A Nissan reafirmou o seu compromisso para com a eletrificação na Europa, confirmando que a partir de 2030 irá apenas vender automóveis 100% elétricos no Velho Continente. Neste sentido, a partir de agora, todos os novos modelos na rampa de lançamento são totalmente elétricos.

Com capacidade para conceber, projetar e construir automóveis na Europa e aproveitando os principais pontos fortes da marca na eletrificação e nos crossovers, a mudança apoiará o caminho da Nissan em direção à neutralidade em carbono.

O compromisso surge numa altura em que a Nissan prossegue o se programa de investimento nas equipas europeias de Design (NDE) e de investigação e desenvolvimento (I&D) da marca. O concept 20-23, revelado recentemente em Londres, remete para um conceito de elétrico desportivo e urbano que celebra o 20º aniversário da abertura do estúdio de design europeu em Paddington, Londres.

Dois dos futuros automóveis elétricos da Nissan já foram confirmados para a Europa, incluindo um novo compacto que sucederá ao Micra como o automóvel de entrada na gama europeia. O outro automóvel será construído na fábrica da Nissan em Sunderland, como parte do projeto EV36Zero, um plano para o futuro do setor automóvel, reunindo fabrico de automóveis elétricos, produção de baterias e de energia renovável, num investimento de mais de mil milhões de euros.

“O automóvel totalmente elétrico é a melhor solução de mobilidade. Mais de um milhão de clientes já se juntaram à nossa jornada e experimentam a diversão de um automóvel elétrico da Nissan, e não há como voltar atrás agora”, disse Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan.

“Os automóveis elétricos movidos a energias renováveis são fundamentais para alcançarmos a neutralidade carbónica, que é fundamental para a nossa visão Nissan Ambition 2030. A Nissan fará a mudança para totalmente elétrica na Europa até 2030. Acreditamos que é a coisa certa a fazer para o nosso negócio, os nossos clientes e para o planeta”, concluiu Uchida.

A par do NDE, no Nissan Technical Centre Europe (NTCE), onde a equipa de I&D da Nissan assinala este ano o seu 35.º aniversário, está a decorrer o mais recente estudo de condução autónoma em condições reais do Reino Unido, chamado evolvAD, com foco em estradas residenciais e rurais e apoiado pelo Governo do Reino Unido.

Ambos os locais irão beneficiar de um programa de investimento no valor de mais de 40 milhões de euros: no NDE prevê-se a modernização das instalações, ferramentas e recursos de projeto e pessoal adicional, ao passo que no NTCE serão desenvolvidas novas tecnologias e instalações com mais de 26 milhões de euros investidos apenas em projetos de eletrificação.

Tornar os elétricos mais acessíveis

Globalmente, no âmbito do Nissan Ambition 2030, tem em curso um plano de lançamentos que prevê 27 automóveis eletrificados, incluindo 19 totalmente elétricos, até 2030. Neste período, a Nissan também introduzirá tecnologia livre de cobalto para reduzir o custo das baterias em 65% até ao ano fiscal de 2028.

A Nissan também pretende lançar automóveis elétricos com as suas baterias proprietárias de estado sólido (ASSB) até ao ano fiscal de 2028, com que pretende expandir as suas ofertas de automóveis elétricos em todos os segmentos e oferecer um desempenho mais dinâmico. Entre as vantagens dessas baterias está a redução do tempo de carregamento para um terço, mas também a melhoria da eficiência e maior acessibilidade.

Além disso, a Nissan espera que as baterias de estado sólido reduzam o custo dos pacotes de baterias para 75 dólares americanos por kWh até ao ano fiscal de 2028 e pretende reduzi-lo ainda mais para 65 dólares americanos por kWh, para alcançar a paridade de custos entre automóveis elétricos e a gasolina, no futuro.

Eletrificar a Europa

O mercado automóvel europeu está a eletrificar a um ritmo acelerado. No período de cinco anos entre 2018 e 2022, as vendas de automóveis elétricos e eletrificados aumentaram de 5% do mercado total para 44%, com as vendas de automóveis totalmente elétricos a subir de 1% para 12% do mercado total. Hoje, os automóveis elétricos representam 16% das vendas totais da Nissan na Europa, parte de um mix total de vendas eletrificadas de 50%, que nos próximos três anos deverá aumentar para 98%.

Recorde-se que a Nissan tem registado grande sucesso na Europa com os seus automóveis eletrificados, sendo que um terço dos mais de um milhão de elétricos da Nissan vendidos globalmente foram na Europa, com destaque para os desempenhos do Leaf e, mais recentemente, do Ariya. Desde 2022 que a gama Nissan na Europa está 100% eletrificada, incluindo a adição da tecnologia e-Power da Nissan no Qashqai e no X-Trail.

“À medida que a Europa acelera em direção aos automóveis elétricos, a Nissan continuará a oferecer o design crossover impressionante e a emoção de condução que os nossos clientes adoram”, disse Guillaume Cartier, presidente para a região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan.

“Com os avanços na tecnologia de baterias, os automóveis elétricos tornar-se-ão ainda mais acessíveis e a Nissan continuará a defender os automóveis elétricos como a melhor maneira de fornecer mobilidade mais limpa, mais simples e mais acessível”, reforçou Cartier.

A Nissan ambiciona ser neutra em carbono em todo o ciclo de vida de seus produtos até ao ano fiscal de 2050.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.