Há quem duvide das capacidades desportivas das grandes berlinas como o Porsche Panamera, mas esses modelos podem também ser máquinas dinâmicas de elevada competência. O recorde no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife para modelos do segmento executivo para o Panamera Turbo é disso prova.
Mesmo antes da sua estreia mundial, ao volante de um modelo de produção ligeiramente camuflado, o piloto de testes da Porsche Lars Kern, completou uma volta ao conhecido ‘Inferno Verde’, numa distância de 20.832 quilómetros, em exatamente 7m29,81s. Na classificação oficial do Nürburgring, este tempo, certificado por um notário, significa um novo recorde na categoria de “automóveis executivos”.
“Os aperfeiçoamentos realizados no chassis e conjunto motriz do novo Panamera foram sempre evidentes durante esta volta, naquele que é reconhecido como o circuito mais exigente do mundo”, reconhece Kern, apontando mudanças de chassis importantes para uma elevada precisão direcional nas muitas e variadas curvas do Nordshcleife, assim como a aderência proporcionada pelos novos pneus Michelin.
Com uma temperatura ambiente de 22 graus Celsius (34 graus Celsius na pista), Lars Kern iniciou a volta às 13:49 horas do dia 24 de julho de 2020 e cruzou a linha da meta 7m29,81s depois. O Panamera que estabeleceu o recorde estava equipado com bancos de competição e célula de segurança para proteção do piloto. O notário confirmou também o estatuto de produção em série da camuflada berlina de quarto portas, que irá fazer a sua estreia mundial no final de agosto. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, especialmente desenvolvidos para o Panamera e utilizados para a volta recorde, vão estar disponíveis em opção depois do lançamento no mercado.
O tempo obtido pelo novo Panamera é Cerca de 13 segundos mais rápido do que o do seu antecessor.
Em 2016, Lars Kern já tinha completado o circuito na região de Eifel com um tempo de 7m38,46s ao volante de um Panamera Turbo com uma potência de 550 CV – este tempo foi alcançado na habitual distância utilizada naquela época para estas tentativas, ao longo de 20,6 quilómetros. Por outras palavras, sem uma secção de 200 metros do circuito mais longo.
De acordo com os novos estatutos da Nürburgring GmbH, o tempo da volta foi agora registado ao longo de todo o Nordschleife numa distância de 20.832 km. Para comparação: Lars Kern e o novo Panamera passaram a marca dos 20.6 km aos 7m25,04s. Juntos, conseguiram agora ser 13 segundos mais rápidos do que há quatro anos.







































