Proposto como um modelo de topo para a Renault, o novo Rafale promete ser o porta-estandarte da marca francesa, trazendo consigo uma nova abordagem de design que vem na linha dos novos Austral e Espace, ainda que na forma de carroçaria coupé. Este é um nicho em franca expansão, indo ao encontro do interesse de cada vez mais clientes que pretendem ter um automóvel de capacidades SUV, mas com uma estética mais desportiva que não a tradicionalmente mais quadrangular visão de um SUV.
A escolha do nome Rafale é também uma alusão ao passado da marca francesa, já que a Renault na primeira metade do século XX esteve também ligada à indústria da aeronáutica, com que obteve grande sucesso. Agora, será também a vez de o nome Rafale ser associado a um automóvel, figurando no espaço da Renault naquele certame entre 19 e 25 de junho.
A cúpula diretiva da Renault estará presente para o evento de revelação mundial do novo Rafale, incluindo o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, e o Diretor-Geral da Renault, Fabrice Cambolive.
