Num compromisso pleno com a segurança rodoviária, acreditando que a velocidade elevada é a principal causa da sinistralidade, a Volvo Cars introduziu nos seus modelos novos um limitador de velocidade a 180 km/h. A marca sueca entende que este é o caminho certo para reduzir o número de acidentes graves e as lesões potencialmente fatais para os ocupantes dos veículos.

Desde que foi anunciado, o limite de velocidade máxima imposto pela Volvo Cars provou ser controverso com alguns a questionarem os direitos dos construtores em impor tais limites através da tecnologia disponível. No entanto, a marca alinha-se com a posição da Comissão Europeia (CE) que estabeleceu para maio de 2022 a introdução de um limitador de velocidade inteligente (ISA) de série, além doutros sistemas de assistência à condução, como o de monitorização do estado do condutor, detetando se está distraído ou sob o efeito de álcool ou estupefacientes.

“Acreditamos que um construtor tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a segurança rodoviária. A tecnologia de limitação de velocidade que agora introduzimos e o diálogo que ela iniciou encaixam-se nesse pensamento”, refere Malin Ekholm, responsável da área de segurança da Volvo Cars.

Além do sistema de limitação de velocidade máxima aos 180 km/h, a Volvo irá também oferecer de série a ‘Care Key’, a qual irá permitir aos condutores definir não só o seu próprio limite de velocidade mas também limites para eventuais familiares ou amigos a quem emprestem os seus automóveis (nela se incluindo, por exemplo, jovens inexperientes com carta de condução à pouco tempo).

Saiba como é que a Volvo aborda a segurança dos seus automóveis neste artigo.