Revelado há menos de três anos (outubro de 2020), o Renault Arkana está já a receber a sua primeira atualização estética e tecnológica com vista a reforçar a posição no segmento C deste SUV coupé de aspeto mais dinâmico. O renovado Arkana será colocado em processo de encomenda neste verão, dependendo de cada mercado.

Com mais de 160.000 unidades vendidas, o Arkana assume-se como um sucesso de vendas para a Renault, sendo um dos pilares para a reconquista do segmento C, a par do Megane E-Tech e do Austral. Ao mesmo tempo, tem contribuído também para a tendência de eletrificação da marca na Europa, com o motor mais vendido a ser o E-Tech híbrido de 145 CV, que nos primeiros seis meses deste ano representou 63% das vendas.

No que diz respeito ao visual, o Arkana adota a mais recente identidade da Renault, ao abrigo da tendência ‘Nouvelle Vague’, com destaque para o novo logótipo inserido na grelha em preto brilhante a unir os dois faróis. O novo logótipo é também o ponto de inspiração para o novo padrão da grelha, com uma série de diamantes desenhados para simular o da marca.

Um efeito 3D acrescenta profundidade e um efeito de luminosidade distinto à dianteira do Arkana, com tonalidades distintas consoante o nível de equipamento Evolution, Techno e Esprit Alpine, em preto, cromado acetinado ou cromado escuro. A lâmina aerodinâmica que se tornou imagem de marca das versões R.S. Line e E-Tech Engineered está agora presente nos níveis Techno e Esprit Alpine. O logótipo no centro da tampa da bagageira é em cromado escuro, idêntico ao dianteiro. Os grupos óticos têm um efeito escurecido para um visual mais moderno.

Esprit Alpine é novidade

Refletindo um novo posicionamento da gama em termos de inspiração desportiva, também o Arkana passa a ter o nível de equipamento Esprit Alpine como topo de gama, numa infusão de detalhes mais desportivos para este SUV coupé. Uma das características exteriores é a lâmina em cinzento acetinado no para-choques dianteiros, bem como as insígnias alusivas espalhadas na carroçaria e as novas jantes de 19” com desenho específico. Um novo aileron está também presente na traseira para efeitos aerodinâmicos.

No interior, os bancos dispõem uma mistura de revestimento Eco Tep (10% de materiais sustentáveis) e uma imitação de camurça, para um efeito mais refinado, enquanto o logótipo da Alpine pode ser encontrado nos encostos dos bancos. Os cintos de segurança são também marcados com duas faixas azuis. O interior das portas e do volante têm pespontos em vermelho, azul e branco.

Qualquer que seja a motorização, o cockpit do novo Arkana Esprit Alpine conta apenas com comando da caixa sem ligação mecânica.

Gama simplificada

A gama do novo Arkana foi simplificada para três níveis, sendo os já indicados Evolution, Techno e Esprit Alpine, sendo que no nível mais baixo já conta com ecrã central tátil de 7” com navegação e sistema de infoentretenimento Easy Link, com ligação sem fios aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

No que diz respeito às motorizações, a marca destaca a versão E-Tech full hybrid de 145 CV com um esquema técnico já conhecido. O motor 1.6 de quatro cilindros e 94 CV está associado a dois motores elétricos – o principal de 36 kW (e-motor) e um motor de arranque/gerador de 18 kW – a que se junta ainda uma caixa automática multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1.2 kWh. A caixa pode oferecer quatro rácios para o motor de combustão e dois rácios para o motor elétrico principal, com até 14 combinações possíveis para incrementar a eficiência. A potência combinada é de 143 CV (105 kW).

O veículo liga-se invariavelmente em modo elétrico, com a Renault a salientar que pode circular até 80% do tempo em cidade com recurso apenas ao modo elétrico, para emissões totais que podem ser de 105 g/km. Esta motorização recorre ainda a um modo ‘e-save’ que permite guardar a carga presente na bateria num dado momento para utilização posterior, salvaguardando um mínimo de 40% de carga para condução em modo elétrico, por exemplo, em cidade ou numa garagem.

Há ainda dois motores com eletrificação de tipologia ‘mild hybrid’ de 140 e de 160 CV, em ambos os casos com caixa automática EDC de sete velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.