Lançado originalmente em 1999, o Yaris depressa ganhou um estatuto de incontornável na gama europeia da Toyota (comercializado no Japão como Vitz), com mais de quatro milhões de unidades vendidas no Velho Continente, pautando-se pela agilidade, fiabilidade e funcionalidade, os mesmos princípios que orientaram as três gerações seguintes – na qual se passou a incluir também o princípio da sustentabilidade com a introdução da motorização híbrida no arranque da terceira geração.
Apesar do crescimento da fatia dos crossover de segmento B – no qual a Toyota terá também a sua aposta com o Yaris Cross no início de 2021 –, o Yaris continua a ter um papel muito importante na Toyota, sendo ainda o melhor representante da marca em solo europeu com um ¼ das vendas totais, apesar do crescimento das vendas do C-HR. Em Portugal, o cenário não é muito diferente, com o Yaris a revestir-se de um manto de sucesso, sobretudo com o foco na versão híbrida.
Chegar mais longe
Na nova geração, a Toyota não deixou nada ao acaso. Exemplo disso é a motorização híbrida que é nova e mais eficiente do que a do anterior Yaris. Assim, estreia motor 1.5 Dynamic Force de três cilindros (ciclo Atkinson) mais eficiente (até menos 20% de consumo de combustível), com 92 CV de potência e 120 Nm de binário, a que se junta um um motor elétrico de 59 kW e 141 Nm, uma nova bateria de iões de lítio e uma nova unidade de controlo de potência, para uma redução total das emissões de CO2 em 19% para valores a partir dos 87 g/km.
A potência combinada foi ampliada de 100 CV para os 116 CV, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 9,7 segundos, uma melhoria evidente face aos 12 segundos do anterior Yaris híbrido. O facto de ter agora uma bateria mais poderosa (com garantia de dez anos, desde que as manutenções sejam feitas sempre na marca) permite uma melhoria na entrega da energia elétrica, beneficiando as prestações, sendo ainda 27% mais leve do que a bateria de hidretos metálicos de níquel que substitui. Embora não aponte um valor de distância possível em modo EV, a Toyota garante que o novo Yaris pode andar cerca de 80% do tempo em cidade sem emissões poluentes.Note-se que o motor térmico foi desenvolvido a partir dos blocos de 2.0 litros e de 2.5 litros utilizados em híbridos maiores na gama Toyota, beneficiando por isso dos mesmos avanços em termos de regulação variável das válvulas, redução do atrito interno e das perdas mecânicas para otimizar o desempenho da combustão. Sendo um três cilindtos, também está equipado com um módulo de balanceamento, que ajuda a reduzir o ruído e a vibração do motor. Como resultado, alcança uma eficiência térmica de 40%. A funcionalidade de regeneração da energia em desaceleração foi também melhorada para aproveitar melhor a energia cinética que seria desperdiçada.
O consumo combinado do híbrido varia entre os 3,8 e os 4,3 l/100 km, dependendo do nível de equipamento, para emissões de CO2 entre os 87 e os 98 g/km.
A caixa híbrida foi totalmente redesenhada, adotando uma nova estrutura de eixo duplo que a torna mais compacta (9%). O resultado é um conjunto de engrenagens com baixas perdas e dimensões mais compactas. Além da motorização híbrida, na qual a Toyota tem uma experiência superior a 20 anos, a marca terá ainda no mercado nacional versões VVT-i a gasolina de 1.5 litros (125 CV e 153 Nm) e 1.0 litros (72 CV e 93 Nm) de três cilindros, ambos com caixas manuais. Em Portugal mais de metade dos modelos Yaris vendidos são com motorização híbrida e a marca acredita que esta preferência pela motorização eletrificada será cada vez mais significativa.
No interior, a plataforma TNGA-B permite manter uma habitabilidade positiva apesar do ligeiro decréscimo do comprimento, graças a uma melhor noção de aproveitamento do espaço interior. O condutor passa a ter uma posição de condução mais baixa e uma maior amplitude de regulações do seu lugar, a par de volante mais compacto, iluminação ambiente, verificando-se ainda, segundo a Toyota, uma melhoria dos materiais interiores, bancos desportivos com suporte do corpo mais pronunciado, acabamentos macios no tablier macios, instrumentação binocular com dois ecrãs TFT, sistema de som premium da JBL, carregador sem fios para o smartphone e um head-up display de 10 polegadas, uma estreia no segmento.
A plataforma modular TNGA-B também permitiu que os engenheiros criassem um automóvel mais distinto e de aparência atlética, denotando-se as cavas das rodas amplas com possibilidade de albergar jantes de 16 e de 17 polegadas consoante o nível de equipamento. Ao nível da carroçaria e da personalização, haverá dez cores exteriores à escolha do cliente.
Em matéria de segurança, também há a destacar a integração do módulo de segurança Toyota Safety Sense com elementos como o reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de manutenção de faixa, sistema de Pré-colisão com funções alargadas de travagem autónoma e cruise control adaptativo inteligente. Além disso, juntando-se à maior resistência estrutural, o novo Yaris estreia também um airbag dianteiro central que impede que os dois passageiros da frente batam entre si com as cabeças em caso de colisão lateral.
Os preços arrancam nos 16.990€ para o motor 1.0 e nos 20.990€ para o híbrido, com a marca a esperar uma quota de mercado de 8% no segmento dos utilitários em Portugal, num mix de 70% para a versão híbrida e os restantes 30% quase totalmente ‘entregues’ ao 1.0 de entrada, devido ao custo mais acessível.
O novo Yaris continuará a ser fabricado na Europa, mais concretamente na fábrica francesa de Valenciennes, com mais de 300 milhões de euros investidos naquela fábrica.
| Tabela de preços | PVP (s/ despesas) |
| Yaris 1.0 Comfort | 16.990€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Comfort | 20.990€ |
| Yaris 1.0 Comfort Plus | 17.690€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Comfort Plus | 21.690€ |
| Yaris 1.0 Exclusive | 19.190€ |
| Yaris 1.5 Exclusive | 23.190€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Exclusive | 23.190€ |
| Yaris 1.5 SQUARE Collection | 24.390€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force SQUARE Collection | 24.390€ |
| Yaris 1.5 Luxury | 25.190€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Luxury | 25.190€ |
| Yaris 1.5 Hybrid Dynamic Force Premier Edition | 25.990€ |
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