Prenda de aniversário da Automobili Pininfarina para todos os entusiastas de automóveis desportivos de topo, o Battista Anniversario promete prestações de excelência a partir de uma combinação de quatro motores elétricos para uma potência combinada de 1900 CV. Tudo por um custo desde os 2.6 milhões de euros, um valor que lhe garante, desde logo, uma aura mais exclusiva, tanto mais que apenas serão produzidas cinco unidades.

O Battista Anniversario celebra os 90 anos do momento em que Battista ‘Pinin’ Farina decidiu criar a carroçadora Pininfarina, que se tornou, a dada altura, numa das maiores aliadas da Ferrari na conceção do desenho de alguns dos melhores modelos da marca italiana. Porém, na atualidade, o objetivo da Automobili Pininfarina é criar o carro de estrada mais potente alguma vez fabricado em Itália (será produzido em Turim, no centro de design da marca).

O Battista Anniversario oferece um nível adicional de dinamismo e uma decoração de aniversário especial, sendo cada um dos cinco finalizado com uma combinação de três cores identitárias da marca: Bianco Sestriere (branco), Grigio Antonelliano (cinza) e a Iconica Blu (azul específico da Pininfarina). Esta versão limitada de aniversário recebe também o pacote ‘Furiosa’, disponível para qualquer um dos outros, mas aqui oferecido de série. É composta por um splitter dianteiro em carbono, aletas laterais e um difusor traseiro, com estas partes a disporem de uma decoração combinada entre carbono e azul Iconica Blu com retoques de branco Sestriere.

Além da decoração especial, contam ainda com asa traseira única, ‘lâminas’ na secção traseira e outros detalhes aerodinâmicos que fazem a diferença no dinamismo. A redução do peso suspenso em 10 kg, graças a um novo desenho de jante com porca central, é acompanhada do aumento das jantes traseiras, de 20 para 21 polegadas, o que lhe permite chegar aos 350 km/h de velocidade máxima.

No interior, há bancos especiais com acabamentos em couro negro concebido de forma sustentada e Alcantara também preta. Cada uma das unidades especiais produzidas terá uma placa para assinalar a sua especificidade com a palavra ‘Annniversario’.

Técnica de luxo

Apesar de ser um modelo muito especial e exclusivo, a Automobili Pininfarina garante que este Anniversario partilha da mesma base técnica que o Battista de base, ou seja, um chassis monocoque em fibra de carbono e quatro motores elétricos para 1900 CV de potência e massivos 2300 Nm de binário, transmitidos às rodas por intermédio de um sistema de vetorização de binário evoluído. A aceleração dos zero aos 100 km/h é apresentada como sendo mais rápida do que a de um Fórmula 1, abaixo dos dois segundos, acelerando dos zero aos 300 km/h em menos de 12 segundos.

A autonomia elétrica é de mais de 500 quilómetros, graças a uma bateria de 120 kWh montada dentro de uma moldura em forma de ‘T’ concebida em carbono.

Os ensaios com o novo Battista continuam a decorrer e os primeiros indicadores são bastante positivos, com a marca a revelar que os motores dos protótipos já conseguem obter 80% da sua performance. O desenvolvimento deste novo hiperdesportivo vai ter a participação do ex-piloto de Fórmula 1, Nick Heidfeld, que confessou a sua surpresa com este modelo: “Pilotei os carros de estrada e de pista mais rápidos do mundo, [mas] nunca pilotei nada assim tão poderoso como o Battista. O Battista é mais rápido do que muitos carros de competição, mas não é uma máquina de competição pura”. Incluindo os cinco modelos de aniversário, apenas serão produzidas 150 unidades do Battista.