A Porsche apresentou a versão mais potente de sempre do Cayenne, com 739 CV obtidos a partir de uma motorização híbrida de última geração com base em mecânica V8. A versão está disponível nas carroçarias SUV tradicional e SUV coupé.

O Cayenne Turbo E-Hybrid surge como novo topo de gama, que se diferencia pelas prestações desportivas mais extremas, mas também pela eficiência, tratando-se de um híbrido plug-in que oferece maior autonomia elétrica e maior rapidez de carregamento graças à evolução do sistema PHEV.

A grande ‘estrela’ deste Cayenne é o sistema motriz híbrido que combina um motor V8 biturbo de 4.0 litros com 599 CV com uma máquina elétrica de 130 kW/176 CV para uma potência combinada de 739 CV e binário máximo de 950 Nm.

O desempenho do Cayenne Turbo E-Hybrid justifica o seu estatuto de topo de gama. A nova versão acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h.

Quando comparado com o seu antecessor, o novo Cayenne Turbo E-Hybrid melhora a autonomia elétrica e reduz os tempos de carregamento. A bateria de alta tensão instalada sob o piso do compartimento de carga, dispõe agora de capacidade aumentada para 25.9 kWh, o que lhe autoriza uma autonomia elétrica de até 82 quilómetros (em ciclo WLTP urbano). O novo carregador de bordo de 11 kW reduz o tempo de carregamento numa wallbox ou numa estação pública adequada para menos de duas horas e meia, apesar do aumento de capacidade da bateria.

O novo Cayenne Turbo E-Hybrid está equipado de série com suspensão pneumática adaptativa que inclui a nova tecnologia de duas câmaras e duas válvulas. Este sistema permite ajustar separadamente as fases de ressalto e compressão da suspensão. Assim, a tecnologia aumenta o conforto e a segurança, enquanto oferece um espetro ainda mais alargado entre as configurações de suspensão dos modos Comfort a Sport Plus.

O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também faz parte do equipamento de série do Cayenne Turbo E-Hybrid, ao passo que o sistema Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e o eixo traseiro direcional estão disponíveis como equipamento opcional.

Duas carroçarias e Coupé com Pacote GT

Tal como a restante gama, também o Cayenne Turbo E-Hybrid estará disponível em duas carroçarias – SUV e SUV coupé. As duas variantes possuem um estilo distinto na secção dianteira reservado aos modelos Turbo, com entradas de ar aumentadas e destacadas pelas lâminas em preto brilhante. As extensões das cavas de roda e o para-choques traseiro em cor exterior sublinham ainda mais o sentido desportivo destas versões. As saídas de escape duplas em aço inoxidável escovado e as pinças de travão em Vermelho são outras características que distinguem as versões Cayenne Turbo E-Hybrid.

No interior, as inserções em alumínio no tablier e nas portas realçam o foco na performance. O revestimento do tejadilho é em Race-Tex. O equipamento de série inclui o volante desportivo GT, aquecido, com botão rotativo para a seleção dos modos de condução, bem como os bancos desportivos em pele com regulação em 18 vias. Os bancos Comfort em Pele com regulação em 14 vias estão disponíveis como opcional.

O novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid também beneficia de todas as novidades introduzidas na renovação do modelo apresentada no início de 2023. Estas incluem o novo painel de instrumentos digital com design curvo e opções de visualização variáveis, uma consola central redesenhada e o opcional ecrã do passageiro dianteiro. Os faróis LED HD Matrix – de série nos modelos Turbo E-Hybrid – oferecem um maior conforto e segurança à noite.

Nota ainda para o Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT para um carácter ainda mais desportivo, inspirando-se no Cayenne Turbo GT, versão focada na performance em estrada que já não é oferecida em em mercados como o português. Todos os sistemas de chassis e controlo, incluindo a suspensão pneumática, receberam uma afinação específica. A distância ao solo é reduzida em 10 mm. Os rolamentos específicos do GT aumentam a curvatura do eixo dianteiro em 0,58 graus e, em combinação com as rodas dianteiras mais largas, permitem uma resposta ainda mais dinâmica em curva, uma maior precisão geral da direção e uma aderência ao solo superior.

Os travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) também fazem parte do equipamento de série no Pacote GT. As qualidades dinâmicas do Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé podem ainda ser melhoradas com alguns opcionais como os Pneus Performance para as jantes GT Design de 22”, PDCC e eixo traseiro direcional.

No exterior, o Pacote GT destaca-se pela sua secção dianteira específica com detalhes em preto, extensões das cavas de roda em preto, asa do tejadilho com placas laterais em carbono, saídas de escape centrais do sistema de escape em titânio do Turbo GT e difusor traseiro em carbono. O tejadilho é também em fibra de carbono. O Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT acelera dos zero aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 305 km/h.

Esta é a segunda de três opções híbridas que a Porsche vai introduzir durante o ano de 2023. Já pode ser encomendado, com um preço base de 212.528€ em Portugal. Na versão Coupé o preço arranca nos 216.095€. No que diz respeito ao Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT, que começa nos 250.538€, a disponibilidade é limitada aos mercados onde o Cayenne Turbo GT já não está disponível devido aos regulamentos locais.