Novos Porsche 718 Spyder e Cayman GT4: Para as emoções da pista

18/06/2019

Procurando oferecer ainda mais emoção aos seus clientes, a Porsche lança duas novas versões para a gama 718, na forma do 718 Spyder e do 718 Cayman GT4, ambos com capacidade dinâmica para enfrentar os circuitos mais exigentes do mundo.

Pela primeira vez, o 718 Spyder e o 718 Cayman GT4 partilham a base técnica, ou seja, o novo motor atmosférico de quatro litros de capacidade e seis cilindros, tal como a caixa manual de seis velocidades. O motor desenvolve 420 CV em ambos os modelos. Enquanto o GT4 representa a entrada nos modelos GT da Porsche, o Spyder presta-se a todo o tipo de curvas. Ambos confiam na aerodinâmica eficiente, no chassis GT e nos travões mais potentes para enfrentar as curvas de forma mais confiante.

O ‘coração’ destes dois modelos é o novo motor boxer de quatro litros e seis cilindros. Derivando da mesma família de motores da atual gama 911 Carrera, este bloco atmosférico debita mais 35 CV do que nos anteriores modelos GT4 (mais 45 CV no caso do Spyder), para um binário máximo de 420 Nm entre as 5000 e as 6800 rpm.

Ambos os automóveis desportivos de caixa de velocidades manual quebram a barreira dos 300 km/h: o 718 Spyder tem uma velocidade máxima de 301 km/h, enquanto o 718 Cayman GT4 pode alcançar os 304 km/h. Ambos aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,4 segundos. O consumo de combustível em ciclo combinado para ambos os automóveis desportivos de motor central é de 11 l/100 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Apesar de contar agora com um filtro de partículas, a marca trabalhou no sentido de dotar estes dois modelos com a sonoridade típica da Porsche, além de assegurarem maior linearidade. Novas adições incluem destaques técnicos como o controlo adaptativo dos cilindros: em cargas parciais de acelerador, interrompe temporariamente o processo de injeção numa das duas bancadas de cilindros, reduzindo o consumo de combustível.

Os injetores Piezo são utilizados para a injeção direta de combustível, pela primeira vez, num motor altamente rotativo. Eles dividem cada processo de injeção até cinco injeções individuais. Isto apoia um completo – e, portanto, amigo das emissões – processo de combustão. Um sistema de admissão variável com duas válvulas de ressonância assegura uma ótima troca de gases nos cilindros.

Mais força descendente, o mesmo arrasto

Entre as caraterísticas marcantes do 718 Cayman GT4 está o melhorado conceito aerodinâmico. Produz até mais 50% de força descendente, sem afetar negativamente o arrasto. A aerodinâmica de ambos os modelos beneficia enormemente do silenciador traseiro com novo desenho de câmara única: criou espaço na secção traseira para um difusor funcional, o qual é responsável por 30% da força descendente no eixo traseiro do 718 Cayman GT4. A asa traseira fixa é também marcada pela elevada eficiência: produz cerca de 20% de mais força descendente quando comparado com o seu antecessor. Isto corresponde a uma força descendente adicional de 12 kg a 200 km/h. A secção dianteira, a qual é otimizada ao estilo GT, mantém o equilíbrio aerodinâmico com um generoso spoiler dianteiro com lábio e air curtains. Este último elemento conduz o fluxo de ar ao longo das rodas dianteiras.

Já o 718 Spyder assume-se como uma máquina para prazer de condução a céu aberto, munido de uma capota ligeira (pode ser utilizada todos os dias e pode ser guardada sob a tampa) que pode lidar com a velocidade máxima. Continua a história de sucesso de roadsters famosos como o Porsche 550 Spyder e o 718 RS 60 Spyder. Ao contrário do GT4, o 718 Spyder tem um spoiler traseiro que se eleva automaticamente a partir dos 120 km/h. Graças ao difusor funcional, é o primeiro modelo na família Boxster a gerar força descendente no eixo traseiro.

Este modelo tira partido, também pela primeira vez, do chassis GT de alta performance do 718 Cayman GT4. A ligação direta ao chassis é feita parcialmente por rótulas. O sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management com a suspensão rebaixada em 30 mm reduz o centro de gravidade e melhora o potencial do comportamento dinâmico.

O Porsche Stability Management (PSM) opera em circuito com ainda maior sensibilidade e precisão, mas pode ser desativado opcionalmente em dois passos. O Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial traseiro aumenta a dinâmica lateral e longitudinal, a performance em curva e o prazer de condução. O GT4 chega com a opção do Pacote Clubsport. Este incluiu uma célula de segurança traseira em aço, um extintor e cinto de segurança de seis pontos para o condutor.

Travões poderosos e pneus de alta performance

O sistema de travagem de alta performance é eficaz para condução em pista, graças às generosas maxilas de travão mono-bloco em alumínio. Os travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) estão também disponíveis como opção. Uma nova caraterística surge pelos pneus agora ultra-high-performance (UHP) agora utilizados no 718 Spyder, especialmente adaptados pela Porsche. São parte do pacote geral que faz com que o 718 Cayman GT4 ‘voe’ no Nürburgring Nordschleife: o seu tempo no clássico circuito foi mais de 10 segundos inferior ao do seu antecessor.

Os novos Porsche 718 Spyder e 718 Cayman GT4 já estão disponíveis para encomenda. Em Portugal, os preços começam 132.778€ euros para o Spyder e nos 135.730€ euros para o Cayman GT4.

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