Porsche Macan: Renovado para manter sucesso entre os SUV

25/07/2018

A Porsche desvendou o renovado Macan no Salão de Xangai, aquele que é um dos principais mercados para a marca germânica.

Lançado em 2014, o bem-sucedido SUV compacto tem sido um dos pilares do sucesso da Porsche nestes últimos anos, recebendo agora uma atualização de visual e de tecnologia integrada, que replica muitas das soluções apresentadas no Panamera e no Cayenne. Por enquanto, o modelo apresentado e estas especificações são apenas aplicáveis ao mercado chinês, esperando-se para depois o surgimento das variantes destinadas ao Velho Continente.

De acordo com a marca, o novo Macan “mantém-se fiel ao ADN Porsche no design, com uma faixa de luz tridimensional na traseira”, enquanto na dianteira apresenta como grande novidade a inclusão de tecnologia LED de série.

As inovações mais marcantes no interior do veículo incluem o ecrã de 11” do novo Porsche Communication Management (PCM), as saídas de ar redesenhadas e reposicionadas e o familiar volante desportivo GT do 911. O PCM permite o acesso a novas funções digitais, como o controlo inteligente por voz e a navegação online, ambos oferecidos de série. A gama de equipamentos de conforto do veículo foi também alargada para incluir o assistente de engarrafamento, o ionizador e o para-brisas aquecido.

Imagem mais Porsche

Poderão parecer diminutas, mas as alterações no exterior do Macan são bem numerosas, sobretudo quando se olha para a traseira deste SUV, visando assim ficar mais perto do ADN histórico de modelos como o 911 ou o 918. O tópico da iluminação desempenha um papel essencial: o novo Macan está equipado, de série, com faróis com tecnologia LED. O sistema de iluminação de elevada qualidade com um design tridimensional pode ser otimizado, em opção, com o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS), que pode controlar a distribuição de luz de forma adaptativa.

a carregar vídeo

A dianteira do Macan foi trabalhada de forma meticulosa, por isso parece ainda mais larga, enquanto a renovação da traseira segue o design esguio do seu predecessor. A faixa de luz tripartida com iluminação tridimensional em LED representa outro elemento de design tipicamente Porsche. O design de quatro pontos nas luzes de travão reflete a identidade da marca.

Novas opções: volante desportivo GT e ionizador

A ligação ao 911 é consolidada no interior do novo Macan com o opcional volante desportivo GT. O seletor de modos com o botão Sport Response integrado no volante é também apresentado no Macan como parte do opcional Pacote Sport Chrono. A Porsche estendeu a lista de opções de conforto para incluir o para-brisas aquecido e o ionizador para melhor qualidade do ar no interior.

Novas cores exteriores como o “Azul Miami”, “Verde Mamba Metalizado”, “Prata Dolomite Metalizado” e “Crayon” combinadas com novos pacotes para o interior aumentam o leque de opções disponíveis.

Mais tecnologia, mais segurança

Além do visual, a Porsche aproveitou esta atualização como oportunidade para alargar a gama de sistemas de assistência no Macan. O novo assistente de tráfego, incluindo cruise control adaptativo, com ativação a partir dos 60 km/h, permite não só a aceleração e travagem parcialmente automatizadas – como assiste também com a direção numa situação de tráfego intenso ou de trânsito lento.

Já o novo Porsche Communication Management (PCM) oferece conetividade total e numerosas funcionalidades digitais. Acima da típica consola central ascendente da Porsche surge um ecrã tátil full-HD, alargado das sete para as onze polegadas, perfeitamente integrado no redesenhado painel de instrumentos. Tal como no Panamera e no Cayenne, a interface do utilizador no sistema de infoentretenimento pode ser personalizada através de mosaicos pré-definidos. As saídas de ar foram também redesenhadas e estão agora posicionadas abaixo do ecrã central.

O Macan surge equipado de série com módulo Connect Plus, que lhe oferece total conectividade. Este módulo assegura várias funções digitais e serviços, como controlo inteligente por voz e informação de tráfego em tempo real, parte integrante do sistema de navegação online, também de série. Um dos elementos chave deste sistema é a ligação “Here Cloud”, a qual oferece informação de tráfego baseada na tecnologia de última geração de partilha de dados. Utilizando a nova app Offroad Precision, é também possível registar e analisar experiência de condução fora de estrada com o Macan.

Chassis otimizado com novas jantes e pneus

Segundo a Porsche, procederam-se a “afinações no chassis [que] aperfeiçoam a neutralidade, mantendo a estabilidade e aumentando o conforto”. Característica singular, o Macan continua a disponibilizar pneus mistos com diferentes medidas nos eixos dianteiro e traseiro. Isso permite ao condutor tirar proveito do sistema inteligente de tração integral, Porsche Traction Management (PTM), no comportamento dinâmico. Existem ainda novos pneus (para maior prazer de condução) e novas jantes de 20” e 21”.

Quanto a motores, apenas serão revelados numa fase posterior, prevendo-se que conte com unidades de quatro e de seis cilindros sobrealimentadas com eficiência redobrada para terem já em conta a norma de emissões WLTP, que entra em vigor no dia 1 de setembro de 2018.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.