Aproveitando a sua presença no Salão de Los Angeles, a Porsche não fez por menos e não só apresentou a nova geração do 911, como também revelou ao mundo a versão 911 GT2 RS Clubsport com motor de 700 CV.

Com decoração especial a honrar o legado de competição da marca alemã, este 911 GT2 RS Clubsport foi pensado para utilização em pista, com um motor boxer de seis cilindros de 3.8 litros bi-turbo com 700 CV de potência e diversos componentes desenvolvidos para a pista. A sua base técnica é a do 911 GT2 RS de geração 991.2. A potência é entregue às rodas traseira através de uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Além da decoração, este Porsche demarca-se pela gigantesca asa traseira e pelas diversas aplicações concebidas para competição, como os para-choques dianteiros com entradas de ar mais generosas, a par de para-choques traseiro com difusor incluído. Os pneus, também específicos, escondem um sistema de travagem reforçado com discos dianteiros de 390 mm e traseiros de 380 mm para potência de paragem reforçada.

Fruto da redução de componentes, o 911 GT2 RS Clubsport apresenta um peso base de 1390 kg, tendo a Porsche recorrido a fibra de carbono (CFRP) para a produção do tejadilho (com saída de emergência), capot dianteiro e tampa traseira, além de célula de combustível de categoria FT3 com 115 litros de capacidade, o qual é reabastecido a partir do capot dianteiro. Também a asa traseira é concebida neste material de elevada resistência e baixo peso. O ar condicionado, no entanto, não foi suprimido, ao contrário de outras mordomias.

Para manter a aura dinâmica, a marca aplicou neste 911 o seu sistema de controlo de estabilidade PSM e sistemas de controlo de tração e de ABS, todos eles com ajuste a gosto do piloto. A imersão no ambiente de competição é reforçado pelo volante amovível em carbono, que se associa a mostradores digitais e uma ‘jaula’ de segurança complementada com bancos específicos da Recaro com cintos de seis pontos.

“Nos próximos anos, os nossos clientes vão poder competir com o seu GT2 RS Clubsport não só em track-days, mas também em eventos motorizados internacionais. Estamos neste momento a levar a cabo conversações muito produtivas com a organizadora de corridas, a SRO [Stéphane Ratel Organisation]”, referiu Frank-Steffen Walliser, diretor da Porsche para o desporto automóvel.

Com um preço de 405.000€ (sem impostos), este modelo apenas terá 200 exemplares produzidos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.