O Battista Anniversario celebra os 90 anos do momento em que Battista ‘Pinin’ Farina decidiu criar a carroçadora Pininfarina, que se tornou, a dada altura, numa das maiores aliadas da Ferrari na conceção do desenho de alguns dos melhores modelos da marca italiana. Porém, na atualidade, o objetivo da Automobili Pininfarina é criar o carro de estrada mais potente alguma vez fabricado em Itália (será produzido em Turim, no centro de design da marca).
O Battista Anniversario oferece um nível adicional de dinamismo e uma decoração de aniversário especial, sendo cada um dos cinco finalizado com uma combinação de três cores identitárias da marca: Bianco Sestriere (branco), Grigio Antonelliano (cinza) e a Iconica Blu (azul específico da Pininfarina). Esta versão limitada de aniversário recebe também o pacote ‘Furiosa’, disponível para qualquer um dos outros, mas aqui oferecido de série. É composta por um splitter dianteiro em carbono, aletas laterais e um difusor traseiro, com estas partes a disporem de uma decoração combinada entre carbono e azul Iconica Blu com retoques de branco Sestriere.
Além da decoração especial, contam ainda com asa traseira única, ‘lâminas’ na secção traseira e outros detalhes aerodinâmicos que fazem a diferença no dinamismo. A redução do peso suspenso em 10 kg, graças a um novo desenho de jante com porca central, é acompanhada do aumento das jantes traseiras, de 20 para 21 polegadas, o que lhe permite chegar aos 350 km/h de velocidade máxima.
No interior, há bancos especiais com acabamentos em couro negro concebido de forma sustentada e Alcantara também preta. Cada uma das unidades especiais produzidas terá uma placa para assinalar a sua especificidade com a palavra ‘Annniversario’.
Técnica de luxoApesar de ser um modelo muito especial e exclusivo, a Automobili Pininfarina garante que este Anniversario partilha da mesma base técnica que o Battista de base, ou seja, um chassis monocoque em fibra de carbono e quatro motores elétricos para 1900 CV de potência e massivos 2300 Nm de binário, transmitidos às rodas por intermédio de um sistema de vetorização de binário evoluído. A aceleração dos zero aos 100 km/h é apresentada como sendo mais rápida do que a de um Fórmula 1, abaixo dos dois segundos, acelerando dos zero aos 300 km/h em menos de 12 segundos.
A autonomia elétrica é de mais de 500 quilómetros, graças a uma bateria de 120 kWh montada dentro de uma moldura em forma de ‘T’ concebida em carbono.
Os ensaios com o novo Battista continuam a decorrer e os primeiros indicadores são bastante positivos, com a marca a revelar que os motores dos protótipos já conseguem obter 80% da sua performance. O desenvolvimento deste novo hiperdesportivo vai ter a participação do ex-piloto de Fórmula 1, Nick Heidfeld, que confessou a sua surpresa com este modelo: “Pilotei os carros de estrada e de pista mais rápidos do mundo, [mas] nunca pilotei nada assim tão poderoso como o Battista. O Battista é mais rápido do que muitos carros de competição, mas não é uma máquina de competição pura”. Incluindo os cinco modelos de aniversário, apenas serão produzidas 150 unidades do Battista.