A Volkswagen está a ensaiar um novo sistema de head-up display com uma integração avançada de realidade aumentada, misturando os mundos real e virtual. Este sistema inovador dispõe símbolos de forma dinâmica à frente do condutor, tornando a informação de diversos parâmetros de condução mais inteligente.

A Volkswagen é a primeira marca a introduzir esta tecnologia no segmento compacto, começando por surgir no elétrico ID.4, embora a marca também refira a sua aplicação no ID.3.

Este sistema recorre a dois níveis de informação, numa potencialidade criada pelo sistema de realidade aumentada do head-up display. A janela de maiores dimensões para a apresentação dinâmica da informação relativa à navegação está situada ao nível da visão do condutor, numa distância virtual de cerca de dez metros com um comprimento diagonal de 1,8 metros. Abaixo surge um outro campo visual que apresenta informações da velocidade, sinais de trânsito e assistência, bem como símbolos de navegação estáticos, parecendo flutuar cerca de três metros à frente do condutor.

As informações dinâmicas permitem que a navegação decorra de forma mais fluida. Por exemplo, na aproximação a um cruzamento no qual deverá virar, o condutor vê duas indicações: primeiro, uma notificação de que deve virar ao nível inferior (da estrada) e, depois, três setas ‘flutuantes’ junto à viragem desejada. Quanto mais perto se aproxima do cruzamento, maiores ficam as setas, esbatendo-se também a sua opacidade para que seja possível observar a estrada pelo meio das mesmas.

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A Volkswagen garante ter desenvolvido este conceito ao abrigo da sua filosofia ‘Menos é mais’, preparando a sua introdução nos modelos de produção em série, como o ID.3 e o ID.4, com Frank Welsch, membro do Administração para o Desenvolvimento da marca alemã, a apontar que uma das preocupação é “disponibilizar tecnologias premium a um largo número de clientes”.

Também há diversos sistemas de assistência que são reproduzidos nesse sistema de realidade aumentada, como é o caso da função de assistência de manutenção na faixa de rodagem, que integra também a visualização do sistema ‘Travel Assist’, que mantém o carro dentro da sua via de rodagem. A proximidade ao veículo da frente também é indicada neste sistema, com um alerta luminoso vermelho.

O ‘coração’ desta tecnologia é um ecrã gerador de imagens (PGU), localizado no tablier, com o feixe de informações a ser gerado por um painel LCD luminoso que é depois transmitido em dois ecrãs planos e lentes especiais que permitem dividir as informações para os dois níveis hierárquicos da realidade aumentada.