A Fiat deu o pontapé de saída para a produção do novo 600e, novo modelo elétrico da gama italiana que sai das linhas de montagem de Tychy, na Polónia. A primeira unidade ‘nasceu’ a 7 de setembro, na variante topo de gama La Prima e na cor laranja ‘Sun of Italy’.

O novo Fiat 600e coloca-se a meio caminho entre os segmentos B e B-SUV, tirando partido das competências da eletrificação para oferecer uma experiência de condução mais sustentável e, também, enérgica, pautando-se também pelo desejo de não mais oferecer cores monótonas na sua palete de cores, como o cinzento.

O modelo dispõe de uma autonomia de mais de 400 quilómetros no ciclo combinado WLTP (mais de 600 quilómetros no ciclo urbano) e recorre ainda a funcionalidades de segurança de última geração.

O novo 600e conta com um estilo aproximado ao do 500e de nova geração, mas adota postura mais arrojada, com elementos como os faróis com tecnologia LED, jantes de 18 polegadas, interior com ecrã tátil central de 10.25 polegadas, túnel central modular para pequenos objetos, bagageira com 360 litros de capacidade e maior habitabilidade.

A fábrica de Tychy iniciou a atividade em 1975 como fabricante da marca Fiat e atualmente adota um sistema de três turnos, empregando mais de 2000 pessoas. O seu portefólio de produtos inclui modelos que ganharam o prestigiado prémio European Car of the Year, como o Jeep Avenger em 2023, o Fiat 500 em 2008 e o Fiat Panda em 2004.