada está a conectividade a partir das mais simples ligações Bluetooth e porta USB, mas também a mais avançada integração de ‘smartphones’ com Apple CarPlay ou Android Auto (com a Opel a recordar que foi um dos dois primeiros fabricantes de automóveis a disponibilizar). Registe-se que é possível ligar dois telemóveis em simultâneo ao sistema do automóvel.

O sistema de topo Multimedia Navi Pro conta com várias funcionalidades, dentre as quais se contam serviços de navegação conectada para obter a melhor seleção de pontos de interesse e procura de destinos, bem como ‘Live Traffic’, preços de combustíveis em tempo real, informação sobre estacionamento no local de destino e atualizações de mapas ‘online’.

O ‘Live Traffic’ recorre ao telemóvel conectado e obtém informações a partir de múltiplas fontes. As atualizações sobre a situação do tráfego ocorrem praticamente em tempo real e são integradas no processamento do itinerário de navegação, proporcionando alertas mais precisos, em tempo útil. O sistema indica quais são as secções do percurso afetadas por congestionamentos e as prováveis causas.

Com o objetivo de facilitar a utilização, o interface homem-máquina do Multimedia e do Multimedia Navi Pro tem novo desenho e garante acesso direto às principais funções logo a partir do ecrã principal (áudio, navegação, telefone, etc). Além disso, o Multimedia Navi Pro pode ser operado através de comandos de voz e permitem personalizar o funcionamento através de vários perfis, com cinco padrões de utilização possíveis de memorizar.

Esses incluem desde regulações de ar condicionado até ao equalizador de som, passando por destinos de navegação, pontos de interesse e listas de música. Futuras evoluções na área de personalização vão contemplar procura e seleção de percursos de acordo com padrões individuais.

A estreia do sistema terá lugar, como já referido, no final de 2018, com a gama Insignia (Grand Sport, Sports Tourer, Country Tourer e GSi) a ser a preferida, alastrando-se a outros modelos da marca no decurso do corrente ano e de 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.