A Land Rover atualizou a gama do Range Rover Evoque, que surge agora com uma versão Autobiography e com um foco nas motorizações eletrificadas e mais eficientes, a par de um sistema de infoentretenimento mais avançado, o ‘Pivi’.

Bem-sucedido praticamente desde o dia do seu lançamento, o Evoque assume-se como um SUV Premium compacto que é apontado para utilização versátil quotidiana, tanto na cidade como fora dela. Agora, renovando-se ligeiramente, este modelo Range Rover apresenta pormenores mais sofisticados e maior conectividade digital com versão Autobiography.

A família Range Rover celebra o seu 50º aniversário e o novo Evoque Autobiography é apresentado como o veículo especial desta gama de SUV compactos. Em complemento, encontra-se disponível uma versão com motor híbrido plug-in.

Após o lançamento da versão PHEV P300e no início de 2020, foram incluídas novas opções de motor, agora com foco nos Diesel. Os dois turbodiesel Ingenium de quatro cilindros da nova geração, atualizados e eficientes, incorporam a tecnologia MHEV de hibridação ‘suave’. Graças ao motor de arranque/gerador integrado acionado por correia e às baterias (BSiG), os veículos MHEV aproveitam a energia que costumava ser desperdiçada na desaceleração, acumulando-a na bateria de 48 Volts, para maximizar a performance e proporcionar um consumo de combustível mais moderado.

Estes motores, disponíveis em 165 CV e 200 CV, são mais potentes do que as versões anteriores, proporcionado um consumo de combustível e emissões de CO2 inferiores: a versão D165 disponibiliza emissões de CO2 em ciclo WLTP desde 158 g/km e um consumo de combustível de 6,0 l/100 km.

Mas há mais novidades, também no campo dos blocos a gasolina. O primeiro motor Ingenium de 1.5 litros e três cilindros (na versão P160) encontra-se disponível com caixa automática de oito velocidades, tratando-se do mesmo motor híbrido da variante plug-in P300e. Debita 160 CV e um binário de 260 Nm, surgindo associado à tração dianteira. As suas emissões CO2 em ciclo WLTP são de 180 g/km para um consumo de combustível de 8,0 l/100 km.

A Land Rover irá lançar ainda este ano uma edição especial Evoque Nolita Edition, em homenagem ao seu exclusivo tejadilho contrastante em Nolita Grey. Este modelo especial, inspirado no Evoque S e nos bairros mais elegantes de Nova Iorque, incorpora uma gama de opções cuidadosamente selecionadas e encontra-se disponível na versão híbrida plug-in P300e.

Encontra-se também disponível uma grande variedade de motores a gasolina adicionais – P200, P250 e P300, as quais incorporam a tecnologia MHEV.

No que toca à conectividade, o Evoque sofreu uma transformação com a introdução do sistema de infoentretenimento ‘Pivi’, com plano de dados independente, atualizações gratuitas de software sem fios e possibilidade de programação de acordo com as necessidades do utilizador – ou seja, os proprietários dos modelos não precisam de se deslocar ao concessionário. Este sistema encontra-se disponível na versão convencional Pivi, ou na versão Pivi Pro, na especificação S.

Conectividade atualizada

A plataforma de música Spotify está diretamente integrada no menu de informação e entretenimento, com plano de dados incluído (onde disponível) e a conectividade Bluetooth para dois telefones em simultâneo. Em complemento, foi incorporada uma zona de carregamento sem fios para dispositivos com a opção de amplificador de sinal.

Os clientes mais aventureiros podem ainda beneficiar de uma nova Activity Key de segunda geração, que permite aos clientes destrancar as portas e até trancar, ou ligar o veículo.

Em complemento, os clientes podem verificar a qualidade de ar no habitáculo através do ecrã tátil se ativarem o sistema de filtragem de ar do habitáculo para filtrar as partículas nocivas mais finas, frequentemente presentes nas cidades e zonas com maior trânsito. Este novo sistema, em conjunto com a função de ionização de ar do habitáculo existente, filtra as partículas mais finas, tais como alérgenos, pólen e até odores desagradáveis (até PM2.5 ou inferiores). Os passageiros podem selecionar o modo ‘Purify’ para ativar o sistema, que filtra e monitoriza permanentemente o ar do habitáculo em comparação com o ar do exterior. O ecrã tátil assegura aos utilizadores que o ar do interior é mais limpo do que o ar do exterior.

Também a tecnologia de segurança foi atualizada, com o Evoque a dispor de uma gama completa de novos sistemas avançados de assistência ao condutor para o Evoque, incluindo uma função de Monitorização de Colisão Traseira, que utiliza radares para monitorizar permanentemente a zona traseira do veículo, minimizando a gravidade dos embates para os passageiros. Além disso, a incorporação de uma câmara Surround 3D permite que condutor ‘perceba’ o ambiente em redor do veículo a velocidades de até 30 km/h.

Este renovado modelo já se encontra disponível por um preço desde 43.683€ para o Evoque com motor a gasolina de 1.5 litros e três cilindros, na versão Standard.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.