De uma só assentada, a Skoda atualizou dois dos seus modelos de maior apelo comercial: o Kamiq e o Scala. Propostas distintas em termos de filosofia – um é SUV e o outro é um compacto de cinco portas – mas com atributos combinados de melhorias por fora e por dentro, como por exemplo novos faróis LED Matrix. A eletrificação fica para depois… para não encarecer.

Aproveitando a entrada no ano de 2024, a Skoda atualizou a sua dupla de compactos de grande sucesso, com algumas mexidas visuais, mas sobretudo algumas novidades no equipamento de segurança e de tecnologia que vêm valorizar ambos os modelos num mercado bastante populado na Europa.

Nesta fase, os modelos dispensam as soluções eletrificadas – mesmo as mild hybrid –, com Gerald Simpson, gestor de produto da Skoda, a indicar-nos que a decisão de não incluir essa tecnologia neste momento prende-se com o facto de não querer encarecer o Kamiq e o Scala, mas também pelo facto de os valores de emissões poluentes serem reduzidos mesmo sem esse tipo de assistência.

Design modernizado

Ambos os modelos revelam agora um visual mais dinâmico, fruto de retoques cuidadosos, sobretudo no caso do Scala, ao passo que o Scala também viu a sua faceta SUV reforçada. Começando pelo Kamiq, que já vendeu 670.000 unidades na Europa e que é o mais vendido da marca checa em mercados como os do Sul da Europa, incluindo em Portugal, o design altera-se com nova grelha (ligeiramente maior e de formato octogonal), elementos em preto brilhante, novo para-choques com três aberturas inferiores, novas luzes de nevoeiro LED e iluminação superior com nova assinatura luminosa composta por quatro módulos LED.

Na traseira, a configuração do para-choques dianteiro é replicada também nesse para-choques, com as quatro saliências, havendo também novos farolins com tecnologia LED e ‘lettering’ renovado. De perfil, destaque para as novas jantes de 18 polegadas com desenheo aerodinâmico.

No caso do Scala, procurou-se cultivar o seu lado mais desportivo, com nova grelha, novos faróis muito mais estreitos e com nova assinatura luminosa, tecnologia LED para a iluminação de curva e para-choques mais desportivos. Atrás, realce para os grupos óticos LED de três segmentos, para-choques também modernizado e novo ‘lettering’ da Skoda. As jantes são também de 18 polegadas.

Ode a Monte Carlo

Ambos terão direito a versões mais desportivas Monte Carlo, a exemplo do que já sucede, com detalhes ainda mais focados na desportividade e na evocação da ligação à competição automóvel. As versões Monte Carlo do Scala e do Kamiq apresentam numerosos pormenores distintivos em preto brilhante, como a moldura da grelha, as capas dos espelhos retrovisores exteriores e as saias laterais, bem como os pormenores no para-choques dianteiro, o difusor traseiro e todas as inscrições na carroçaria.

Ambos os modelos incluem de série o teto panorâmico preto, sendo que, no caso do Kamiq, incluem-se também barras de tejadilho pretas. Os vidros laterais traseiros e o vidro posterior são escurecidos. Quanto às jantes, os Monte Carlo dispõem de novas jantes ‘Kajam’ de 17 polegadas com acabamento preto com corte de diamante e inserções pretas, embora possam ser equipados com igualmente novas jantes de 18 polegadas ‘Ursa’.

Por dentro, os interiores Design Selection Monte Carlo voltam a focar-se no preto como tonalidade dominante para o forro do tejadilho, pilares e bancos desportivos. Estes últimos incluem apoios de cabeça integrados e costuras de contraste cinzentas. Um pormenor em carbono distingue o lado interior dos apoios dos bancos, bem como os painéis das portas, os apoios de braços e o revestimento decorativo no painel de instrumentos.

Adicionalmente, faixas vermelhas nas portas, no painel de instrumentos e nas saídas de ar reforçam o toque dinâmico, também aplicado pelo volante desportivo multifunções, que apresenta o emblema Monte Carlo e que é aquecido e revestido a pele com pespontos pretos. O manípulo da caixa de velocidades e a alavanca do travão de mão são também revestidos a pele. A iluminação ambiente LED, que pode ser regulada para branco ou vermelho, é de série, com o espectro de alterações no habitáculo a compreender ainda pedais em aço inoxidável e um ecrã de boas-vindas no sistema de infoentretenimento específico.

O nível de acabamento Monte Carlo pode ser combinado com qualquer motorização disponível para o respetivo modelo, sendo que estas versões beneficiam de tecnologia de iluminação dianteira composta pelos LED Matrix, complementados com indicadores de mudança de direção dinâmicos no Kamiq, luzes traseiras LED com indicadores de mudança de direção animados e faróis de nevoeiro dianteiros LED com função de curva.

Faróis avançados

Kamiq e Scala passam a oferecer, em opção, faróis LED Matrix que permitem aos condutores manter os máximos ligados continuamente sem encandear o trânsito em sentido contrário. Os automóveis que circulem na direção oposta são detetados por uma câmara que os exclui automaticamente do cone de luz. A intensidade dos máximos foi aumentada em 50% para o Scala e em 40% para o Kamiq. Com os faróis LED Matrix as luzes traseiras redesenhadas têm indicadores de mudança de direção dinâmicos e novo grafismo das luzes em forma de ‘L’.

