A intenção da companhia germânica não é nova, tendo havido no passado o desejo de colocar a SEAT como marca mais desportiva em concorrência com a Alfa Romeo, que pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Ferdinand Piëch, presidente do Grupo Volkswagen no passado, chegou a ter a intenção de adquirir a Alfa em 2010, mas Sergio Marchionne, seu homólogo da FCA, sempre recusou qualquer abordagem nesse sentido.
Mas, como os tempos são outros, de acordo com Diess, o facto de os mais jovens não terem presentes nas suas memórias os tempos áureos da Alfa poderá agora jogar a favor da marca de Barcelona no seu objetivo para atingir um patamar mais emocional.
“Jovem, desportiva, desejável, emocional – esta é a forma como estamos a posicionar a SEAT de forma um pouco mais elevada. Hoje, a SEAT tem um mix de produto muito melhor do que há apenas alguns anos e tem os clientes mais jovens de todas as marcas do grupo. Penso que ainda tem muito mais potencial”, indicou Diess na apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre, em declarações reproduzidas no site Automotive News Europe.
“Para as pessoas da nossa idade [Diess tem 59 anos], a [Alfa] é uma marca fantástica, mas desde que me lembro que tem estado em declínio. Perguntem a um jovem de 25-35 anos sobre a Alfa e eles ficarão sem saber o que dizer, não fazem ideia do que é a Alfa”, acrescentou.
Reestruturar o grupo para evitar competição interna
Num grupo com 13 marcas (incluindo a MOIA para a mobilidade partilhada, ainda em desenvolvimento), a tendência natural é que existam algumas sobreposições em termos de produto e de gamas, mas Diess explica que existe a intenção de reorganizar as marcas do grupo para evitar que isso suceda no futuro. Assim, a SEAT poderia ficar com uma posição mais desportiva, a Skoda mais orientada para um equilíbrio custo/benefício e a Volkswagen para os volumes de mercado.
O anterior CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Müller, já tinha autorizado a separação de uma nova marca desportiva com origem na SEAT – a CUPRA, que nasceu com base nas derivações mais dinâmicas da SEAT. Com esse passo, a intenção foi de criar uma maior emotividade em torno da companhia espanhola.