SEAT Leon comemora um milhão de unidades desde 2012

30/07/2019

A mais recente geração do SEAT Leon alcançou um feito histórico para a marca catalã, ao vender um milhão de unidades desde o lançamento em 2012. Isto num ano em que o modelo comemora os seus 20 anos desde o original, lançado em 1999.

Apresentado no Salão de Paris de 2012, o Leon chegou ao mercado pouco depois propondo aquela que é apelidada pela marca como “fórmula Leon”, assente no design e na funcionalidade, superando a hegemonia que o Ibiza exerceu nos 30 anos anteriores.

Desenhada, desenvolvida e fabricada em Martorell, a atual geração do Leon nasceu desde o início sobre a plataforma modular MQB do Grupo Volkswagen, que implicou um investimento de 800 milhões de euros na época, garantindo um salto tecnológico sem precedentes. Com o Leon, a qualidade de produção melhorou em linha com os padrões do grupo e, por outro lado, foram consolidados 1600 postos de trabalho diretos na fábrica e mais de 6000 na indústria auxiliar.

O sucesso do Leon transformou a história recente da SEAT do ponto de vista comercial e financeiro, e representou um salto qualitativo na perceção da imagem de marca. Ainda assim, também permitiu aumentar a margem de rentabilidade de cada modelo SEAT, o que contribuiu para transformar os números negativos de 2012 (-149 milhões de euros) nos melhores valores da história da empresa (lucro depois de impostos de 294 milhões em 2018).

Para o Presidente da SEAT, Luca de Meo, “o SEAT Leon, e em particular a sua terceira geração, é o pilar da marca, o automóvel mais reconhecido e valorizado pelos clientes da marca nos cinco continentes. O Leon é um dos motores que impulsionou a mudança da empresa e que contribuiu para o recorde de vendas que a SEAT alcançou em 2018 com 517.600 veículos entregues”.

Com efeito, olhando para o percurso do Leon e o seu impacto na SEAT, a marca fechou o ano de 2012 com vendas totais de 321.000 automóveis, número semelhante ao dos veículos entregues apenas no primeiro semestre de 2019 (314.300). Aliás, este foi um modelo chave para impulsionar as vendas em países como a Alemanha ou Reino Unido, onde as entregas da SEAT cresceram à volta de 70% e de 60%, respetivamente, desde 2012. O Leon continua a ser o modelo mais vendido da SEAT: um em cada quatro automóveis entregues pela marca no primeiro semestre de 2019 é um Leon.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.