Mais tecnologia, a mesma funcionalidade

A bordo, não há mudanças substanciais, mantendo-se os aspetos de funcionalidade ‘Simply Clever’ por que a marca é conhecida, como o portão traseiro elétrico opcional (com acionamento com o pé), chapéu de chuva nas portas, bolsos para smartphone nas costas dos bancos dianteiros ou raspador de gelo na tampa do depósito de combustível, mas com o reforço da valência tecnológica.

Estão disponíveis cinco interiores ‘Design Selection’ para os novos Scala e Kamiq, combinando materiais sustentáveis e novos acabamentos decorativos: além do Monte Carlo, já descrito atrás, os clientes poderão ainda optar pelas linhas de design ‘Loft’, ‘Lodge’, ‘Dynamic’ e ‘Suite’. Ambos os modelos recebem também novos estofos e acabamentos decorativos utilizando tecidos reciclados.

São também utilizadas matérias-primas naturais e renováveis – os painéis das portas, bem como o reforço estrutural do forro do tejadilho, por exemplo, são parcialmente feitos de fibras de cânhamo e de kenaf.

Tecnologicamente, destaque para a inclusão de ecrã de 8 polegadas de série para o painel de instrumentos, a que se junta outro tátil para o sistema de infoentretenimento, também de 8 polegadas. Ambos podem ser melhorados, opcionalmente. Para a instrumentação, a Skoda disponibiliza o ecrã Virtual Cockpit de 10 polegadas, ao passo que o infoentretenimento pode beneficiar de ecrã de 9 polegadas como parte do pacote de navegação.

Scala e Kamiq podem também receber duas portas USB-C adicionais, cada uma com potência de carregamento de 45 watts, que se juntam às duas de série, para um total de quatro, ao passo que a tecnologia ‘Phone Box’ permite carregar smartphones até 15 watts, dispondo de refrigeração para manter a temperatura dos dispositivos sob controlo.

Nota, ainda, para o facto de a Skoda ter mantido o comando intuitivo e independente do sistema de climatização do habitáculo Climatronic.

Gasolina dos 95 CV aos 150 CV

Os Škoda Scala e Kamiq estão disponíveis com três variantes do motor TSI de última geração (evo2), na forma dos 1.0 TSI e 1.5 TSI, este último com sistema de desativação ativa de cilindros ACT+ com funcionamento mais suave, graças a novas evoluções de software.

Os evoluídos motores 1.0 TSI de três cilindros têm vantagens como o controlo variável de admissão e de escape, pressão de injeção de até 350 bar, ciclo Miller e turbocompressores de geometria variável (VGT). Novos são, também, os injetores de dez orifícios para uma mistura ar-combustível ainda mais homogénea e o catalisador de três vias com filtro de partículas. Devido ao aumento da resistência à temperatura do turbocompressor para 980 °C, a relação ideal de ignição ar/combustível está agora disponível num leque mais alargado de rotações.

A oferta 1.0 TSI começa nos 95 CV e alonga-se até aos 116 CV, neste caso com um ganho de 6 CV face à versão anterior, com o binário máximo de 200 Nm disponível durante 500 rpm adicionais no espectro de utilização. Já o motor 1.5 TSI com desativação ativa de cilindros ACT+ beneficia das melhorias introduzidas pelo novo catalisador, que apresenta uma eficiência melhorada e atinge mais rapidamente a sua temperatura de funcionamento, com 150 CV de potência máxima.

A oferta de caixas manuais varia entre as opções de cinco velocidades para a versão TSI de entrada, a de seis velocidades para o TSI de 116 CV e a caixa automática DSG de dupla embraiagem de sete velocidades para o TSI de 116 CV e para o 1.5 TSI.

No que toca à segurança, os dois modelos registam elevada dotação com carroçarias altamente resistentes à torção, zonas de deformação programada e até nove airbags (além dos seis de série, a marca disponibiliza airbag para os joelhos do condutor e airbags laterais traseiros), a que se juntam ainda sistemas de assistência baseados em câmara Front Assist com Monitorização de Peões, Assistente de Faixa de Rodagem e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, bem como o Driver Alert, Multi-Collision Brake e sensores de estacionamento traseiros.

Outros sistemas de série são o sensor de luminosidade com controlo de faróis, o cruise control com limitador de velocidade e os também já indicados faróis de nevoeiro dianteiros em LED.

O pacote de segurança disponível também inclui o ‘Crew Protect Assist’, que fecha automaticamente as janelas abertas e aperta imediatamente os cintos de segurança dianteiros em caso de colisão iminente. O Travel Assist, já conhecido de segmentos superiores, inclui o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo/Preditivo e assistência à manutenção na faixa de rodagem. A câmara traseira e o sistema Park Assist estão disponíveis como opção para ajudar às manobras de estacionamento.

A chegada aos concessionários dos novos Scala e Kamiq está prevista para o mês de março. Os preços começam nos 24.146€ do Scala 1.0 TSI 95 CV, mas a gama em Portugal será ainda composta pelos 1.0 TSI 116 CV (24.694€), Scala Monte Carlo 1.0 TSI 116 CV (29.595€), Scala 1.0 TSI 116 CV DSG (26.732€) e Scala Monte Carlo 1.0 TSI 116 CV DSG (37.108€).

Quanto ao Kamiq, a composição da gama é basicamente a mesma, com preço de partida nos 25.610€ para a versão 1.0 TSI de 95 CV, havendo ainda versões 1.0 TSI 116 CV (26.224€), Monte Carlo 1.0 TSI 116 CV (28.906€), 1.0 TSI 116 CV DSG (28.041€) e Monte Carlo 1.0 TSI 116 CV DSG (35.478€).

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