A Renault apresentou o renovado Clio, modelo de grande sucesso que vai contar com uma imagem mais moderna, inspirando-se noutros modelos como o Mégane E-Tech e Austral, além de beneficiar de uma atualização profunda de equipamentos e de tecnologia.

Lançado originalmente em 1990, o Clio conta já com mais de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, arrecadando preferências e galardões diversos pelos mercados em que tem sido comercializado.

A atual geração recebe agora uma atualização extensa que abarca a estética e os conteúdos tecnológicos, inspirando-se no conceito da ‘Nouvelle Vague’ da Renault. Na dianteira, destaque para o novo logótipo da marca francesa, a que se associa uma nova assinatura luminosa (que será partilhada por todos os automóveis futuros da Renault) e uma grelha ampliada e axadrezada, para um toque mais dinâmico. A escala de cores – mais escura perto do logótipo e mais clara em direção às molduras – dá-lhe profundidade e um aspeto mais técnico.

A assinatura luminosa é inspirada no logótipo: as luzes LED diurnas, em cada lado, por exemplo, formam cada uma delas uma metade de um losango erguido, ao passo que os faróis mais esguios integralmente em LED são de série em todos os níveis de equipamento. São mais compactos e combinam até cinco feixes de alta tecnologia (três no passado) que adaptam, automaticamente, a distribuição da luz entre máximos e médios.

Os níveis Techno e Esprit Alpine vêm com um defletor, por baixo da grelha, inspirado no universo dos desportos motorizados. A lâmina é da mesma cor da carroçaria no nível Techno e, em Cinza Xisto Matte, na versão Esprit Alpine.

Atrás, o para-choques também foi remodelado, com saídas aerodinâmicas que ampliam visualmente a traseira. O bordo inferior é Preto Mate nos dois primeiros níveis de equipamento, Preto Brilhante na versão Techno e Cinzento Xiste Mate na versão Esprit Alpine. A gama inclui uma escolha de seis difusores (com ou sem saída de escape nas versões híbridas e de acordo com os níveis de equipamento). As modernizadas luzes traseiras incluem, agora, coberturas cristalinas que proporcionam um vislumbre do interior.

O novo Clio está disponível em sete cores de carroçaria: Branco Glaciar, Preto Estrela, Cinzento Schiste, Azul Iron, Vermelho Flamme, Laranja Valência e Cinzento Rafale, um novo revestimento de tripla camada que parece sólido à distância e pérola ao perto.

A marca oferece ainda jantes com diâmetro até 17 polegadas, havendo seis opções no total, incluindo quatro jantes de liga leve em alumínio disponíveis com os diferentes níveis de equipamento. O nível Techno, por exemplo, vem com jantes de 16” em alumínio preto diamantado.

Apesar de todas as alterações efetuadas, o novo Clio tem praticamente o mesmo tamanho que a versão anterior: 4053 mm de comprimento, 1988 mm de largura e 1439 mm de altura.

Interior mais tecnológico sem descartar a sustentabilidade

O universo interior também foi reinventado, com novos estofos e novos materiais de origem. Os novos bancos, os painéis das portas e o tablier do Clio Techno são revestidos num tecido sustentável especialmente desenvolvido que compreende até 60% de fibras modais da marca TENCEL, uma fibra celulósica de base biológica fabricada pelo Grupo Lenzing. Contribuindo para a estratégia de descarbonização da marca Renault, o novo Clio não é apenas o primeiro automóvel que apresenta fibras TENCEL Modal. É também a primeira vez que estas fibras sustentáveis são utilizadas extensivamente dentro de um automóvel.

Famosas pela excecional suavidade, as fibras são fabricadas a partir de um recurso renovável – madeira genuína proveniente de florestas seminaturais geridas de forma sustentável na Europa.

Estas florestas seminaturais absorvem grandes quantidades de CO2 e não requerem quaisquer fertilizantes químicos nem irrigação artificial. As fibras TENCEL Modal são produzidas com recurso a energia renovável e foram certificadas com o rótulo ecológico da UE, uma designação de excelência ambiental que é atribuído a produtos e serviços que cumprem elevados padrões ambientais ao longo do seu ciclo de vida.

Noutro passo orientado rumo a uma maior sustentabilidade, o novo Clio não conta com couro no seu interior. Em vez disso, as superfícies são cobertas com TEP, um tecido revestido a granulado feito de fibras de origem biológica e poliéster. Uma vantagem, dado que é necessária menos água e energia para tingir TEP, do que para tingir fibras da forma convencional.

O novo Clio apresenta também novos bancos, mais envolventes e com camada de espuma mais espessa. O padrão – cores dos assentos e das costas, os pespontos e a decoração – é diferente em cada nível de equipamento. O Esprit Alpine vem com bancos específicos.

