A Hyundai Motor Group aposta em força nas potencialidades do hidrogénio, tendo apresentado a sua visão da sociedade do hidrogénio através de novos automóveis e de ofertas tecnológicas que visam reduzir as emissões de CO2.

No fórum digital denominado ‘Hydrogen Wave’ (onda do hidrogénio), o grupo apresentou os seus planos para popularizar o hidrogénio até 2040, procurando posicionar a tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio como uma alternativa aos elétricos a bateria, não só para o setor dos transportes, mas também para o armazenamento de energia.

No entanto, os elétricos a bateria não estão fora da equação, uma vez que este plano contempla ambos os caminhos, sendo o ponto central a eletrificação. No caso do hidrogénio, todos os modelos comerciais (autocarros e camiões de longo curso) deverão ter uma versão ‘fuel cell’ em 2028, sendo este o principal objetivo para a aplicação da tecnologia de hidrogénio numa primeira fase.

No evento, o Grupo anunciou que irá reorientar a sua gama de veículos comerciais a nível global, incluindo na Europa, que neste momento corresponde a 400 mil novas unidades por ano. Serão desenvolvidas versões a hidrogénio de veículos de cinco a sete metros para o mercado de ligeiros comerciais, que deverá ascender a um volume de sete milhões de unidades por ano em 2030.

A visão ‘Hydrogen Vision 2040’ aponta para a utilização do hidrogénio em larga escala em 2040, não só no setor dos transportes, mas também noutras áreas de indústria, procurando que fique disponível ‘Para todos, Para tudo e Em todo o lado’. O grupo está já a trabalhar numa versão melhorada do XCIENT Fuel Cell, o primeiro pesado a hidrogénio produzido em massa.

Terceira geração Fuel Cell

A Hyundai comercializa atualmente modelos a hidrogénio, como NEXO, Elec City Bus e o XCIENT Fuel Cell, que a aplicação da tecnologia pode ainda ser ampliada a outros meios de transporte, como desportivos, transportes aéreos urbanos, robôs, aeronaves e navios. Para acomodar essas ambições, planeia introduzir uma nova geração do seu sistema em 2023, que irá reduzir o preço e o volume com maior durabilidade e potência. Através de evoluções constantes no desenvolvimento, as equipas de engenharia do Grupo Hyundai conseguiram reduzir os custos da pilha de combustível ao longo dos últimos 20 anos. Um novo protótipo da terceira geração foi apresentado neste evento, que será utilizado no sucessor do NEXO, previsto para 2023.

Foram demonstradas duas versões deste pack, um de 100 kW e outro de 200 kW. A versão menos potente viu o tamanho reduzido em cerca de 30% face à versão atual de semelhante potência, podendo assim ser aplicada de forma mais simples em diferentes veículos compactos. Já a versão mais potente foi desenhada para aplicações em veículos comerciais ligeiros e é semelhante em tamanho ao do atual NEXO, mas com o dobro da potência. Nesta terceira geração, o objetivo é incrementar a durabilidade entre 50 a 100%. Nos veículos comerciais, espera-se uma durabilidade acima dos 500 mil quilómetros.

Essas duas unidades poderão ser aplicadas em diferentes aplicações fixas. Um novo ‘Módulo da Unidade de Potência’ pode oferecer uma gama de potências de 500 kW a 1 MW, ao combinar diferentes módulos de 100 kW, sendo assim ideal para utilizar em navios como sistema de emergência ou em companhias de informática.

Diferentes veículos

No ‘Hydrogen Wave’, revelou o conceito de ‘Trailer Drone’, um contentor de transporte a hidrogénio capaz de funcionar de forma autónoma. Com o número de tanques de hidrogénio arrumados de forma inteligente ao perfil da viagem, pode percorrer mais de 1000 quilómetros com uma única carga. As capacidades autónomas não derivam diretamente da tecnologia dos veículos de passageiros, mas tiveram em conta outras necessidades devido às manobras nos terminais de contentores.

Assim, nasceu o ‘Fuel Cell e-Bogie’, um termo que deriva da indústria ferroviária. ‘Bogie’ são subestruturas colocada sob cada carruagem e que, com dois eixos, permitem a movimentação da mesma. No caso do ‘Trailer Drone’, são usados dois ‘e-Bogies’ com sistema próprio de pilha de combustível e direção indepentente às quatro rodas para elevada manobrabilidade. O ‘e-Bogie’ não é exclusivo do ‘Trailer Drone’ e pode ser usado para outras finalidades, como construção, entregas ou serviços de emergência.

Mas, mais interessante em termos automóveis, o Grupo Hyundai revelou também um desportivo a hidrogénio denominado Vision FK, com uma potência máxima de 500 kW, que pode acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de quatro segundos. Com tração traseira, prevê-se uma autonomia superior a 600 quilómetros.

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