A eletrificação está em marcha na Audi e a marca prepara o alargamento da sua gama de modelos elétricos com o Q4 Sportback e-tron, que chegará aos mercados europeus no próximo ano, como derivação do já conhecido Q4 e-tron Concept, apresentado no ano passado. Assumirá, também, uma posição decidida na digitalização da marca alemã, que aproveita muitas das sinergias com as outras marcas do Grupo Volkswagen, a começar pela plataforma, neste caso com recurso à arquitetura MEB, destinada a modelos 100% elétricos.
Além disso, o Q4 Sportback e-tron aposta na vertente emocional da eletrificação, com linhas de fusão entre um SUV e um coupé, resultando num SUV Premium compacto com foco na oferta de uma experiência de condução mais dinâmica e com mais espaço a bordo resultante de uma reformulação técnica proporcionada pela tipologia elétrica que liberta espaço a bordo para os passageiros.
Porém, a primeira grande virtude deste Audi é a da diferenciação, algo que os próprios responsáveis da equipa de design explicaram na conferência de apresentação, admitindo que este é um modelo que combina versatilidade e robustez em linhas agressivas que refletem as atuais tendências da marca como a grande grelha ‘Singleframe’ octogonal na dianteira, mas que também evocam o passado, nomeadamente com os ‘ombros’ musculados das laterais a lembrarem a linhagem quattro da década de 1980.
Atrás é onde o Sportback mais sobressai, graças a uma divisória do óculo traseiro com o intuito de melhorar a visibilidade a partir do interior, havendo um spoiler para fins aerodinâmicos, numa solução que faz recordar a de modelos como o Honda Civic ou o Mitsubishi Eclipse Cross. A iluminação tem orientação horizontal com segmentos em LED. Já o para-choques demonstra tratamento aerodinâmico e prima, naturalmente, pela ausência de tubos de escape.
Os responsáveis da marca alemã destacam sobretudo o formato compacto, mas agressivo do Q4 Sportback e-tron Concept, que mantém alguns dos traços do concept Q4 e-etron SUV, mas com a imagem de um coupé, com as dimensões de ambos praticamente idênticas. Com um comprimento de 4,60 m e uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 cm mais comprido e baixo do que o Q4 e-tron Concept. Já a largura é igual – 1,90 m –, assim como a distância entre eixos, que é de 2,77 m.Interior digitalizado
No interior, a Audi trabalhou numa conceção de espaço e versatilidade, tirando partido dos 2,77 metros de comprimento da distância entre eixos, beneficiando sobretudo o conforto dos passageiros em todos os lugares. A marca apostou em cores claras e luminosas para conferir uma maior sensação de amplitude a bordo, havendo ainda revestimentos produzidos em materiais sustentáveis reciclados, como por exemplo no piso. Os bancos – quatro – têm os encostos de cabeça integrados com revestimento em Alcantara e costuras duplas.
O painel de instrumentos digital Audi virtual cockpit é o elemento central à frente do condutor, havendo ainda o head-up display para apresentação das principais informações relacionadas com a condução, demarcando-se ainda pela funcionalidade de realidade aumentada – com apresentação de setas para as curvas ou cruzamentos a surgirem sobrepostas à realidade.
Potência elétrica
Em termos motrizes, o concept da Audi tira partido de uma filosofia mais desportiva (com opção idêntica no caso do Q4 e-tron), consistindo numa dupla motorização elétrica de um motor por eixo, com uma potência combinada de 225 kW de potência (306 CV), tirando partido de tração integral quattro para acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir os 180 km/h de velocidade máxima.
Sem qualquer ligação mecânica para o sistema quattro, são os dois motores que interagem entre si para fornecer a tração integral elétrica, com um controlo central a distribuir o binário de forma otimizada entre os dois eixos. Na maior parte dos casos, o Q4 Sporback e-tron Concept utiliza maioritariamente o eixo traseiro para maior eficiência de utilização. Os dois motores são de tipologia diferente, porém: na dianteira encontra-se um motor elétrico assíncrono de 75 kWh e 150 Nm de binário, enquanto na traseira está um motor elétrico síncrono de 150 kW e 310 Nm de binário, sendo a este que é votada, na maior parte das vezes, a tarefa de movimentação do Audi. Caso as condições assim determinem, os dois motores atuam em conjunto.
A bateria de iões de lítio destaca-se pela capacidade de 82 kWh e que ocupa quase todo o espaço entre os eixos sob o piso, dando azo a mais de 450 quilómetros de autonomia em ciclo WLTP. Com um peso de 510 kg, a bateria está integrada de forma a baixar o centro de gravidade do Q4 Sportback e-tron Concept, permitindo ainda uma distribuição de peso na ordem dos 50:50 entre os dois eixos. Pode ser recarregada a um máximo de 125 kW, o que lhe permite assim obter 80% da sua carga em pouco mais de 30 minutos.
Porém, há ainda uma outra vertente que pretende amplificar a autonomia, na forma de um modelo Q4 e-tron com tração traseira e um único motor, dando-lhe mais de 500 quilómetros de autonomia, igualmente no ciclo WLTP. A gestão térmica complexa do sistema motriz e das baterias, com uma bomba de calor, também contribui para uma maior eficiência de condução.
A suspensão dianteira deste SUV dinâmico é adaptativa com esquema MacPherson, enquanto a traseira é multibraços com suspensão adaptativa.
A marca adiantou ainda que a grelha dianteira foi pensada para melhorar a eficácia aerodinâmica (total de 0.26 no coeficiente de atrito), graças a uma abordagem mais fechada das aberturas, uma vez que a necessidade de refrigeração é menor do que num carro com motor de combustão. A grelha dispõe ainda de uma máscara que se liga à dupla de faróis, igualmente com tecnologia LED e assinatura luminosa específica.
As jantes podem chegar às 22 polegadas, exemplo visto no concept captado nas imagens.
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