Adicionalmente, o tablier do novo Clio recebe um painel digital para a instrumentação, que varia a sua dimensão consoante o nível de equipamento, entre as 7.0 e as 10 polegadas. Dependendo do país e da versão, pode vir com um rádio e R&GO ou com o sistema multimédia Renault Easy Link. O de 10 polegadas reproduz mapas de navegação e adapta-se ao modo de condução e às configurações do sistema Multi-Sense.

A Renault disponibiliza ainda ligação sem fios para o smartphone e sistema Renault Easy Link, um portal multimédia para acesso a diversas aplicações, incluindo navegação, manutenção pró-ativa e infoentretenimento. Inclui duas versões que se ligam sem fios via Android Auto e Apple CarPlay, com ecrã de 7.0” ou de 9.3” com navegação incluída (de série com o nível de equipamento Esprit Alpine).

Gama alargada de motores: do híbrido ao Diesel

O novo Clio tem uma gama de grupos propulsores que utilizam diferentes fontes de energia, incluindo o E-Tech Full Hybrid de 145 CV, assegurando baixos consumos, emissões reduzidas e desempenho bastante interessante para o seu segmento. As outras opções – gasolina, gasóleo e gasolina/GPL – cobrem uma variedade de potências e somam-se a uma escolha muito abrangente em toda a gama.

No topo da gama está a versão E-Tech Full Hybrid 145, que conta com mais de 150 patentes e muita tecnologia derivada da Fórmula 1, especialmente na recuperação e na regeneração de energia. A sua arquitetura série-paralela combina dois motores elétricos (um motor de 36 kW e um motor de arranque/gerador de alta tensão de 18 kW) com um motor de combustão 1.6 de quatro cilindros com 94 CV de potência, juntando-se ainda uma caixa inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1.2 kWh.

A transmissão do motor de combustão interna (CI) tem quatro relações de transmissão e o motor elétrico principal tem duas. A transmissão E-Tech Full Hybrid pode combinar a entrada para o motor CI e o motor elétrico de até 14 formas diferentes para otimizar a eficiência energética.

O automóvel é invariavelmente alimentado pelo motor elétrico quando arranca e pode utilizar o mesmo até 80% do tempo em cidade – reduzindo os consumos até 40% quando comparado com um motor a gasolina convencional. Graças ao eficiente grupo propulsor, as emissões de CO2 são reduzidas, começando nos 93 g/km.

O motor turbo TCe 100 GPL de três cilindros também está disponível no novo Clio. Este sistema de duplo combustível melhora o desempenho, ao mesmo tempo, que reduz os consumos e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor comparável só a gasolina), sem penalizar o desempenho: o binário máximo, 170 Nm, é entregue às 2000 rpm. Com os dois tanques cheios, o Clio GPL tem uma autonomia total de mais de 1000 km. Os sistemas de GPL são integrados no automóvel na própria fábrica.

Outra versão ainda na gama é a TCe 90, com bloco puramente a gasolina de três cilindros e 90 CV de potência, 160 Nm de binário e caixa manual de seis velocidades.

Por último, de forma algo surpreendente, a Renault mantém o motor turbodiesel, Blue dCi 100, com 100 CV de potência e 260 Nm de binário máximo, sendo aconselhado para uso intensivo e para frotas das empresas. Está associado a caixa manual de seis velocidades e preocupa-se também em reduzir as emissões de poluentes nocivos à saúde, graças ao sistema de redução catalítica seletiva incorporado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir o óxido de azoto (NOx).

Reforço na tecnologia de segurança

O novo Clio tem 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para uma condução mais fácil e segura do que nunca. Estão divididos em três famílias: Condução, Estacionamento e Segurança.

Os principais incluem a Active Drive Assist, a câmara de 360° e a travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões. A tecnologia Active Drive Assist contribui para uma condução tranquila e com um nível de segurança de topo. Este sistema combina o cruise-control adaptativo, o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução autónoma de nível 2 e simplifica bastante a condução em autoestradas e no para-arranca. De série, o sistema de travagem ativa de emergência permite reduzir ou evitar, por completo, os pequenos toques no trânsito citadino.

O novo Clio também conta com uma série de sistemas para facilitar o estacionamento, incluindo o estacionamento autónomo (Easy Park Assist) e uma câmara de 360° que proporciona uma visão de pássaro, ao combinar a imagem de quatro câmaras para ajudar a situar e a visualizar todos os obstáculos em redor do automóvel.

O ar condicionado automático, a chave/cartão mãos livres e o carregador de smartphone por indução são apenas três dos diversos elementos de conforto que tornam a condução mais agradável. Mantendo as mesmas dimensões, a habitabilidade não se altera, oferecendo também uma bagageira que pode chegar aos 391 litros de capacidade (301 na versão E-Tech Full Hybrid 145).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.