A gigante norte-americana da aviação e o fabricante alemão de automóveis desportivos anunciaram parceria estratégica para o desenvolvimento e produção do carro voador do futuro.

Segundo um estudo da Porsche Consulting, o mercado de mobilidade aérea nas grandes metrópoles crescerá a partir de 2025, com a introdução de propostas alternativas mais rápidas e eficientes para o transporte de passageiros. E, quando acontecer, o emblema de Estugarda quer posicionar-se na linha da frente, desde logo com parcerias estratégicas com ‘players’ principais no segmento da aviação.

Esta semana, Porsche e Boeing assinaram um acordo para explorar o mercado ‘premium’ de mobilidade urbana, o primeiro passo na caminhada que aponta para a expansão do tráfego das movimentadas artérias das cidades para o espaço aéreo. Sinergia que beneficiará as duas empresas que, como revela a Porsche em comunicado, «aproveitarão os seus pontos fortes e o seu conhecimento exclusivo do mercado para estudar o futuro dos veículos de luxo de mobilidade urbana».

«A Porsche quer expandir o seu âmbito como fabricante de veículos desportivos e tornar-se uma marca líder em mobilidade ‘premium’. A longo prazo, isso pode significar a entrada numa terceira dimensão do transporte», diz Detlev von Platen, membro do Conselho de Administração da Porsche AG.

Já Steve Nordlund, diretor-geral da Boeing NeXt, sublinhou que esta colaboração amplia os esforços da marca no sentido de «desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente, e oferece uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento de um veículo premium de mobilidade urbana aérea juntamente com uma marca automóvel líder».

No terreno, as divisões Porsche Engineering Services GmbH e a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing para o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas, desenvolvem o primeiro protótipo conjunto de um veículo elétrico com descolagem e aterragem verticais.