Porsche inspira-se no clássico: 911 Speedster Concept é ‘prenda’ dos 70 anos

10/06/2018

Aproveitando o seu 70º aniversário, a Porsche revelou uma surpresa na forma do 911 Speedster Concept, um descapotável desportivo que foi pensado como uma ligação evocativa entre o primeiro Porsche 356 ‘No 1’ Roadster (com homologação no dia 8 de junho de 1948) e os modelos atuais. Um dos focos deste modelo descapotável é mesmo a “condução pura”.

A tecnologia sob a carroçaria de dois tons do concept deriva dos atuais modelos GT. Foi desenvolvido no Porsche Motorsport Centre, berço do 911 GT2 RS e, mais recentemente, do GT3 RS. O 911 Speedster Concept assinala a sua estreia mundial como parte das celebrações oficiais do aniversário ‘70 anos dos automóveis desportivos Porsche’, em Zuffenhausen.

A marca explica que este 911 Speedster Concept oferece um vislumbre de “uma potencial versão de produção em série”, ainda que possa não ser apresentada até 2019. A decisão de uma eventual passagem à produção será tomada ao longo dos próximos meses.

As características do 911 Speedster Concept incluem o reduzido friso do vidro com um parabrisas mais inclinado e correspondentes janelas laterais mais pequenas. A cobertura traseira especial com fios em fibra de carbono, colocada atrás dos bancos dianteiros, cobre a estrutura de proteção anti-capotamento e apresenta-se com uma “dupla bolha”, um elemento tradicional de design desde o 911 Speedster de 1988.

Duas ‘lâminas’ contrastantes em preto por entre as ‘bossas’ acrescentam um toque aerodinâmico, e o defletor de vento transparente em Plexiglass inclui o logótipo ‘70 years of Porsche’ gravado.

Como no original histórico, o 911 Speedster Concept inclui também uma cobertura de construção ligeira ao invés de uma capota convencional. Esta cobertura protege o interior do automóvel da chuva quando estacionado, sendo fixa por oito cintas Tenax.

Os princípios da construção ligeira da filosofia Speedster continuam através do interior, onde a navegação, o autorrádio e o sistema de ar condicionado foram todos eliminados. As bacquets integrais são em carbono, revestidas em pele castanha Cognac 356 e vão buscar caraterísticas dos predecessores clássicos.

A carroçaria é emprestada pelo 911 Carrera 4 Cabriolet, ainda que os guarda-lamas, o capot dianteiro e a cobertura traseira sejam feitos em fibra de carbono. A pintura nas tradicionais cores Prata GT e Branco é inspirada na competição, assim como muitos dos outros detalhes trabalhados, tal como o bocal do depósito de combustível ao estilo anos 50, colocado ao centro do capot dianteiro, a clássica forma Talbot dos espelhos retrovisores exteriores ou o design único dos faróis.

Nota, ainda, para a superfície transparente e opaca das coberturas dos faróis, os quais produzem um efeito tipo cruzado, acenando a uma prática prevalente doutra era do desporto automóvel, quando os faróis originais eram tapados antes das corridas para estarem protegidos das pedras projetadas e para prevenir que estilhaçassem.

Tecnicamente, o chassis deriva, essencialmente, do 911 GT3, com detalhes polidos em trevo nas imponentes jantes Fuchs de 21”. É a primeira vez que estas jantes são apresentadas com dispositivo de aperto central. Os engenheiros evoluíram o sistema de escape com saídas em titânio e a transmissão, que inclui uma caixa manual de seis velocidades. O motor Boxer de seis cilindros deste concept minimalista desenvolve mais de 500 CV e atinge 9000 rpm.

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