Apresentado no Salão de Tóquio de 2016 dedicado a transformações automóveis, o S660 Neo Classic Concept era uma visão esteticamente inspirada nos modelos clássicos da Honda. A receção foi tão boa que a marca considerou, por fim, a comercialização desta versão do roadster. Ou algo parecido…

A base para este protótipo era a do roadster compacto S660, que tem granjeado grande sucesso no Japão, inserido no segmento de maior valor local, o dos ‘kei-car’. Estes são carros de baixa cilindrada – até 0.6 cc com dimensões compactas e potência limitada, neste caso, com apenas 64 CV. Mas como o peso também é reduzido, o S660 assume-se como um desportivo de sucesso na mesma linha do Beat, compacto e eficaz.

Em Tóquio, em 2016, a Honda chamou as atenções para si ao mostrar um estilo ‘retro’ sobre um S660 Roadster, inspirando-se claramente nos modelos do passado, como a dianteira com dois faróis redondos, espelhos circulares cromados, tejadilho amovível e traseira com linhas clássicas. Nesse mesmo Salão de Tóquio, chegou a ganhar o prémio para o melhor carro do certame.

Com tanta atenção positiva, os responsáveis da marca acabaram por possibilitar a comercialização do S660 Neo Classic, mas com uma pequena particularidade: não se trata de um modelo completamente novo, mas sim de um kit exterior preparado pela Honda Access, divisão da companhia dedicada à personalização de modelos.

O objetivo foi tornar o Neo Classic totalmente distinto do S660 Roadster que lhe serve de base, recorrendo a peças produzidas em plástico reforçado (FRP) com fibra de vidro misturada com resina. Na prática, todos os painéis da carroçaria foram alterados, incluindo o roll-bar atrás do habitáculo e todos os painéis das rodas. Apenas as portas permanecem idênticas. As dimensões exteriores, garante a marca, mantêm-se inalteradas (o que lhe permite ficar no segmento dos ‘kei-cars’) e cumprir com os regulamentos de segurança, como no caso da proteção de peões.

As novas peças vêm sem pintura, o que permite aos seus compradores a personalização completa com outra cor, o que juntamente com jantes em alumínio, decalques e emblemas permite que cada modelo seja único.

O conjunto estético tem um preço de cerca de 10 mil euros (1.296.000 ienes) e os primeiros 100 compradores têm direito igualmente a uma placa numerada em alumínio para o interior, marcando a exclusividade desta unidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.