A Porsche prossegue com as suas comemorações do 60º aniversário, apresentando agora uma edição especial do 911 pensada para oferecer o máximo prazer de condução, o 911 S/T, limitada a apenas 1963 exemplares.

Concebido com um design de baixo peso e desenvolvido para uma experiência de condução purista, o motor do 911 GT3 RS de 525 CV surge pela primeira vez acoplado a uma transmissão manual, naquela que é mais uma concessão dos engenheiros de Weissach face aos desejos dos entusiastas da condução mais dinâmica.

A edição de aniversário une os pontos fortes do 911 GT3 com Pacote Touring e os do 911 GT3 RS, combinando o motor boxer atmosférico de 4.0 litros de 525 CV, utilizado no 911 GT3 RS, com uma transmissão manual de relações curtas. O 911 S/T pesa apenas 1380 kg (peso em vazio, incluindo fluidos), o que faz com que seja a versão mais leve da geração 992.

O Pacote Heritage Design, disponível como opcional, é inspirado na versão de competição do 911 S do final da década de 1960, início da década de 1970. A denominação confere a este 911 S/T o estatuto de descendente de uma versão da primeira geração do 911 que era focada na performance. A partir de 1969, a Porsche passou a oferecer uma versão especial de competição do 911 S. Internamente, era denominado 911 ST. As modificações no chassis, jantes, motor e carroçaria melhoravam significativamente a aceleração, travagem, tração e a aderência em curva. Nesta versão ainda não eram utilizadas as asas traseiras de grandes dimensões e outros apêndices aerodinâmicos. É, pois, nesse espírito original do 911 S (ST) que o novo 911 S/T se baseia.

Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco do desenvolvimento do 911 S/T não foi a utilização em circuito, mas sim as deslocações em estradas públicas.

Baixo peso desde as asas até à embraiagem

Entre outras soluções, o 911 S/T beneficia da experiência da Porsche na conceção e produção de componentes de baixo peso. O capot, o tejadilho, os guarda-lamas e as portas, com as impressionantes entradas de ar, são fabricados em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O mesmo é aplicado à célula de segurança, à barra estabilizadora do eixo traseiro e ao elemento de reforço do eixo traseiro.

De série, a Porsche equipa a versão de aniversário com jantes em magnésio, o sistema PCCB, uma bateria de iões de lítio de baixo peso e vidros ligeiros. Com isolamento reduzido, a supressão do eixo traseiro direcional e a redução de peso da unidade motriz, o 911 S/T atinge um peso em vazio de apenas 1380 kg, sendo 40 kg mais leve do que o 911 GT3 Touring com caixa manual.

Noutro âmbito, a Porsche Design criou em exclusivo para os clientes do 911 S/T o Chronograph 1 – 911 S/T. Com caixa em titânio, este relógio segue o princípio de construção de baixo peso da nova edição especial e purista do 911. O coração do cronógrafo é o Porsche Design WERK 01.240 com certificação COSC e função flyback. É acionado por um rotor com o design da jante em magnésio do 911 S/T. Este Chronograph 1 – 911 S/T está disponível por 12.352 euros.

Os engenheiros da Porsche desenvolveram, em exclusivo para o 911 S/T, uma nova embraiagem de baixo peso. Em conjunto com um volante monomassa, reduz o peso da massa rotativa em 10,5 kg. Isto melhora a capacidade de resposta do motor boxer atmosférico que aumenta a rotação de forma mais rápida e direta.

Acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades com relações mais curtas do que no 911 GT3, o 911 S/T acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos, com a velocidade máxima estabelecida nos 300 km/h. O escape desportivo de baixo peso faz parte do equipamento de série e torna a experiência auditiva mais intensa.

O 911 S/T é o único 911 da atual geração a combinar um design de eixo dianteiro com braços duplos e eixo traseiro multibraços sem função de eixo traseiro direcional. Os amortecedores e os sistemas de controlo foram ajustados em conformidade.

No capítulo da aerodinâmica, o 911 S/T também foi otimizado para as estradas públicas e não para o circuito. O modelo de aniversário está equipado de série com um “Gurney flap” na asa traseira extensível. O equipamento de série inclui também jantes em magnésio de 20 polegadas (à frente) e 21 polegadas (atrás), com aperto central. Os pneus desportivos com 255/35 ZR 20 oferecem um elevado nível de aderência ao eixo dianteiro. No eixo traseiro, o 911 S/T está equipado com pneus desportivos com 315/30 ZR 21.

No interior, as bacquets em CFRP são igualmente de série. Contudo, os Bancos Desportivos Plus, ajustáveis em quatro vias, estão disponíveis como opção sem custos adicionais. O painel de instrumentos e o relógio do Pacote Sport Chrono têm acabamento num esquema de cores clássico da Porsche, em Verde. O 911 S/T pode também receber o exclusivo Pacote Heritage Design, disponível como opcional.

A nova cor exterior Azul Shore Metalizado e as jantes em cor Ceramica são exclusivas para esta elegante edição. Nas portas pode ser aplicado, mediante pedido, um número de ‘0’ a ‘99’, bem como uma película decorativa. O Escudo Porsche clássico do 911 original que adorna o capot, os centros das jantes, o volante, os encostos de cabeça e a chave do veículo, sublinha as raízes históricas do 911 S/T.

O interior apresenta os centros dos bancos em tecido em Cognac Clássico com faixas em Preto, mais uma homenagem ao passado. Os acabamentos em pele semi-anilina bicolor em Preto/Cognac Clássico com elementos alargados em Pele, revestimento do tejadilho perfurado em Dinamica e outros elementos da Porsche Exclusive Manufaktur completam o pacote. O logótipo Porsche e a designação 911 S/T na traseira são em Dourado.

O novo 911 S/T já pode ser encomendado, com o preço a começar nos 372.048 euros. O Pacote Heritage Design 60 Years 911 custa 18.093 euros.

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