Para uma indústria automóvel obrigada a desenvolver soluções sustentáveis em contrarrelógio, por vezes, a melhor forma de preparar o futuro é olhar para o passado. Para a sua própria história. Ao fazer tal exercício, à Renault só podia ter pensado no regresso do mítico “5”.
O estilo retro está vivo como nunca. E o Renault 5 elétrico, que vimos in loco, no Salão de Munique, também esteve em destaque no stand da marca francesa. Foi a sua primeira aparição pública, ainda em concept. Mas, ao que tudo indica, o modelo de produção não deverá alterar muito as linhas já expostas.
Quando for lançado, no mercado europeu, em 2023, o Renault 5 elétrico terá enormes responsabilidades. Desde logo, ocupar o espaço do Zoe e do Twingo Elétrico. Mas mais. Segundo Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, este terá de fazer “volume” e ser mais lucrativo do que o Clio.

Para já sabe-se que será 100% elétrico, que recorrerá, tal como o Mégane E-Tech Eletric, à plataforma CMF-EV e que a sua autonomia não será inferior a 400 km.
Outro dado seguro é que o saudosismo não ficará por aqui. O modelo que se seguirá ao Renault 5 será mesmo o carismático 4L elétrico, que comemora seis décadas este ano. E que tantas paixões despertou, apesar da simplicidade das suas linhas. Por enquanto, a Renault ainda não assumiu nenhum concept deste modelo.