A Renault acabou de revelar os primeiros detalhes sobre um novo SUV híbrido compacto para o segmento C, o Symbioz, uma denominação que se equipara ao francês ‘symbiose’ (e ao português ‘simbiose’, para efeitos informativos), representando a ideia de ligação entre a família e o automóvel. Este novo modelo terá menos de 4,5 metros de comprimento e será revelado na primavera.

Quando a gama da Renault parecia já bastante ‘populada’, a marca francesa anuncia mais um modelo, mais concretamente, um SUV familiar de 4,41 metros de comprimento que adota a designação Symbioz para uma compreensão mais fácil por parte de um público mais vasto quanto à sua lógica de integração na vida familiar.

“Para este novo automóvel familiar compacto, queríamos um nome com significado humano, que exprimisse a ligação estreita entre uma família e o seu automóvel. O nome Symbioz ilustra perfeitamente a vida com o nosso automóvel, um lugar onde os passageiros são um só com o seu automóvel e o ambiente”, explica Sylvia Dos Santos, responsável pela Estratégia de Designações na Divisão de Marketing da Renault.

Quanto ao modelo em si, a marca indica que o Symbioz apresenta o novo design da Renault num formato compacto direcionado para o segmento C. O interior, continua a Renault, foi pensado para atender às necessidades de espaço e de bagagens das famílias, contando ainda com tecnologias como a nova geração de tetos panorâmicos de vidro Solarbay, baseados na tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Cristal, ou Cristal Líquido Disperso em Polímero), que permite tornar o tejadilho opaco automaticamente, evitando o recurso a uma cortina.

A motorização será híbrida, neste caso, com recurso à solução E-Tech full hybrid de 145 CV num automóvel de peso reduzido (menos de 1500 kg).

Em termos de posicionamento na gama Renault, o Symbioz ficará abaixo do Austral (4,51 m) e do Arkana (4,56 m), comparativamente às outras propostas híbridas.