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Parque de estacionamento autónomo já funciona em Estugarda

Automated Valet Parking erlaubt es dem Fahrer, sein Fahrzeug per Smartphone so zu manövrieren, dass es selbständig den Weg zu einem Parkplatz und zurück findet. Through Automated Valet Parking, the user can retrieve the vehicle via their smartphone app.

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Imagine ir até a um parque de estacionamento, sair do seu carro e enviá-lo para um espaço livre com apenas um toque no smartphone, não precisando de supervisão humana. Assim que deixamos o veículo no parque ele procura um lugar livre e estaciona de forma autónoma. Posteriormente, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma forma. Esta é a visão que será tornada realidade no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz em Estugarda, fruto de uma parceria tecnológica entre a Bosch e a Daimler.

O serviço automatizado está disponível através de uma app de smartphone e não requer qualquer supervisão. Isto faz com que seja a primeira função de estacionamento SAE de nível 4, sem condutor e totalmente automatizada do mundo a ser oficialmente aprovada para uso diário.

“Esta decisão das autoridades mostra que inovações como o estacionamento autónomo em parques é possível”, afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “A condução e o estacionamento autónomos são blocos de construção importantes para a mobilidade do futuro. O sistema de estacionamento autónomo mostra o quanto já progredimos ao longo deste caminho de desenvolvimento.”

Segurança como prioridade máxima

Desde o início que a principal prioridade da Bosch e da Daimler para o serviço de estacionamento sem condutor era a segurança. Como ainda não existe um processo de aprovação oficial para funções de condução autónoma que não exijam condutor, as autoridades locais – a autoridade administrativa regional de Estugarda e o Ministério de Transportes de Baden-Württemberg – supervisionaram o projeto juntamente com especialistas da autoridade certificadora alemã TÜV Rheinland. O objetivo era avaliar a segurança operacional da tecnologia autónoma e do próprio parque.

O resultado é um conceito abrangente de segurança com critérios apropriados de teste e aprovação que podem ser aplicados a outros projetos do género. Neste projeto, os responsáveis pelo seu desenvolvimento definiram como o veículo sem condutor deteta peões e outros carros e pára de forma segura quando encontra um obstáculo. Estes mesmos especialistas estabeleceram também normas de comunicação seguras entre todos os componentes do sistema e tomaram todas as medidas para garantir que a ativação do sistema é feita de forma completamente segura.

Para que funcione, este processo baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch, instalados no parque de estacionamento, monitorizam o corredor de condução e aquilo que está à sua volta e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no carro converte os comandos da infraestrutura em manobras de direção. Desta forma, os carros podem, inclusivamente, subir e descer rampas para se deslocarem entre os vários andares do parque. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo para imediatamente.

A Bosch e a Daimler começaram a desenvolver o sistema de estacionamento sem condutor e totalmente automatizado em 2015 e, no verão de 2017, o projeto piloto instalado no Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, alcançou um marco importante: a possibilidade de estacionamento automatizado em condições reais, com e sem condutor foi apresentado pela primeira vez.

A obtenção da aprovação final das autoridades significa que as duas empresas poderão testar este serviço inovador de forma real e integrada no dia-a-dia do museu e sem supervisão de qualquer humano.