Rimac mostra como se atiram 1.7 milhões de euros contra uma parede

30/09/2019

A Rimac tem vindo a dar diversos passos no sentido de se tornar num fabricante de veículos exóticos por excelência, surpreendendo recentemente com o C_Two, com 1940 CV de potência 100% elétrica. Agora, para dar seguimento à sua estratégia de expansão, teve de sujeitar o seu novo hiperdesportivo a exigentes ensaios de segurança.

Nascida na Croácia, país com pouca tradição automóvel, a Rimax Automobili procura ganhar o seu espaço num mercado bastante apertado, que é o dos desportivos elétricos de luxo. Assim, apresentado o C_Two, o construtor pretende responder aos diversos pedidos que já recebeu de diversos clientes de todo o mundo.

Com quatro motores elétricos, capazes de debitar, em conjunto, 1940 CV e 2300 Nm de binário, o C_Two recorre a uma estrutura em fibra de carbono, material altamente resistente, mas também de rigidez elevada, garantindo assim uma relação entre peso e desempenho altamente positiva (zero aos 100 km/h em 1,85 segundos e 415 km/h de velocidade máxima), sem impacto na segurança, que sai até valorizada.

Foi exatamente com esse objetivo em mente que os engenheiros da Rimac procederam ao desenvolvimento do novo modelo, tratando agora de o certificar oficialmente através de ensaios reais de acidente. Embora sejam testados virtualmente, os testes com veículos reais são sempre obrigatórios para um processo de homologação global, com a marca a revelar através de um vídeo todos os passos necessários para o efeito. Entre testes a componentes específicos e validação da segurança em testes reais, o processo pode levar até quatro anos, com as “simulações a serem feitas por milhares de vezes em universo virtual” para encontrar uma correlação perfeita entre o virtual e o real.

a carregar vídeo

A intenção, de acordo com um dos responsáveis, é “minimizar o risco quando se vai acidentar um protótipo que custa um milhão de euros”. Nem tudo corre bem, como explicam os engenheiros da Rimac, lembrando que no primeiro ensaio, houve um problema com a estrutura de segurança pensada para o C_Two, obrigando a uma reação rápida para debelar a questão.

De forma impressionante, a rigidez da estrutura envolvente ao condutor conseguiu aguentar seis testes de colisão.

Previsto para ser lançado ainda este ano, com uma produção limitada de apenas 150 exemplares, o Rimac C_Two tem um preço estimado de 1.7 milhões de euros, sem opções.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.