A nova geração de veículos elétricos do segmento de luxo terá por base uma arquitetura desenvolvida especificamente para o efeito, sendo escalável em todas as vertentes para utilização em várias séries de modelos. A distância entre eixos, a largura dos eixos, bem como todos os restantes componentes do sistema, especialmente as baterias, variam graças ao design modular. Desta forma, o conceito do veículo é otimizado para cumprir todos os requisitos de uma família de modelos elétricos que se pretende expandir no futuro.
Recorde-se que o EQC, apesar de ser, factualmente, o primeiro modelo da marca a ser criado sob a submarca EQ, contava com uma plataforma adaptada do SUV GLA, alterada para acomodar os elementos motrizes, como a bateria e o motor, acabando por não tirar total partido das potencialidades da tecnologia elétrica em termos de habitabilidade ou arrumação.
O primeiro a nascer com base no novo ‘berço’ elétrico é o EQS, berlina de luxo que está a ser desenvolvida a passos largos para um lançamento em 2021. De acordo com a marca alemã, o EQS terá autonomias até 700 quilómetros (no protocolo WLTP), posicionando-se, em termos de requinte e luxo, no mesmo patamar do emblemático Classe S.
Paralelamente, a Mercedes-Benz mantém em curso a sua estratégia de projetar os seus veículos e instalações de modo a fabricar flexivelmente diferentes modelos nas mesmas linhas de produção.
Estilo progressivoO concept car Mercedes-Benz Vision EQS forneceu indicações sobre o design progressivo do futuro EQS em setembro de 2019. Os protótipos camuflados que estão a ser testados também permitem antever características-chave a nível de design que são revolucionárias para o segmento de luxo, como o habitáculo avançado ou o estilo coupé arqueado.
O EQS encontra-se atualmente nas últimas fases dos testes, incluindo a realização de ensaios no Centro de Testes e Tecnologia em Immendingen. A validação sistemática do veículo no seu todo serve para garantir os elevados padrões de qualidade da marca alemã. O processo inclui exigentes testes de inverno na Escandinávia, testes ao chassis e à cadeia cinemática em pistas de ensaios, estradas públicas e no circuito de testes de alta velocidade em Nardo, bem como os testes integrados de todo o veículo sob o calor do sul da Europa e do sul de África. Atualmente estão também a ser realizados testes de estrada na China e nos EUA.
Contudo, esse será apenas o primeiro de uma nova família de elétricos, estando já confirmados modelos adicionais como o EQS SUV, o EQE berlina e o EQE SUV, numa replicação da estratégia de modelos que a Mercedes-Benz tem com os seus Classe S e GLS e Classe E e GLE.
Ao mesmo tempo, a empresa irá continuar a eletrificar as plataformas mais bem-sucedidas. Além do EQC SUV de média dimensão e o EQV totalmente elétrico, os clientes no segmento de modelos compactos podem contar com dois modelos SUV totalmente elétricos, o EQA e o EQB. O design progressivo identifica-os como membros da gama de produtos totalmente elétricos. A produção do EQA será iniciada antes do final deste ano.
O equipamento tecnológico caracterizado pelas revolucionárias soluções da Indústria 4.0 é um fator-chave para a flexibilidade. Graças a estruturas altamente flexíveis, todas as fábricas podem produzir veículos com diferentes tipos de cadeias cinemáticas e, desta forma, responder rapidamente às variações da procura nos mercados.
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