O fundador da Tesla revelou para que serve a câmara que está instalada no interior de todos os Model 3. Relaxe, não está ligada…

A Tesla é uma das fabricantes de automóveis na linha da frente em matéria de condução autónoma. Mas a evolução tecnológica no seio do construtor de Palo Alto não é sempre pacífica…

Recentemente, alguns proprietários do Model 3 questionaram a marca de Palo Alto sobre a utilidade de uma câmara apontada para condutor e passageiros no habitáculo dos seus automóveis. Em causa, suspeitas de violação do direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal.

A polémica foi subindo de tom, o que obrigou Elon Musk a pronunciar-se para tranquilizar os clientes. De acordo com o fundador do fabricante norte-americano, nenhum daqueles equipamentos está a funcionar de momento, garantindo que o sistema de gravação de vídeo, que permite a recolha de imagens do interior do veículo, a partir de uma câmara instalada junto ao espelho retrovisor central servirá, no futuro, como complemento à tecnologia de condução autónoma de uma frota de táxis-robot.

A ideia é permitir que os proprietários das viaturas possam monitorizar os passageiros e garantir a existência de registos em situações de má utilização.

Fontes próximas da marca revelaram que o dispositivo tem potencial para oferecer outro tipo de funcionalidades. Musk chegou a considerar que poderia servir para gravar animadas sessões de karaoke ou como suporte para uma tecnologia de reconhecimento facial que permita personalizar automaticamente alguns itens do carro.