/Porsche 911 elétrico não está nos planos imediatos da marca

Porsche 911 elétrico não está nos planos imediatos da marca

A Porsche está determinada em manter o seu ícone intemporal, o 911, longe das motorizações puramente elétricas pelo máximo tempo possível. O CEO da marca alemã, Oliver Blume, revelou à Bloomberg que o desportivo mais conhecido da Porsche não deverá conhecer uma versão elétrica no futuro próximo, embora deixe a porta aberta à eletrificação através dos sistemas híbridos.

Objeto de paixão para muitos dos indefetíveis da Porsche, o 911 assume um estatuto de ícone que a própria marca reconhece, mantendo uma linha intemporal ao longo dos tempos. Mas, com a chegada em força da eletrificação, a possibilidade de surgir um 911 elétrico ganhou contornos realistas, mesmo que Blume confirme agora que isso não está a ser considerado pela marca de Estugarda.

“Deixem ser claro, o nosso ícone, o 911, vai ter um motor de combustão interna durante muito tempo. O 911 é um conceito de carro que está preparado para um motor de combustão interna. Não é útil combiná-lo com a mobilidade puramente elétrica. Acreditamos em carros desenhados especificamente para a mobilidade elétrica”, é citado naquele site, deixando assim entender que o conceito de motor de combustão interna no 911 tem futuro, mesmo num mundo em que os elétricos tenderão a ser massificados.

Com o Taycan já nas estradas como primeiro elétrico de nova geração (recorde-se que os elétricos não são propriamente inéditos na Porsche, embora seja preciso retroceder aos seus primórdios para encontrar outro do mesmo género), Blume admite que há espaço para um modelo que se poderia considerar paralelo ao 911, mesmo que não na sua aura.

Porém, se a transição para uma motorização 100% elétrica poderá não estar para breve, a possibilidade de o 911 vir a contar com uma versão híbrida não é descabida, “um híbrido orientado para a performance, por exemplo, com um sistema de 400 volts para o nosso motor elétrico. É mais ou menos a nossa ideia para continuarmos com o 911”.