O design do novo Mercedes-Benz CLA Coupé explicado por quem o criou

10/04/2019

Achim-Dietrich Badstübner, responsável pelo desenho exterior do CLA Coupé, aponta para a dianteira do novo modelo, explicando aquilo que muda no compacto.

Olhado como um modelo essencial para a gama de compactos da Mercedes-Benz, o CLA Coupé recebeu grande atenção no processo de desenho, de modo a manter as linhas desportivas de um coupé (embora de quatro portas), combinadas com a agressividade de uma imagem mais arrojada que reflete também a linguagem de design mais recente da marca alemã.

Assim, apontando que este modelo pretende ser “o mais sensual na sua classe”, a marca indica que a nova geração do CLA inspira-se nos modelos de competição, mas também procura manter a funcionalidade, numa combinação que fez da anterior geração um sucesso com mais de 750.000 unidades vendidas desde o seu lançamento em 2013 (entre Coupé e ShootingBrake). Em Portugal, venderam-se 6038 unidades, divididas entre 2591 CLA Coupé e 3447 CLAShootingBrake.

A fórmula teve de ser mantida, portanto, mas aprofundado a imagem dinâmica, conforme nos explicou Achim-DietrichBadstübner, o responsável de design exterior do novo CLA Coupé, que já se encontra em comercialização por valores a partir dos 38.000€.

Achim-Dietrich Badstübner, responsável pelo desenho exterior do CLA Coupé, aponta para a dianteira do novo modelo, explicando aquilo que muda no compacto.

“É um coupé desportivo de quatro portas com uma área vidrada muito compacta e um capot alongado, que foi um dos nossos objetivos para este modelo, além de baixar o nariz em 50 mm para melhorar a aerodinâmica e tornar o modelo mais agressivo”, aponta Badstübner, que destaca ainda o trabalho feito na integração entre grelha e faróis, mais esguios e rasgados. No caso da grelha da linha AMG, a diferença está no padrão diamante da rede com elementos cromados.

Passando para o perfil, é a linha aerodinâmica da carroçaria, replicando a imagem de uma garrafa de coca-cola que merece destaque, com zona do pilar C em declive pronunciado e ‘ombros’ mais largos, graças também a uma largura maior do eixo traseiro face ao A Limousine. Nas portas, a opção por ‘limpar’ arestas, deixando apenas uma na parte inferior, que percorre a lateral para “jogar com as sombras na carroçaria, mais evidente no caso de estar equipado com a Linha AMG”.

Elemento fundamental é o das portas sem moldura, que é imagem de marca nos coupés, enquanto na traseira a grande novidade é a divisão dos farolins em peças separadas (bipartidos) para uma sensação mais esguia e de maior largura, algo que também é conferido pela chapa de matrícula aplicada no para-choques em baixo. No caso do CLA Coupé com linha AMG, as ‘guelras’ laterais e o difusor acentuam o lado desportivo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.