A Renault anunciou o regresso do Twingo à sua gama europeia, adotando um design bastante em linha com o modelo original da década de 1990, mas com uma motorização 100% elétrica e preço abaixo dos 20.000 euros.

Na apresentação da estratégia da Ampere e do Grupo Renault para os próximos anos, Luca de Meo, CEO de ambas as companhias, dedicou grande atenção aos novos lançamentos previstos até 2027/2028, quando terá lançado sete novos elétricos na Europa para atender a diferentes necessidades.

A grande novidade foi a revelação da versão concept do Renault Twingo, um nome que também tem grande tradição na marca francesa, sendo proposto como um automóvel urbano e elétrico criado com recurso às ferramentas da companhia francesa, mas beneficiando já de diversas evoluções tecnológicas.

Ainda sem grandes detalhes técnicos anunciados, Luca de Meo revelou que o futuro Twingo terá consumos de 10 kWh/100 km e redução de 75% de emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com os correspondentes modelos europeus de combustão interna. O preço ambicionado será inferior a 20 mil euros.

Ao longo do seu discurso, o responsável da marca referiu que os chineses são agora rivais a ter bastante em conta, sublinhando que o novo Twingo, por exemplo, será desenvolvido em apenas dois anos para assim se equiparar aos prazos de desenvolvimento mais curtos que os construtores chineses apresentam atualmente.

Também no plano de produto estão os Renault 5 e Renault 4, que sublinham o compromisso da marca para com a eletrificação e respeitando o legado da marca. No passado, ambos os modelos combinados representam quase 14 milhões de automóveis vendidos, pelo que esta aposta será alicerçada aqui. Luca de Meo refere, mesmo, que o “Renault 5 é o carro que todos querem ter e que tem merecido uma reação incrível nas redes sociais e na imprensa”.

A versão final será revelada no Salão de Genebra do próximo ano (também um regresso), prometendo autonomia em torno dos 400 quilómetros e tecnologia de ponta com a estreia de um novo avatar (Renô), que servirá de assistente pessoal com base em inteligência artificial para tornar a vida dos condutores mais fácil e que será atualizável e melhorável com o tempo.

Por seu turno, previsto para 2025, o Renault 4 será um modelo que respeitará o legado do modelo original, ou seja, de maior versatilidade, mas adaptado para a era elétrica.

Luca de Meo apelida esta estratégia de “criação de clássicos instantâneos”, com o Twingo a ser agora um novo membro para esta ‘família’ de três automóveis elétricos de nova geração em desenvolvimento.

As novas plataformas AmpR Small e AmpR Medium serão também utilizadas pelas outras marcas do Grupo Renault, com a Alpine a produzir dois modelos nas mesmas, ao passo que a Mitsubishi vai produzir um SUV global na plataforma AmpR Medium. A Ampere compromete-se também a ajudar a Dacia a abraçar a eletrificação com baixo custo.

Nota ainda para o facto de todos os carros da Ampere a partir de 2024 terem tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) para assim devolver energia elétrica à rede quando o veículo estiver ligado à tomada, mas sem necessidade de energia.

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