/Primeiro smart de nova geração terá nome inédito na marca

Primeiro smart de nova geração terá nome inédito na marca

Os novos smart terão uma identidade completamente renovada, não só no estilo e tecnologia, mas também na denominação. A marca revelou que o seu primeiro modelo elétrico de nova geração – nascido da parceria entre a Geely e a Mercedes-Benz – será denominado #1, criando-se a partir daqui a respetiva linhagem.

Com a renovação da marca, produto e modelo de negócio, a smart entrou numa nova era de desenvolvimento. Inspirado fortemente pelo concept #1 revelado no Salão de Munique, no ano passado, o primeiro modelo da nova gama, o novo smart #1, concluiu recentemente os testes aerodinâmicos e de inverno.

Com a combinação do símbolo cardinal (‘#’) com um número, a smart cria uma nomenclatura para a família da nova geração de veículos totalmente elétricos. Atualmente utilizado para apontar os temas mais falados nas redes sociais, o símbolo ‘#’ é sinónimo de tendência na era digital – o que é bastante apropriado já que desde o lançamento do primeiro automóvel no já longínquo Salão de Frankfurt de 1997, a smart causou um forte impacto com a criação de um pequeno automóvel que revolucionou a indústria automóvel.

“Como primeiro produto a ser lançado após o rebranding da marca, o smart #1 combina na perfeição a tecnologia de condução elétrica e a qualidade premium. Estou certo de que o smart #1 irá entusiasmar os futuros clientes, tanto na China como na Europa, definindo novas tendências de mobilidade urbana e originando experiências poderosas por onde quer que passe”, explica Daniel Lescow, Vice-Presidente de Vendas Globais, Marketing e Pós-Vendas da smart.

A denominação, de resto, surge até aplicada na camuflagem dos modelos de testes utilizados pela marca.

A importância da aerodinâmica

Desenhado pela equipa global de design da Mercedes-Benz, o smart #1 apresenta um visual exterior elegante, num equilíbrio que a marca aponta de perfeito entre a estética e a aerodinâmica. Os puxadores das portas ocultos, o pacote aerodinâmico altamente eficaz, bem como o sistema AGS (Active Grille Shutter), contribuem para elevar o desempenho aerodinâmico. A resistência ao vento e ruído foram significativamente otimizadas, o que contribui para uma maior eficiência energética, conforto e autonomia.

O Instituto Chinês de Investigação de Engenharia Mecânica (China Automotive Engineering Research Institute), em Chongqing, é o centro de testagem mais avançado de aerodinâmica automóvel do país, e um dos principais a nível mundial. Aqui, o smart #1 obteve um desempenho de coeficiente aerodinâmico de apenas 0,29, uma conquista de elevado nível, sobretudo quando comparado com os seus concorrentes SUV no mesmo segmento.

Trata-se de um valor importante, uma vez que o coeficiente aerodinâmico é o elemento principal que influencia o consumo de energia, alcance, ruído de vento e a estabilidade a alta velocidade.

Sem medo do gelo e da neve

Mas nem só no laboratório se põem à prova os atributos deste novo smart. A equipa de desenvolvimento levou o #1 ao extremo Norte da China, até um dos centros de testagem mais frios do mundo, com temperaturas de cerca de -40 ºC, no qual o smart #1 revelou resistência ao frio extremo, de acordo com a marca, valendo-se do avançado sistema de controlo de temperatura da bateria que assegura o seu funcionamento em pleno.

Adicionalmente, os clientes podem pré-definir o horário de condução através da APP smart ou do painel de controlo do smart #1, de forma a pré-aquecer automaticamente a bateria, e assim garantir uma eficiência otimizada do carregamento e da potência. Adicionalmente, os puxadores ocultos das portas estão equipados com funções de quebra-gelo, de forma a funcionarem mesmo quando o carro está coberto com uma camada fina de gelo.

O smart #1 foi, ainda, submetido a complexos testes de estrada com neve e gelo, em condições semelhantes à condução urbana diária de inverno. Com um robusto sistema ESP desenvolvido pela Bosch e pela motorização totalmente elétrica, o novo smart #1 promete uma combinação elaborada de conforto de condução, estabilidade, aceleração e desempenho de travagem.