A Land Rover atualizou o Range Rover Velar com uma série de atributos, incluindo uma nova opção eletrificada plug-in para ir ao encontro dos objetivos de redução de emissões poluentes. Além dessa grande novidade, o Velar recebe ainda mudanças estéticas (embora superficiais) e um novo conjunto de tecnologias de infoentretenimento.

Este SUV de luxo de dimensão média, com um design que se posiciona entre o Range Rover Evoque e o Range Rover Sport, contará a partir de agora com um novo leque de características para se manter em forma num segmento que é muito disputado, destacando-se agora a chegada de um novo sistema elétrico de motorização.

O novo híbrido plug-in P400e combina um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros com um motor elétrico de 105 kW para uma potência combinada de 404 CV e binário conjunto de 640 Nm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 17.1 kWh, estando incorporada sob o piso da bagageira e atinge 80% da sua carga em apenas 30 minutos com o ponto de carga rápida, ou numa hora e 40 minutos com uma tomada ‘wallbox’ de 7 kW. A sua autonomia em modo elétrico é de 53 quilómetros, tendo um consumo médio homologado WLTP de 2,2 l/100 km e emissões de CO2 de 49 g/km.

Nova família Ingenium

O Velar é o mais recente modelo da marca a incorporar a nova família de motores Ingenium de seis cilindros em linha e 3.0 litros, podendo incluir também a tecnologia Micro-Híbrida Elétrica (MHEV) de 48 V. Os novos motores de seis cilindros em linha estão disponíveis nas versões de tração integral D300 (300 CV Diesel) e gasolina P400 (400 CV), todas com suspensão pneumática de série.

Estes novos motores estão disponíveis com tecnologia MHEV, que utiliza um sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG), localizado no compartimento do motor, para recuperar a energia que costumava ser desperdiçada na desaceleração e travagem. Esta é armazenada numa bateria de iões de lítio de 48 V localizada sob o compartimento de carga traseiro. A bateria é capaz de redistribuir a energia armazenada para auxiliar o motor a acelerar e disponibiliza também um sistema Stop/Start mais requintado.

O novo motor de seis cilindros em linha P400 disponibiliza um binário de 550 Nm e uma aceleração de zero aos 100 km/h em 5,5 segundos. Este motor incorpora um compressor elétrico apoiado por um turbo e elevação de válvulas continuamente variável (CVVL).

Já o motor Diesel D300 disponibiliza um binário de 650 Nm e acelera dos zero aos 100 km/h em 6,5 segundos, com um consumo de combustível desde 7,4 l/100 km e emissões de C02 desde 194 g/km. Esta solução conta com um sistema de tratamento de gases de escape mais avançado para garantir altos níveis de eficiência em termos de emissões, sobretudo no caso do NOx.

Assim, o novo motor Diesel cumpre já as normas Real Driving Emissions Step 2 (RDE2) e Euro 6d-final em condições reais de condução, beneficiando da tecnologia MHEV de 48 V para melhor capacidade de resposta e consumos.

Em complemento, o Range Rover Velar incorpora o motor D200 Ingenium de quatro cilindros de nova geração (Diesel e 204 CV), que disponibiliza mais potência, emissões de CO2 inferiores e melhor consumo de combustível. Este motor integra a mesma tecnologia Micro-híbrida de 48 V que o resto das versões da gama, com emissões de CO2 desde 165 g/km e um consumo de combustível de 6,3 l/100 km.

Interior reformulado e mais tecnológico

O Velar apresenta um design interior mais limpo e adota a nova geração de sistemas de infoentretenimento da Land Rover, os Pivi e Pivi Pro (este último disponibilizado de série desde os acabamentos S), que oferece uma redução na quantidade de interações necessárias com o sistema, o que também incrementa a segurança e a concentração do condutor.

Graças à nova arquitetura elétrica e a uma fonte de alimentação independente, conta com gráficos novos e nítidos e uma capacidade de reação ultrarrápida para assegurar que os ecrãs e o sistema de navegação são carregados em segundos. Em complemento, os clientes poderão realizar as atualizações de software sem fios para não ter de recorrer a um concessionário. A ligação de dados integrada permite aos utilizadores aceder aos últimos mapas, aplicações e módulos de software do veículo e programar as atualizações a partir do ecrã táctil no momento mais conveniente.

A reprodução de música em streaming e de funções multimédia também está disponível, estando a plataforma de música Spotify integrada diretamente no menu do sistema com dados incluídos e é disponibilizada conectividade Bluetooth para dois telefones em simultâneo.

A bordo, há ainda um novo sistema de filtragem de ar do habitáculo que reduz os níveis de partículas nocivas (incluindo ultrafinas abaixo de PM2.5), pólen e até maus cheiros. Para os que não dispensam a aventura, a nova Activity Key de segunda geração pode substituir as chaves tradicionais quando necessário. Este dispositivo que pode ser utilizado no pulso é resistente aos choques e à água e agora inclui também um relógio LCD que permite aos clientes ligar, desligar, trancar ou destrancar o veículo sem necessidade de utilizar a chave tradicional.

Destaque ainda para o novo volante com botões inteligentes integrados e preparados para receber as últimas atualizações de software sem fios para os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS).

Preços e lançamento

O novo Range Rover Velar já se ncontra-se disponível em Portugal por um preço a partir dos 71.863€.

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