Lançado inicialmente em 2007, o Tiguan rapidamente se tornou num caso de sucesso na Volkswagen, vendendo, até aos dias de hoje, mais de 7.4 milhões de unidades em todo o mundo, percebendo-se então a sua importância para a marca germânica.
Para a terceira geração, o Tiguan irá receber uma série de sistemas e tecnologias mais avançadas que passam pela evolução da plataforma modular transversal (MQB Evo), naquela que será a última aplicação da mesma neste modelo.
De acordo com Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Volkswagen com o pelouro do Desenvolvimento Técnico, “os componentes tecnológicos de última geração interagem perfeitamente na MQB evo”, adiantando que o novo Tiguan poderá assim contar com uma nova geração de unidades híbridas plug-in com autonomia elétrica até 100 quilómetros. Além disso, refere ainda que o SUV terá “provavelmente, o melhor controlo ativo do chassis no seu segmento, uma qualidade interior de primeira qualidade e um sistema de infoentretenimento igualmente novo e intuitivo”.
A este respeito, o Tiguan apresentará um interior completamente redesenhado com um novo conceito de visualização e de funcionamento. A marca explica que teve em conta os requisitos específicos dos clientes para uma operação mais intuitiva, estreando um cockpit recentemente desenvolvido e um novo sistema de infoentretenimento com base num grande ecrã central tátil de 15 polegadas para o controlo de funções como a navegação, música e climatização.
Por outro lado, existe a garantia por parte da Volkswagen de que a atenção aos detalhes foi melhorada, com materiais de alta qualidade, bancos recentemente desenvolvidos e um isolamento acústico muito melhorado para aumentar o conforto, sobretudo quando equipado com um novo ‘pacote acústico’ opcional, o qual foi projetado para proporcionar um conforto sonoro de primeira classe. A consola central também oferece mais espaço para arrumação, sobretudo atendendo ao facto de que a caixa automática DSG será a única opção, com a seleção de condução a ser feita numa alavanca atrás do volante, à direita. O conceito é semelhante ao dos elétricos, em que a rotação do manípulo indica o sentido de marcha: por exemplo, rodar para a frente ativa o modo ‘D’ de ‘Drive’ (iniciar a condução), enquanto rodar o manípulo para trás ativa a marcha-atrás (‘R’).A marca adianta, também, que os bancos dianteiros podem ser ergoActive, ou seja, bancos com ajuste pneumático do apoio lombar em quatro direções e uma função de massagem pneumática de dez câmaras de pontos de pressão nos encostos. Estão também equipados com aquecimento e ventilação dos bancos.
Em termos de arrumação na bagageira, o Tiguan de terceira geração beneficia de um aumento de cerca de três centímetros no comprimento (embora a altura, largura e distância entre eixos se mantenham praticamente inalterados face ao Tiguan anterior) para oferecer mais 33 litros na bagageira, oferecendo assim 648 litros (quando carregado até à altura dos encostos dos bancos traseiros).
Ampla gama de motores
A marca alemã apresentará o Tiguan com uma gama de motores bastante ampla que irá incluir blocos TDI, TSI, eTSI (mild-hybrid) e eHybrid (híbridos plug-in). A autonomia elétrica das novas unidades híbridas plug-in foi aumentada para até 100 quilómetros em comparação com os antecessores, dependendo do equipamento. Além disso, o carregamento em corrente alternada será mais rápido em todas as versões eHybrid e, pela primeira vez, o carregamento em corrente contínua também será possível. Todos os modelos terão caixa automática de dupla embraiagem e patilhas
de mudança de velocidades disponíveis atrás do volante.
Graças ao ‘Vehicle Dynamics Manager’, que efetua intervenções de travagem específicas para cada roda e ajustes seletivos da dureza dos amortecedores, as características de condução são mais neutras, estáveis, ágeis e precisas. Este progresso será percetível a bordo através de um maior conforto, bem como de um desempenho significativamente melhorado nas curvas mais dinâmicas.
A nível tecnológico, o Tiguan irá contar com os faróis IQ.Light LED Matrix HD, sendo um dos primeiros da sua classe a contar com esta tecnologia avançada (opcionalmente), mas também com uma vasta panóplia de tecnologias de assistência à condução e de segurança.
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